segunda-feira, 20 de março de 2017

DANÇA | Após homenagem aos 165 anos de Rio Preto, a Virtual Companhia de Dança segue para a Argentina

‘Dia de falar de amor e de voar juntos’, declara Zamora sobre Desculpe o Transtorno, na homenagem aos 165 anos de Rio Preto/SP 

Após bailar ‘pelo céu’ de Rio Preto/SP, com a intervenção ‘Desculpe o Transtorno’, em homenagem aos 165 anos da cidade na tarde do domingo(19), a Virtual Companhia de Dança já tem agenda certa. A trupe embarca para a Argentina onde, nos dias 31 de março e 1º de abril, será atração especial na nova edição internacional do ‘Lollapalooza’, um dos maiores festivais da musica mundial. 
Por Clóvis Assis
Atores & Mídias


SEJA a terra, o fogo, a água ou o ar... Para os artistas da Virtual Companhia de Dança, de Rio Preto, não há limite nem fronteiras que os impeçam de dançar. 

Desta vez a trupe dirigida por Marcelo Zamora desafiou a lei da gravidade e voou bem alto (a mais de 25m do solo),  com a intervenção ‘Desculpe o Transtorno' – espetáculo apresentado na tarde do domingo(19), ao ar livre, ao lado do anfiteatro da Represa Municipal.

A apresentação fez parte do encerramento da programação dedicada às comemorações dos 165 anos da cidade de São José do Rio Preto/SP. 

“Desculpe o Transtorno” foi encenado pelos bailarinos Aislan de Moraes, Maykol Cruz e Marcelo Zamora. Os artistas executaram evoluções aéreas, usando como elemento de provocação um guindaste por meio do qual os três, a 25 metros de altura, fizeram acrobacias, eliminando as fronteiras entre espaço urbano e espaço cênico.

A trilha sonora é uma suíte do italiano Ottorino Respighi (1879 - 1936), e faz um contraponto com a paisagem urbana. Para isso, o grupo de dança convidou a banda Três do Folkabilly, de Votuporanga (que fez uma mistura de folk com rockabilly), para acompanhar a apresentação de 'Desculpe o Transtorno' na Represa Municipal. 

O resultado foi um espetáculo poético, de contemplação, com concepção e direção de Marcelo Zamora, bailarino e diretor da Virtual. “O espetáculo explora novos horizontes estéticos, construindo possibilidades plásticas sobre um lugar” afirma ele. “A ideia é gerar, a partir de imagens de impacto visual, espaços de encantamento, suspensão e desvio em áreas urbanas”, concluiu Zamora.

LOLAPALOOZAAPÓS ‘voar pelo céu’ de Rio Preto, na tarde do domingo(19), a Virtual Companhia de Dança já tem agenda certa. Nos próximos dias a trupe levanta voo rumo a Europa, consolidando carreira internacional.

Nos dias 31 de março e 1º de abril a Virtual aterrissa na Argentina onde será atração especial na nova edição mundial do ‘Lollapalooza’, um dos maiores festivais internacionais da musica.

‘Desculpe o Transtorno’, dirigido por Marcelo Zamora será encenado durante o show da banda Urraka, atração do Kidzapalooza, espaço dedicado ao público infantil no festival.

Lollapalooza é um festival de música que acontece anualmente, é composto por gêneros como rock alternativo, heavy metal, punk rock, Grunge e performances de comédia e danças, além de estandes de artesanato.