quarta-feira, 29 de julho de 2020

FOTOGRAFIA | '29 Almas Mais Uma': mostra online e instalação inédita de Santiago Garcia incentiva o resgate aos animais de rua

Contemplado com o Prêmio Nelson Seixas 2020, o fotógrafo estreia nova mostra em setembro em dose dupla: com exibição virtual no Instagram e em instalação no Novo Terminal Urbano de Rio Preto (SP).
Making of da nova exposição do fotógrafo Santiago Garcia (Divulgação)

➧ Por Clóvis Assis
29 jul 20, às 20h05

INSPIRADO na história de seu cachorro Chico resgatado das ruas em estado debilitado o fotógrafo Santiago Garcia tomou a decisão de fazer de suas obras fotográficas um meio de sensibilizar as pessoas para o resgate animal.

Preocupado em levar uma mensagem de conscientização a população ―sobre a importância da adoção de animais em situação de rua o retratista projetou duas edições de sua mais nova exposição fotográfica: '29 Almas Mais Uma'.

O projeto será realizado a partir de 1º de setembro nos formatos de mostra virtual (via redes sociais) e de uma instalação fixa, com exibição das obras ao público no Novo Terminal Urbano de São José do Rio Preto (SP) ―local onde as telas ficarão expostas durante 30 dias para visitação gratuita.

Com o incentivo do Prêmio Nelson Seixas 2020 (Lei de Fomento à cultura da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, SP) na categoria Fotografia, exposição de retratos de Santiago reúne 29 histórias de pessoas que optaram por retirar um animal da rua

As fotos da mostra digital serão postadas semanalmente a partir de 1° de setembro no perfil @29almasmaisuma do Instagram, com veiculação impulsionada. 

Além da instalação e da mostra virtual, o inédito projeto fotográfico de Santiago inclui ainda a realização de duas oficinas online (básica e avançada). 
⏩Foto da exposição '29 Almas Mais Uma' de Santiago Garcia (Divulgação)

Santiago Garcia conta que a principal intenção desse novo trabalho artístico é "abrir os olhos das pessoas para ter empatia e respeito para com os animais de rua, motivando todos a cuidar daqueles bichinhos que são os mais afetados e ignorados pela sociedade". 

Ele recorda que junto a esposa teve várias opções, tais como comprar, ganhar, mas resolveram resgatar um animal em estado de fragilidade, com a intermediação de pessoas envolvidas em ONG's. 

"Inicialmente iríamos adotar uma cachorra idosa, mas o pessoal não a encontrou e apareceu o Chico, o que não foi uma escolha, mas só trouxe alegria para as nossas vidas”,  lembra ele.

O fotógrafo declara ainda que a chegada de Chico, há quase dois anos, o cão  mudou sua rotina familiar para melhor: "o cotidiano ficou muito mais amoroso"

“O animal de rua é um pouco carente e por isso ele traz muita afetividade, muito carinho e companheirismo. Ele cuida da gente, cuida da casa e tem um equilíbrio de sentimento que é recíproco entre o animal e nós, humanos”, diz ele, sensibilizado.
Foto da exposição '29 Almas Mais Uma' de Santiago Garcia (Divulgação)

OFICINAS FOTOGRÁFICAS

Além da exposição fotográfica e da mostra virtual, Santiago realizará duas oficinas fotográficas (básica e avançada), com orientações direcionadas a ONGs e pessoas envolvidas no resgate de cães e gatos a trabalharem com fotografia para a adoção desses animais. 

As oficinas serão transmitidas via live no Instagram oficial do projeto (@29almasmaisuma) nos dias 03 e 10 de outubro, das 09h às 12h, com interação total entre os participantes.

Nos encontros será fornecido um link para download do material com os princípios básicos da fotografia em PDF. 

"O objetivo dessas oficinas é fornecer aos interessados as noções sobre o funcionamento do dispositivo fotográfico e o domínio de iluminação artística, mostrando como utilizar as funcionalidades das câmeras e celulares", conclui o fotógrafo. 
➧Santiago Garcia: 
14 mostras fotográficas e sete livros

F
ormado em Jornalismo pela Unesp de Bauru (SP) o fotógrafo Santiago Naliato Garcia já realizou 14 exposições fotográficas e lançou sete livros, entre e-books e livro impresso.

Durante muitos anos se destacou na função de repórter fotográfico, profissão que exerceu em jornais, revistas, empresas de comunicação (assessoria de imprensa) e Internet. 

Nos últimos 11 anos se dedicou a sua formação docente com os cursos de especialização e mestrado (também feitos na Unesp) e o doutorado (em curso) de Comunicação na ECA, na Universidade de São Paulo (USP) – na qual estuda a fotografia na cidade de São José do Rio Preto-SP. 

É professor universitário para os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG-FRUTAL.
-------------------