sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

SATED/SP | Nova diretoria do Sindicato dos Artistas de SP toma posse na segunda(5), em cerimônia aberta ao público

'Vamos fazer um grande ato político em valorização dos artistas e técnicos', declara Dorberto Carvalho, presidente do SATED-SP, que toma posse na segunda, 5. Cerimônia deve reunir mais de mil pessoas na Quadra dos Bancários, em São Paulo (SP) – com caravanas de Campinas, Piracicaba, Santos, Sorocaba, Rio Preto e Ribeirão Preto. 



>Por  Clóvis Assis    
A t o r e s  &  M í d i a s

DEPOIS de 32 anos consecutivos sob presidência única, 2018 é ano de renovação no Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de São Paulo (SATED/SP), com a vitória da nova diretoria presidida pelo dramaturgo e diretor Dorberto Carvalho, após eleições ocorridas em novembro de 2017.

A cerimônia de posse da diretoria executiva do SATED/SP (gestão 2018-2021) será realizada nesta segunda-feira (05), às 19h, na Quadra dos Bancários, na Sé em São Paulo (SP) – e promete ser um marco na história dos profissionais das Artes Cênicas. A solenidade terá como mestres de cerimônia os artistas e militantes Sérgio Mamberti e Luah Gabanini; a comemoração também ficará por conta de variadas apresentações artísticas.

'Um ato político em defesa dos 
artistas e técnicos', diz presidente do SATED

Dorberto Carvalho, presidente do Sated/SP 
(Foto: Reprodução|Facebook)
O LOCAL da cerimônia de posse, a Quadra dos Bancários (SP), que já foi palco de inúmeros momentos importantes do movimento sindical, bem como da política brasileira, será o cenário de mais este grande ato político/cultural – que deverá repercutir nas mídias e na imprensa em todo o Pais.

“Vamos fazer desse evento um grande ato político em defesa da valorização dos Artistas e técnicos!”, declarou Dorberto Carvalho, presidente eleito do SATED/SP, pela chapa intitulada ‘Transparência e Renovação’.

CARAVANAS

SEGUNDO a organização, o evento conta com uma expectativa de público de 800 à 1.000 pessoas – “dentre artistas, técnicos dos mais variados segmentos, profissionais de renome no cenário cultural, representantes de instituições públicas e privadas, prefeituras e secretarias de cultura do estado de São Paulo, movimentos sociais, representantes do movimento sindical, parlamentares, etc”.

Artistas, técnicos, produtores culturais – e até parte do grande público – do interior e litoral do Estado estão se organizando para marcar presença no evento. Sairão ônibus das cidades paulistas como Campinas, Piracicaba, Santos, Sorocaba, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, com destino a Capital – tudo, para fazer, na segunda-feira (05), uma grande festa de confraternização artística.

NA TARDE de hoje (sexta-feira, 02) Dorberto Carvalho usou a sua conta no Facebook para manifestar gratidão pelo apoio que vem recebendo de artistas de todo o Estado. "Nesses poucos dias nem bem começamos a implementar nossas propostas e menos ainda uma necessária rede de proteção e assistência, então, muitos dos que estão voltando voltam por acreditar no nosso compromisso de mudança, na nossa palavra empenhada, a todos esses companheiros e companheiras os nossos muitos agradecimentos”, postou o presidente.



'Clima tenso', diz jornalista sobre eleições do SATED, ocorridas em novembro

"UMA guerra!", assim descreveu o crítico de arte José Simões, sobre o ambiente envolvendo as chapas concorrentes na eleição do SATED/SP, em novembro de 2017. “No roteiro: troca de acusações, denúncias e ações judiciais entre as partes. Clima tenso”, informou o jornalista em publicação no Jornal Cruzeiro, em dezembro.

Segundo ele, o motivo do ‘climão’ foi a derrota da diretoria presidida por Ligia de Paula, que deixa o comando do Sindicato depois de mais de três décadas. “A nova diretoria comemora, mas sabe que muita água pode passar por debaixo dessa ponte até a posse. A cortina ainda não desceu. O jogo não terminou”, afirmou Simões em seu blog, logo após as eleições, em novembro de 2017.



SATED: MAIS DE 80 ANOS DE HISTÓRIA

CRIADO em 18 de dezembro de 1934, em meio à uma conjuntura de luta e acontecimentos políticos, o SATED – Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões – é fundado por artistas e técnicos com o objetivo de defender os interesses da categoria.

Uma instituição preocupada em valorizar e garantir melhorias das condições de trabalho e de vida dos profissionais, com a representação nas suas várias formas: do teatro ao circo; da voz à imagem pessoal; dos adereços aos figurinos; da maquiagem aos recursos técnicos; da luz, câmera e ação!

A instituição já foi representada por Lélia Abramo, Juca de Oliveira, Ester Góes, entre outros nomes de importância no cenário cultural. A última diretoria foi presidida por Lígia de Paula, em cuja gestão durou 32 anos.

Então, em fevereiro de 2018 toma posse a nova diretoria executiva, presidida por Dorberto Carvalho. “Mais uma renovação que sacudirá os quatro anos da nova gestão, de muito trabalho junto à categoria, trazendo um período de participação e transparência ao Sindicato”, declara o atual diretor.


MATÉRIAS RELACIONADAS 
Você também vai gostar de ler



ARTES | Secretaria de Cultura anuncia vencedores do prêmio Nelson Seixas 2017, em Rio Preto/SP
Secretaria de Cultura anuncia
 vencedores do prêmio 
Nelson Seixas 2017







 JOZAN | MÓVEIS RÚSTICOS E DECORAÇÕES / Avenida Tancredo Neves, 100 (próximo ao Carrefour)  São José do Rio Preto (SP)
Clique no anúncio e Visite Facebook/JOZAN móveis rústicos