terça-feira, 28 de junho de 2016

FIT 2016 / ESPETÁCULOS INTERNACIONAIS

Confira os espetáculos internacionais da programação do FIT/2016

Aqui em ATORES & MÍDIAS você fica antenado com a cobertura do Festival Internacional de Teatro, em Rio Preto/SP. Confira diariamente a grade dos horários, classificação, locais de apresentação e sinopse dos espetáculos. Programe-se. Veja abaixo quais as Companhias internacionais, que estão entre as 43 atrações do FIT/2016.


Atenção: a bilheteria abre neste sábado, dia 2/7, a partir das 10h, na Oficina Cultural Fred Navarro: Praça Cacilda Becker, s/n, prédio da Casa de Cultura Dinorath do Valle, São José do Rio Preto - SP
Tel.: (17) 3234-2405
“Otelo” (Viajeinmóvil - Chile)
Classificação: 12 anos / Duração: 70 minutos
9/7 (sábado), às 19h e 21h


Baseada em “Otelo, o mouro de Veneza”
de William Shakespeare

Adaptação e Direção:
Jaime Lorca, Teresita Iacobelli, Christian Ortega 
Elenco:
Nicole Espinoza e Jaime Lorca

Design:
Eduardo Jiménez

Música Original:
Juan Salinas

Figurino:
Loreto Monsalve

Iluminação:
Tito Velásquez/

Design de som:
Gonzalo Aylwin

Fotografia:
Rafael Arenas e Sandra Zea

Poster:
Hugo Covarrubias/

Produção:
Viajeinmóvil


SINOPSE
OTELO é um clássico escrito por William Shakespeare em 1604, uma história de inveja, ódio, racismo, ciúme e traição e uma é das mais importantes peças de teatro do dramaturgo inglês. Sua apresentação no FIT 2016, marca os 400 anos da morte de Shakeaspeare.
A grande mensagem da peça é a fraqueza humana. Iago e Cássio não suportam perder as suas posições no exército. O primeiro não suporta ver outra pessoa a ocupar o posto de tenente que pretende. O segundo, ao ser destituído desespera. Otelo, por sua vez, é fraco por não acreditar que possui qualidades para manter ao seu lado uma mulher jovem e bonita como Desdémona e, por ciúme, envenenado por Iago, mata-a injustamente. Assim, apesar de Iago destruir a felicidade do mouro, é preso e entregue às autoridades para ser julgado. Cássio, que age sempre de boa fé, é premiado com um posto superior, o mesmo que Iago tanto desejou.
Viajeinmóvil a companhia teatral chilena apresenta uma adaptação da tragédia usando um elaborado jogo de manipulação de objetos, um ator e uma atriz representando os personagens principais. Com base na relação com as novelas melodramáticas e relacionamentos pessoais, aproxima-se da peça para o drama difícil da violência na América Latina, infelizmente, comum contra as mulheres. As cenas de momentos de grande técnica precisão, humor e tragédia misturados para encenar um dos textos mais importantes do autor inglês.
A companhia Viajeinmóvil nasceu 2006, com a criação de Gulliver, o seu primeiro espetáculo. Seguindo a especialidade teatro objeto e marionetes, Viajeinmóvil criou até a data oito peças: Gulliver (2006), The Last Heir (2008) Orates (2010) Chef (2010) Benito Cereno (2011); Polar, a reconstituição da última reunião do conselho (2012); Otelo (2012), Richard III, Shakespeare para meninas e crianças bravos (2015). A empresa constantemente realiza temporadas nacionais e no exterior. A Companhia dirige e administra o anfiteatro Belas Artes e "Rise of the Dolls" Festival Internacional de Teatro de objetos e marionetes. Toda a obra da criação do Viajeinmóvil é feita em sua casa e oficina localizada no norte de Santiago, logo o trabalho da trupe será será aberto à comunidade, às empresas dedicadas do Teatro de Animação e jovens artistas em seu Centro de Pesquisa de Animação Teatro.
.
“Un Poyo Rojo”
(Luciano Rosso & Alfonso Barón - Argentina)

Classificação: 12 anos / Duração: 60 minutos
13 e 14/7 (quarta e quinta), às 21h


Elenco:
Alfonso Barón, Luciano Rosso

Fotografia:
Alejandro Ferrer

Coreografia:
Nicolas Poggi, Luciano Rosso

Direção:
Hermes Gaido
SINOPSE
Un Poyo Rojo 
é um passe interessante entre a dança, esporte e sexualidade. Uma obra de linguagem corporal, um intenso teatro físico que explora os limites da linguagem contemporânea, sobre o movimento e suas interpretações posteriores. A provocação, um convite para rir de nós mesmos e, por sua vez, reconhecer a nossa integridade.
Um banco vermelho centraliza as ações e o embate de Luciano Rosso e Alfonso Barón, misturando acrobacias e comédia. “Naiff”, “kitch”, “poncif”, ou o que quer que suas múltiplas leituras pode jogar, o certo é que “Poyo Rojo” traz uma gama impressionante sobre as possibilidades humanas físicas e espirituais.
Este trabalho foi selecionado pela Rede de Teatros alternativos (Espanha), 2010. Ele recebeu um subsídio Prodanza 2009, foi selecionado pelo Festival Rafaela Teatro 2009 e 2010, Contemporary Dance Festival 2010, El Cruce 2009, Country Code 2010, Estival Festival SMA celebração 2010 Dança Anual de 2010, Festival Escena 2012, MPA-B (Mês de Artes Berlim) 2013, Internacional de Dança, Quito, Equador 2013/ D`Avignon OFF Festival, França, julho de 2014, Festival Iberae Madrid, Espanha, em Outubro de 2014.
Em 2015, depois de sua sétima temporada em Buenos Aires, eles lançaram seu primeiro World Tour por seis meses.Em 2016 eles começam a sua 8ª temporada em Buenos Aires. E lançou seu segundo World Tour 6 meses, incluindo os países latino-americanos e europeus (Brasil, França, Itália, Espanha, Suíça, Bélgica).