quinta-feira, 25 de julho de 2019

ARTES | Exposição no SESI Rio Preto reconstrói a obra de Cândido Portinari e desvenda o processo criativo do artista

Com curadoria de Luiz Fernando Dannemann, “Portinari - A construção de uma obra” reúne cerca de 20 estudos e maquetes das obras do pintor, muralista e desenhista, que conquistou reconhecimento internacional retratando o cotidiano do país e a desigualdade social, com atualidade surpreendente.


Clóvis Assis, da Redação
   A t o r e s & M i d i a s
➯quinta, 25/07/2019, 22h10

COM CURADORIA de Luiz Fernando Dannemann, a exposição 'Portinari  A construção de uma obra', que recebeu mais de 80.000 visitantes por Recife, Salvador, Curitiba e Rio de Janeiro, chega a São José do Rio Preto (SP). 

A mostra, que percorre algumas unidades do SESI-SP no interior, será inaugurada no próximo dia 03 de agosto, com coquetel de abertura para convidados e a imprensa, no foyer do Teatro do SESI Rio Preto

A instalação reúne cerca de 20 estudos e maquetes das obras do pintor, muralista e desenhista, que conquistou reconhecimento internacional retratando o cotidiano do país e a desigualdade social, com atualidade surpreendente.

Os trabalhos reunidos mostram o processo criativo do artista, ilustrando sua trajetória. Entre eles, há estudos para o painel Guerra e Pazque Portinari criou para a sede da ONU, em Nova York, entre 1952 e 1956.
Esculturas de Sérgio Campos reproduzem personagens de importantes obras de Portinari na Mostra

TAMBÉM fazem parte da montagem esculturas criadas pelo artista plástico e membro da família do pintor, Sérgio Campos, que reproduzem personagens de importantes obras de Portinari.

As peças, que contracenam com as obras de Portinari, são uma espécie de continuidade do trabalho do artista, que pretendia eternizar alguns de seus personagens em bronze, mas, com sua morte precoce, aos 59 anos, não conseguiu concluir este projeto.

As obras ficarão expostas no Espaço Galeria do SESI Rio Preto até o dia 28 de setembro. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sábado, das 9h às 20h, exceto feriados.  
Curadoria da mostra é assinada por Luis Fernando Dannemann
(Foto: Reprodução/Internet)
'Portinari era um cronista que, ao invés de escrever, pintava as desigualdades, as efeméride", diz Dannemann

SEGUNDO o curador da mostra Luis Fernando Dannemann, a instalação é uma exposição específica da construção da obra de Portinari, que mostra estudos, esboços e desenhos de grandes obras do artista.

Entre as obras, estão os estudos para o painel Guerra e Paz, que Portinari criou para a sede da ONU, em Nova York, entre 1952 e 1956. Um dos grandes temas de Portinari é a desigualdade social, revelada no registro do cotidiano, como em Grupo com homem doente e Menino morto

“Os Retirantes é a realidade do Brasil, pessoas que iam para as grandes cidades buscando melhores oportunidades. E muitas dessas obras continuam atuais, a crítica, a crônica, porque ainda vivemos em um país de desigualdade social”, declara Dannemann.

CÂNDIDO PORTINARI

O ARTISTA nasceu em 30 de dezembro de 1903, em Brodowski, interior de São Paulo. Filho de imigrantes italianos, teve uma infância humilde e recebeu apenas a instrução primária. Desde criança manifestou sua vocação artística, começando a pintar aos nove anos. 

Estudou na Escola de Belas-Artes do Rio de Janeiro e visitou países como a França e a Itália, onde concluiu os estudos. Em 1935, recebeu em Nova York um prêmio por sua obra “Café”, que o projetou para o mundo. Faleceu em 1962, tendo como causa aparente uma intoxicação causada pela química presente nas tintas.

Sobre o projeto 
Espaço Galeria SESI-SP

A mostra Portinari - A construção de uma obra faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, no qual o foyer do teatro se transforma em plataforma expositiva, recebendo exposições de diferentes técnicas e formatos. 

Criada em 2013, a iniciativa oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para os centros de atividades do SESI-SP, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografia específica. 
  SERVIÇO  
'Portinari - a construção de uma obra'

De 03 agosto a 28 setembro/2019
Ter. a Sáb., das 09h às 20h 
Foyer do Teatro SESI Rio Preto
Av. Duque de Caxias, 4656 - Vl. Elvira
São José do Rio Preto/SP 

➧ INFO.: 
(17) 3224-6611 


------------------------------------------