sexta-feira, 13 de outubro de 2017

ARTES | Dois artistas com estilos diferentes, mas complementares, expõem esculturas e telas no Iguatemi Rio Preto

O escultor Romildo Cardozo e o artista plástico Sebastião Rodrigues se unem na exposição 'Rabiscos em Aço/Cores para alma', na série 'Namoro com a Literatura', em cartaz até 25 de outubro no Espaço Cultural do shopping.
Exposição Rabiscos em aço/Cores para alma
Da Redação
Atores & Mídias

Motivados pelo dom da arte, o escultor Romildo Cardozo e o artista plástico Sebastião Rodrigues uniram-se em uma bem sucedida parceria artística. A dupla celebra o sucesso da exposição Rabiscos em Aço/Cores para Alma, em cartaz no Iguatemi Rio Preto desde o dia 05 de outubro. A mostra faz parte da série Namoro com a Literatura e está aberta ao público no Espaço Cultural do shopping até o dia 25 de outubro.

A convite de Romildo Cardozo, depois de mais de 10 anos sem expor em São José do Rio Preto/SP, o pintor Sebastião Rodrigues apresenta sua nova fase nas artes, ao lado de obras inéditas de Cardozo, nesta exposição. 

Quem escreve a visão da literária das obras é o professor e ensaísta Aguinaldo Gonçalves, que ocupa a cadeira de número 20 da ARLC – Academia Rio-pretense de Letras e Cultura.

A mostra faz parte do projeto Namoro com a Literatura, que tem como intuito integrar as artes plásticas com a literatura, é uma realização do Iguatemi Rio Preto, em parceria com o Núcleo de Economia Criativa da ACIRP e a ARLC. A coordenação é da artista plástica Norma Vilar.
.
Dois artistas com estilos complementares
Escultura de Romildo Cardozo (esq.),
e tela de Sebastião Rodrigues (à dir). Fotos:Divulgação.

Romildo Cardozo
O escultor 
Romildo Cardozo expõe nove esculturas, em sua maioria, de um metro por um metro e 20 de altura, definidas como “Rabiscos em aço”. 

Bastante eclético, o artista utiliza nessa série de obras uma nova técnica e o aço termodinâmico como matéria-prima para representar imagens de corpos femininos e outras figuras abstratas. 

“Essas esculturas são o resultado de quase dois anos de pesquisa”, explica o artista.

Sebastião Rodrigues
O desenhista e pintor Sebastião Rodrigues, que na exposição Rabiscos em aço/ Cores para alma, divide com o Romildo o Espaço Cultural Iguatemi, tem sua arte reconhecida em toda a Europa, com obras em galerias de diversas capitais brasileiras e em países como Portugal, Dinamarca e Holanda. 

Ele, que passou por diversas fases artísticas, do figurativo ao abstrato, apresenta nessa mostra uma nova vertente. Inspirado em uma temporada em que esteve na Índia, trabalhando com pesquisa em um ateliê, Sebastião pinta seu novo manifesto. 

“Não tenho a pretensão, por exemplo, de pintar uma rosa, pois ela já está pronta na natureza e ela é perfeita. Nessas obras a figura e o sentimento representado em cada tela se forma através e conforme o olhar de cada um.”, revela Sebastião.

A exposição “Rabiscos em aço/ Cores para alma” está aberta ao público, até 25 de outubro. Visitação gratuita. 

>>SERVIÇO: 
SÉRIE NAMORO COM A LITERATURA
Exposição “Rabiscos em aço/ Cores para alma”,
de Romildo Cardozo e Sebastião Rodrigues.
De 5 a 25 de outubro,
Horário de funcionamento do shopping.
Local: Espaço Cultural Iguatemi, Piso Superior, Iguatemi Rio Preto.


Escultura de Romildo Cardozo

tela de Sebastião Rodrigues