terça-feira, 6 de dezembro de 2016

CRÍTICA | 'Frozen - Uma Aventura Congelante' | Produção da Academia Líder de Artes encanta plateias em Rondonópolis/MT

'Frozen', da Líder de Artes, é um espetáculo 'congelante', mas que aquece o coração de todos nós.
O espetáculo ‘Frozen - Uma Aventura Congelante’, sob a direção artística de Ariel Venâncio e supervisão geral de Sarah Jane Ereio Venâncio, encerra a temporada de 2016 com duas apresentações: terça-feira(06) e quarta-feira(07/12) no Espaço Ideias, em Rondonópolis/MT. (Foto/Reprodução/LiderdeArtes)
Por Clóvis Assis
Atores & Mídias


Quando o longa-metragem de animação 'Frozen' estreou nos cinemas em 2013, foi recebido com aclamação pela crítica e público no mundo inteiro e se tornou o maior sucesso da Disney dos últimos tempos.

E em 2016 a história das princesas Elsa e Anna chega aos palcos de Rondonópolis/MT, no espetáculo adaptado e produzido pela Academia Líder de Artes – que continua apresentando a cada ano bons títulos de espetáculos teatrais e de repertórios do ballet clássico. 

Quem não se recorda de 'Dom Quixote', 'O Quebra Nozes', 'Molin Rouge', 'A Bela e a Fera'... dentre outros? Há 33 anos ininterruptos a Líder de Artes se dedica à dança, ao teatro, ao esporte e ao bem estar das famílias mato-grossenses – sempre visando a qualidade de vida, a formação humana e profissional.
(Fotos: Divulgação/Assessoria Líder de Artes)
E eis que 'Frozen - Uma Aventura Congelante', o mais novo espetáculo produzido pela Líder de Artes, chega ao final da temporada de 2016 – em meio à delicada crise cultural brasileira –, resultando numa produção de grande impacto artístico e de muito encantamento, sob a direção artística de Ariel Venâncio e supervisão geral de Sarah Jane Ereio Venâncio.

Após quatro meses de pré-apresentações em escolas particulares da cidade, ‘Frozen' estreou oficialmente para o grande publico rondonopolitano, na terça-feira(06) e quarta-feira(07/12), no Espaço Ideias, em Rondonópolis/MT. 

Com efeitos especiais, projeções, cenários e um grande elenco, o espetáculo que conta a história das irmãs Elsa e Anna encanta crianças e adultos.

Foram onze meses de produção entre pesquisas, preparação de elenco, produção musical, confecção de figurinos e cenários, e muitos – incansáveis – ensaios! 

O espetáculo estreou a temporada em agosto, sendo apresentado em cinco escolas particulares da cidade, e foi muito aplaudido pelas plateias compostas por educadores, pais e alunos do ensino infantil e fundamental.

De cara, as crianças que assistiram a peça, se apaixonaram pela princesa Elsa e saíram das apresentações cantarolando as músicas, aprendidas em poucos minutos! A preferida é 'Livre Estou', traduzida da versão original 'Let it Go– canção que ficou entre os 10 hits mais vendidos do iTunes por anos e chegou a ganhar o Oscar de melhor música em 2014.

Já no começo do espetáculo de FROZEN as sequências musicais e coreográficas nos remetem para o roteiro original escrito por Jennifer Lee e inspirado no conto de fadas ‘A Rainha da Neve’, do dinamarquês Hans Christian Andersen

Logo se vê no palco do Espaço Ideias as pequenas irmãs Elsa e Anna, que vivem na pequena Arendell e se adoram, mas precisam viver separadas por conta de um dom, que mais parece uma maldição.

Já crescidas e órfãs, Elsa se torna rainha e tenta uma reaproximação, mas um novo acidente, envolvendo seus poderes sobre o gelo e a neve, faz com que ela fuja e se isole do mundo, deixando o reino condenado ao frio eterno.

Disposta a convencê-la a desistir da solidão, Anna parte numa jornada de descobertas para que as duas possam voltar a conviver juntas e ao lado de todos. 
De trama hábil, o espetáculo adaptado para o palco também apresenta os fantasiosos Trolls (pedras falantes), o impagável boneco de neve Olaf (que adora 'abraços quentinhos') e também o divertido Alce Sven. Mas as personagens 'humanas', também protagonizam belas sequências no palco. E tudo em sintonia com a trilha original do filme, composta por Christophe Beck. Como por exemplo as reveladoras e deliciosas canções, como 'Quer brincar na neve?', 'Vejo uma porta abrir', 'Uma vez na eternidade' e a famosa 'Livre estou'(Let it go).

Destaque para as excelentes interpretações do elenco – composto por bailarinos (com idade entre 03 e 29 anos) e atores profissionais e/ou aprendizes (dos 07 aos 53 anos)–, muito bem treinados e dirigidos pela Ariel Venâncio, que aos 21 anos estreia profissionalmente na direção artística de musicais.

A trilha sonora é fielmente reproduzida do longa-metragem original, e as canções são incrivelmente valorizadas nas dublagens do elenco protagonista, e cujos artistas representam e dançam majestosamente. Destaque também para a participação do elenco infantil, composto pelas pequenas bailarinas entre 03 e 12 anos, que encantam o publico pela precoce maturidade no desempenho artístico ao palco.

As coreografias são de arrepiar. Bailarinos, dançarinos e elenco de apoio deslizam-se pelo palco de maneira surpreendente, a ponto de nem percebermos que muitos deles são artistas iniciantes. E tal e qual a mensagem proposta na história, assim cada um desses promissores talentos 'quebram o gelo' e superam a si mesmos, alcançando o objetivo de realizarem-se como artistas.

Visualmente bonito, sob os efeitos especiais e pelo desenho da iluminação (também projetados por Ariel Venâncio), 'Frozen' é ambientado por cenários bem construídos (assinados pela Sarah Jane), essenciais para uma boa virada na trama. 

Além de muito criativa a cenografia é dispendiosa – levando em consideração a limitação da estrutura do espaço cênico, inadequado para a encenação de espetáculos como este da Líder de Artes. E aqui, abro um parênteses para minha interrogação de protesto – quanta falta faz ao artista e aos operários da arte a construção de um edifício, específico para o teatro em Rondonópolis? 

E assim como os artistas buscam essa resposta na vida real, as personagens de 'Frozen' também vão em busca de seus objetivos. Principalmente porque a história fala de um sonho eterno – e muitas vezes, ilusório: a liberdade!
Dentre as melhores cenas do espetáculo produzido pela Líder está a que acontece durante a música 'Você quer construir um boneco de neve?' (Do you want to build a snowman?), que mostra o desespero das irmãs Elsa e Anna pelo afeto mútuo.  Durante a música, Anna e Elsa perdem seus pais e sofrem separadas por uma porta, mas com a mesma angústia. É a relação entre as duas irmãs que vai guiar todas as boas reviravoltas do espetáculo.

Outro grande ápice da montagem rondonopolitana é quando Elsa, após ter seu segredo desvendado ao ser pressionada pela personalidade impetuosa de Anna, se refugia nas montanhas onde finalmente se livra de suas amarras emocionais e libera todo o seu poder. A cena paralisa a plateia ao som da música mais esperada: 'Livre estou' (Let it Go), em mais um bom momento musical do espetáculo, muito bem dirigido por Ariel Venâncio.
Então, com essa história de personagens cativantes, trapalhões, sonhadores e até mesmo dúbios – o que garante uma certa tensão –, é quase impossível 'Frozen' não tocar corações de crianças, jovens e adultos. É uma aventura 'congelante', mas que aquece o coração de todos nós!

E que bom seria se com o poder e a magia das personagens desse espetáculo  produzido com excelência pela Academia Líder de Artes , também pudesse 'derreter o gelo' da insensibilidade política de nossos governantes, e conseguisse também liberta-los de toda a insensatez cultural, para que todos nós artistas pudéssemos – sem obstáculos – expressar com liberdade toda a nossa arte.

Contudo a mensagem de 'Frozen' nos ensina: Nunca deixaremos de sonhar – e isso porque acreditamos que ainda veremos construído o nosso tão desejado 'Teatro Municipal de Rondonópolis'! E então um dia poderemos subir ao palco e, quem sabe, cantarmos a uma só voz:  'LIVRE ESTOU'! Quem sabe?

Parabéns à Academia Líder de Artes por esse belíssimo espetáculo. APLAUSOS.

  ATORES & MÍDIAS 
 Recomenda:
'FROZEN' / 2016 
Academia Líder de Artes 
Rondonópolis/MT

  CRÉDITOS 
DO ESPETÁCULO 
Direção Geral e
Produção Executiva
Sarah Jane Venâncio

Direção Artística e Teatral
Ariel Venâncio

Coreografias
Ariel Venâncio
Sarah Jane Venâncio
José Lima
Laura Souza

Figurinos/Confecção
Maria Colares
Sibele Almeida

Iluminação e
Trilha Sonora/musical
Ariel Venâncio

Informações:
  (66) 3422-1555  

 Facebook/Academia Líder de Artes
Facebook/Sarah Jane Venâncio
www.academialiderdeartes.com.br