terça-feira, 9 de janeiro de 2018

CINEMA | POLÊMICA: Produção de 'Aladdin' é acusada de escurecer pele de figurantes com maquiagem

Uma controvérsia racial surgiu na produção do live-action de ‘Aladdin’: a Disney estaria 'bronzeando' atores/figurantes no filme. Com Mena Massoud no papel principal e Will Smith como o Gênio, Aladdin estreia em 2019. ENTENDA O CASO:
O protagonista, Alladin, será interpretado pelo ator Mena Massoud. Jasmine, será a atriz Naomi Scott, e Will Smith será o Gênio. (Foto|Reprodução|cin3filia.com.br)
> Da  R e d a ç ã o      
A t o r e s  &  M í d i a s

UMA GRANDE polêmica surgiu na produção do live-action de Aladdin,

longa-metragem adaptado do desenho animado, que estreia nos cinemas em 2019. De acordo com algumas informações do The Sunday Times, a Disney estaria “bronzeando” atores para serem figurantes no filme.

O site explica que a própria Disney confirmou as informações, alegando que optou fazer isso para papéis que exigem habilidades de dança, pessoas que sabem lidar com animais exóticos e outros papéis especiais, que acabaram não sendo encontrados nos locais de filmagens, como por exemplo em Longcross, local do Reino Unido conhecido por ter pessoas com heranças indiana e árabe.


Sem negar a denúncia, a Disney divulgou comunicado dizendo que Aladdin "tem o elenco mais diverso já escalado para um live-action da empresa e que mais de 400 dos 500 figurantes são indianos, africanos, asiáticos e do Oriente Médio." 

As exceções seriam pequenos papéis com exigência de habilidades - como dublês, dançarinos e cuidadores de camelo -, em que performers tiveram que ser maquiados pela falta de candidatos capazes com o tom de pele desejado.

De acordo com site adorocinema, um figurante que participou das gravações no Reino Unido afirma ter visto cerca de 20 atores brancos em fila esperando para serem escurecidos com maquiagem. 


“É lamentável! A Disney está mandando essa mensagem de que a cor da nossa pele, nossa identidade, nossas experiências de vida não equivalem a nada e podem ser lavados”, disse Kaushai Odedra ao Sunday TimesO ator também disse que perguntou um membro da equipe sobre o fato e recebeu uma resposta ríspida: “Ele me disse que é realmente lamentável, mas é como essa indústria funciona e não adianta reclamar, já que nada vai mudar”, afirmou.

Com o canadense Mena Massoud no papel principal e Will Smith como o Gênio, Aladdin tem estreia marcada para 23 de maio de 2019.

>Com informações do sites
adorocinema.com e cin3filia.com.br