sábado, 23 de novembro de 2019

ARTES | Exposição de Newton Malvezzi provoca experiência interativa: 'ouça o som da arte e veja a estética do som', instiga o artista

Com curadoria de Patricia Buzzini, a mostra 'Estéticas Sonoras' do artista plástico Newton Malvezzi inclui, pela primeira vez, trabalhos de seu filho Daniel, de 16 anos; A instalação fica em cartaz até 2 de janeiro de 2.020 no Espaço Cultural do Shopping Iguatemi Rio Preto (SP).


 por Clóvis Assis      
A t o r e s  &  M i d i a s 
➯23/11/2019, 00h10

JÁ IMAGINOU visitar uma exposição de artes plásticas e apreciar cada obra ao som de uma música composta especialmente para ela? Pois então, bem vindos à 'arte sonora'.

Como muitos gêneros de arte contemporânea o termo relativamente novo é uma prática artística que combina artes sonora e visual, que sugerem uma reflexão de ordem plástica na construção de interpretações provocando, assim, experiência sensorial na interatividade com o espectador.

"Ouvir o som da arte e ver a estética do som". Eis, portanto, a provocação proposta pelo artista plástico Newton Malvezzi na nova exposição Estéticas Sonorasque estreou na última quinta-feira (21/11) no Espaço Cultural Iguatemi, em São José do Rio Preto (SP).

Com curadoria da tradutora e escritora Patrícia Reis Buzzini, a mostra do artista rio-pretense primeira produção com a participação de seu filho, Daniel Malvezzi, de 16 anos apresenta 48 trabalhos distribuídos em 8 obras, marcadas pelo diálogo entre a forma e o som. 

A COORDENADORA do Núcleo de Economia da Acirp Rio Preto (NEC), e produtora cultural Drica Sanches explica que a exposição de Malvezzi marca o fim da temporada 2019 do ciclo de exposições 'Identidade' (projeto produzido pelo NEC Acirp em parceria com o Shopping Iguatemi Rio Preto). 

"Ao longo do ano, foram nove mostras promovidas no Espaço Cultural Iguatemi, valorizando artistas locais e democratizando o acesso à arte", afirma Drica.

A vernissage de lançamento da instalação 'Estéticas Sonoras', realizada na noite da quinta-feira (21), foi marcada por uma apresentação multimídia com a presença do DJ Marcelo Canduri. 

Vídeos e trilhas musicais produzidos por Renato Brito mostraram detalhes das obras em ângulos diferentes de observação, estabelecendo o diálogo entre as artes visuais e a música.

O presidente da Acirp Rio Preto, Paulo Sader, o diretor cultural do NECDaniel Rodrigues, a artista plástica Hestias Tenfus, dentre dezenas de artistas, empresários e personalidades da elite cultura rio-pretense fizeram aparição pública no evento.

Drica Sanches registrou a cerimônia de abertura da exposição e publicou nas redes sociais fotos dos melhores momentos do evento. Veja abaixo alguns flashes postados em seu perfil no Instagram

➧CONFIRA:
➦Fonte: Instagram/@dricasanches
Nesta série inédita de Newton Malvezzi, intitulada Estéticas Sonoras, a arte sonora se caracteriza por envolver as artes plásticas com dispositivos multimídias por meio de recursos tecnológicos.

Ou seja, cada obra de arte pode ser apreciada pelo público tanto pelo visual estético, como também pode ser "ouvida" por meio de versões musicais compostas com exclusividade pelo produtor Renato Brito

As canções podem ser acessadas por meio de um Código QR que acompanha cada trabalho artístico. O procedimento de leitura é simples: a partir de um aplicativo QR-Code, instalado no celular, basta escanear o código impresso na ficha técnica das obras que o áudio logo é identificado.

"Durante a exposição, que permanecerá aberta ao público até o dia 02 de janeiro de 2020. O visitante poderá fazer a leitura das informações e escutar a música escolhida para a obra com o auxílio de seu celular", explica Malvezzi.

TAL PAI, TAL FILHO
UM DOS DESTAQUES da mostra, o adolescente Daniel Malvezzi é, assim como o pai, um exímio e promissor artista no universo das artes plásticas. Pela primeira vez ele se apresentada numa exposição de seu progenitor.

“Vamos mostrar a diversificação de expressões e estilos artísticos na família com olhares diferentes sobre o mesmo tema”, afirma Newton Malvezzi

“Meu trabalho é mais tradicional, clássico e lúdico, enquanto a arte do meu filho é mais revigorante, atual, vibrante”, completa ele, acrescentando que todas as obras foram inspiradas em algum tipo de sonoridade, efeito musical ou verbal.

A curadora da instalação Patrícia Reis Buzzini ―responsável pela catalogação das obras―, identificou a semelhança dos trabalhos atuais de Malvezzi com as ondas sonoras, dando o nome da exposição: Estéticas Sonoras

"As obras de Newton foram compostas com formas geométricas, principal característica de sua identidade artística, enquanto as de Daniel apresentam composições bem diferentes", conceitua Buzzini.

➧ASSISTA: VÍDEO CONCEITUAL
➥fonte: Instagram/@newtonmalvezzi

'Este é um dos meus projetos mais especiais', diz Malvezzi

PARA a produção desta nova série Newton Malvezzi aplicou técnicas como pirografia, pintura sobre cerâmica, pintura sobre mica, escultura em madeira, acrílico sobre tela, pastel e impressão digital com interferências. 

De acordo com o artista plástico, a exposição reúne duas de suas paixões, música e artes plásticas. 

“Este é um dos projetos mais especiais que estou apresentando ao público. Queremos que o apreciador faça a mixagem e experimente essa combinação da arte sonora com a visual”, explica. 

Ao longo da mostra, o Espaço Cultural Iguatemi São José do Rio Preto também abriga o mobiliário autoral de Karla Ribeiro e o lançamento do livro do Professor Gentil de Faria, da Unesp de Rio Preto, além de outras atividades.

➧ASSISTA AO VÍDEO
EXCLUSIVO: TV DIÁRIO RIO PRETO
➯Fonte: YouTube/@Diário da Região


SERVIÇO:
Exposição: Estéticas Sonoras
Artistas: Newton Malvezzi e Daniel Malvezzi

Curadoria: Patricia Buzzini

➯Até 2 de janeiro de 2020
➧Seg. a Sáb., das 10h às 22h
➧Dom. e feriados, das 14h às 20h

Espaço Cultural Iguatemi 
Shopping Iguatemi São José do Rio Preto (SP)