A ilustradora Germana Zanetti e a escritora psicopedagoga Samira Camargo em noite de autógrafos no Iguatemi Rio Preto. (Fotos por Alexandre Sá) |
🎬 por Clóvis Assis
A t o r e s & M í d i a s
O livro pedagógico —escrito pela psicopedagoga Samira Camargo e ilustrado pela arquiteta e artista plástica Germana Zanetti— é dirigido às crianças e educadores e trata das diferenças entre as pessoas de forma lúdica e realista.
A noite de autógrafos, realizada em parceria com a Livraria Leitura no espaço da Figueira, no segundo piso do shopping, reuniu a elite cultural rio-pretense.
Entre os que foram prestigiar o lançamento, também marcaram presença jornalistas, fotógrafos, artistas, educadores, empresários, personalidades sociais e leitores —ávidos por artes e literaturas.
DURANTE a cerimônia de abertura, as protagonistas Samira e Germana receberam ao palco convidados Vips, parceiros, colaboradores, incentivadores e profissionais.
Dentre estes o Dr. Rodrigo Camargo, médico especialista em genética, autor do texto na contracapa do livro, e a editora da Helvétia Edições —que ressaltaram a importância da obra para a formação cultural das crianças.
Dentre as atrações artísticas, o público aplaudiu de pé a apresentação do coral Pequenas Cantoras do Maestro Paulo de Tarso, sob a regência de Cida Abissamra.
Ao som do piano as meninas cantoras interpretaram canções internacionais e clássicos da MPB, como ‘Coração de Estudante’ e ‘Amigo’, de Milton Nascimento, dentre outras do repertório, que emocionaram a plateia.
O coral contou ainda com a participação do jovem sanfoneiro, que encantou a todos ao tocar ‘Asa Branca’, eterno sucesso do saudoso Luís Gonzaga.
O evento foi transmitido ao vivo por Samira Camargo em sua página no Facebook. (Assista abaixo, um trecho da apresentação do Coral Pequenas Cantoras).
Kit de bonecas e os exemplares do livro (Foto: Alexandre Sá) |
Entre uma sessão de fotos e outra, os convidados fizeram fila para obter os autógrafos da escritora e da ilustradora, que escreveram lindas dedicatórias na folha de rosto do livro.
Samira e Germana em noite de autógrafos. (Fotos: Alexandre Sá) |
"Ao nosso DEUS DE AMOR. Aos nossos familiares. Aos nossos amigos que foram nos prestigiar. A todos que colaboraram para o êxito desta noite. À nossa Editora Helvétia Edições. Aos nossos colaboradores de som, limpeza e vendas. Ao coral Pequenas Cantoras de Rio Preto. Ao maestro Paulo de Tarso. À regente Cida Abissamra. Ao Doutor Rodrigo Camargo. Aos nossos apresentadores: José Maria Teixeira e José Bento Michelini. À madrinha das 7 Marias: Telma Kasai. À Livraria Leitura, em nome da Alessandra. Ao Shopping Iguatemi", escreveram. (Veja a íntegra do post, logo abaixo).
INTERNACIONAL: AS '7 MARIAS' FOI PRÉ-LANÇADA E PREMIADA NA SUÍÇA, EM ABRIL
HÁ QUATRO meses, antes mesmo do lançamento oficial, a obra literária ‘As 7 Marias’, escrita por Samira Camargo e ilustrado por Germana Zanetti, já chegava às livrarias brasileiras, em pré-lançamento, com recomendação internacional, pela editora Helvétia.
Premiado em primeiro lugar na categoria infantil e infanto-juvenil em concurso literário que ocorreu dia 25 de abril em Vevey, na Suíça, o livro chegou então no dia seguinte às prateleiras da Livraria Leitura no Iguatemi, no evento de pré-lançamento —que aconteceu simultaneamente ao lançamento durante o 32º Salão do Livro e Imprensa de Genebra. (Confira abaixo o vídeo do lançamento na Suíça.)
'AS 7 MARIAS'
A OBRA conta a história de sete meninas e trata das diferenças que existem entre as pessoas. O livro é o primeiro volume de uma série de cinco obras. O objetivo é contar as histórias das Marias até elas chegarem à Terceira Idade.
Com um processo de criação que durou cerca de um ano, o livro tem 40 páginas, prefácio assinado pela professora de literatura Letícia Flores e foi publicado pela editora Helvétia Edições.
De acordo com a escritora Samira Camargo, autora do livro, a obra foi escrita para tornar-se paradidática.
Ela explica que As 7 Marias é um livro para ser lido pelas pessoas que orientam a educação de crianças.
“Mais que um livro para ser lido por meninas, ele tem como finalidade ser um material pedagógico útil para todos os envolvidos na formação da educação dos futuros adultos”, ressalta.
O livro conta a história de sete marias: Maria Cecília, uma menina morena de cabelos ondulados; Maria Veridiana, loira de olhos azuis; Maria Vitória, cadeirante; Maria Eunice, negra de cabelo afro; Maria José, clara de cabelos ruivos; Maria Helena, japonesa; e Maria Clara, negra de cabelos ondulados, revelando como elas conseguem, por meio das suas diferenças, fazer o “Código da Amizade”.
A arquiteta e artista plástica Germana Zanetti tem, entre seus trabalhos, séries de pinturas batizadas de 'Marias'. Ela ilustra o livro baseada na história das sete Marias que protagonizam o enredo.
Os desenhos materializam as Marias, criadas para falar sobre as diferenças entre as pessoas. A obra é o primeiro volume de uma série de cinco livros que acompanhará as Marias em diferentes épocas da vida.
Germana afirma que a obra pode ser utilizada em projetos escolares. Ela desenhou cada personagem após ler a história de Samira. "Foi o primeiro livro que ilustrei. Para produzir os desenhos, eu estudei o trabalho de vários ilustradores. Foi um trabalho intenso para criar a identidade das sete Marias".
Samira e Germana (Foto: Divulgação) |
Para isso, entra em cena a Dona Genética, personagem utilizado para mostrar —tanto para quem educa quanto para a criança que vai ler o livro— a importância de entender o porquê das diferenças entre as pessoas.
A contracapa do livro é escrita pelo Dr. Rodrigo Camargo, médico que explica sobre a simplicidade ao falar de genética no campo da medicina, mas da dificuldade de explicar para as crianças o porquê das diferenças entre as pessoas.
“Aconselhamos que os diretores e coordenadores tenham o livro na biblioteca de todas as escolas para ser um material em aulas de Língua Portuguesa e de Ciências, em que os professores poderão falar mais detalhadamente sobre a Dona Genética”, conclui Samira.
A história de como o livro As 7 Marias' foi concebido, é um capítulo a parte,que bem poderia ser um enredo surpreendente para a edição de um novo livro (Foto: Reprodução/Facebook) |
"QUANDO se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade”, escrevera, com razão, o escritor espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616). Esta frase do autor de ‘Dom Quixote’, ilustra bem a história de como As 7 Marias foi concebida: a partir dos sonhos de duas personagens reais: uma artista plástica e uma escritora.
A história real das protagonistas bem que teria argumentos suficientes para a publicação de um outro livro. Daria um surpreendente enredo literário, cuja sinopse renderia não só um capítulo, mas um romance inteiro de centenas de páginas.
PERSONAGEM 1:
A arquiteta e pintora de aquarelas Germana Zanetti, que acalentava o sonho de ilustrar um livro que falasse de ‘Marias’. Ao longo de dez anos, dedicados aos estudos e pesquisas sobre o universo feminino, ela havia encontrado na arte seu estilo e linguagem própria e entre seus trabalhos, lançou a série de pinturas batizadas de ‘Marias’ —um olhar multifacetado sobre as mulheres.
Então, para o desfecho de seus anseios, alimentava a esperança de um dia encontrar uma escritora, que se tornaria a parceira ideal na realização de seu sonho.
PERSONAGEM 2:
A professora psicopedagoga Samira Camargo, fundadora da primeira escola para alunos com dificuldades de aprendizado e dificuldades comportamentais de Rio Preto (SP). Após dedicar 40 anos de sua vida à educação infantojuvenil, aposentara-se e passou então, a dedicar-se à produção de literaturas infantojuvenis.
Dentre suas obras ela já planejava em publicar a história da personagem Dona Genética, para falar aos pequenos leitores da origem das diferenças humanas, físicas e biológicas. Portanto já tinha um tinha uma personagem, já tinha uma história. Só lhe faltava, então, a artista que a ilustraria.
A AÇÃO:
Dentre suas obras ela já planejava em publicar a história da personagem Dona Genética, para falar aos pequenos leitores da origem das diferenças humanas, físicas e biológicas. Portanto já tinha um tinha uma personagem, já tinha uma história. Só lhe faltava, então, a artista que a ilustraria.
A AÇÃO:
Eis que por obra do destino, Samira e Germana —cada qual com seu sonho— acabam se encontrando, apresentadas por uma amiga em comum, a cabeleireira Telma Kasai. “Nossa cabeleireira foi a responsável em fazer com que nos conhecêssemos. Ela é considerada por nós como a madrinha das 7 Marias”, afirma Samira.
O ENLACE:
A amizade se fortaleceu e a parceria profissional, aos poucos, foi se firmando durante os encontros nas reuniões do Núcleo de Economia Criativa, da Acirp Rio Preto e durante o processo de criação e produção da obra.
O DESFECHO:
E foi assim que, após um ano do processo de criação, nasceu a tão sonhada ‘As 7 Marias’, numa perfeita parceria entre a arte e a literatura. Ou melhor: numa perfeita harmonia entre o sonho e a realidade!
Pois então, e não é que desde há 500 anos o escritor Miguel de Cervantes tinha mesmo razão? (Por Clóvis Assis | Atores & Mídias)
-----------------------------------