sábado, 6 de junho de 2020

ARTES | Cia. Fábrica de Sonhos faz 'vakinha' online para manter a produção artística e lives culturais de graça na web

Para continuar produzindo arte e levar conteúdo audiovisual nas redes sociais a trupe riopretense, dirigida por Guido Caratori e Drica Sanches, lançou a campanha 'Realize Sonhos FS', para arrecadar verba por meio do site vakinha.com.br.
⏩SEJA UM APOIADOR CULTURAL. VEM!
>Por Clóvis Assis
06 jun 2020, 22h05

"VIVER as potencialidades da arte e da cultura é participar de uma época, de uma história, de um povo, de um país, de um momento específico do mundo. É celebrar, individual ou coletivamente, a experiência humana sobre a terra", filosofa o artista Nicolas Caratori

A citação acima reflete bem os sentimentos não só de Caratori - escritor, ator e técnico da Cia. Fábrica de Sonhos de São José do Rio Preto (SP) -, como também os anseios de artistas de todo o planeta ante ao caos cultural, provocado pela pandemia da Covid-19.

Assim como os profissionais das artes do mundo todo, o casting de dez artistas e técnicos da companhia teatral vêm sentindo -no corpo e na alma- o revés do distanciamento social e a ausência física de plateia.

E para sobreviver a este momento desafiador - e transformador - os diretores da Fábrica de SonhosGuido Caratori e Drica Sanches, buscam na inspiração e na criatividade meios de não parar, continuar produzindo nas redes sociais e, assim, contornar os desafios que a cultura enfrenta nestes tempos de quarentena.
 LIVE | Cia. Fábrica de Sonhos investe na produção online: entrevistas, oficinas, esquetes, jogos teatrais, debates, etc. (Imagem: Reprodução/Instagram)

PROGRAMAÇÃO ONLINE

Portanto, para não permitir que a arte pereça e também não deixar o respeitável público, nem os milhares de seguidores carentes de entretenimento e de formação cultural, a companhia vem investindo na programação online, realizando uma série de eventos, transmitidos diariamente de graça pelas redes sociais. 

"Nessa nova época a arte pode ser ainda mais democrática, inclusiva e acessível, pois estará na palma de nossas mãos", diz Nicolas, referindo-se a novas tendencias de se fazer arte nas mídias digitais, oportunizadas pela crise de pandemia. (Confira ao final da matéria a programação completa de junho e julho).

Contudo, para continuar produzindo e entregando conteúdos online de extrema relevância, a trupe rio-pretense vem a público solicitar o apoio e a parceria, tanto de empresários, quanto de amigos, admiradores da arte, colegas de profissão e políticos.

"Por isso propomos a vocês, 'sonhadores como nós', um apoio cultural online, como investimento em arte e cultura, por meio de recursos financeiros", diz Drica Sanches, atriz e diretora da Cia. Fábrica de Sonhos. 
De acordo com Drica, a proposta consiste em arrecadar verba, por meio de uma vaquinha coletiva virtual, que será investida em produção de conteúdo audiovisual. 

"Criamos uma vaquinha online, tempos ríspidos!", diz ela. "É para que possamos continuar compartilhando com vocês [público e seguidores da web] nossa essência, por meio da arte, e dessa forma seguirmos trabalhando", explica.

Para tanto a companhia lançou a campanha 'Realize Sonhos FS' em uma conta aberta no site Vakinha.com.br, para a contribuição financeira de toda e qualquer pessoa (física ou jurídica) que possa doar. 

A participação e o engajamento de todos nós nesse projeto da Cia. Fábrica de Sonhos é essencialmente importante. Para fazer sua doação, é só clicar no link: vakinha.com.br/realize-sonhos-fs

"Se você puder apoiar, com qualquer valor, será muito bem recebido por nós, somos dez artistas na Cia. e continuamos trabalhando para levar um pouco de arte, mesmo que de forma virtual. Seu apoio será um combustível nessa engrenagem", convoca.

Drica afirma que, aos que investirem no projeto, a companhia oferece contrapartidas pré-estabelecidas e terá seu nome ou marca divulgados nos conteúdos produzidos.

"Caso seja do interesse do apoiador cultural, o seu nome ou nome da empresa poderá ser divulgado nos eventos online que forem realizados ao vivo", propõe a diretora da Cia. Fábrica de Sonhos, que neste ano completa 22 anos de atividades ininterruptas com visibilidade em todo o Estado de São Paulo.
-------------
➧EM CENA | Os atores Guido e Nicolas Caratori no aclamado espetáculo 'Circo Lando'. (Foto: Rodrigo Pessôa)

'O artista precisa do palco se quiser continuar vivo', diz Nicolas


O artista Nicolas Caratori reforça a proposta da campanha 'Realize Sonhos FS', acrescentando que 
"é justamente pelo real papel e potencialidade da arte e da cultura, seu aspecto social, sua capacidade de transformar o mundo à sua volta que a Companhia Fábrica de Sonhos sente que não é hora de parar de criar, produzir e fazer fruir".

"A arte é o elemento que garante a todos – criadores, artistas e plateias – o direito à celebração de sua identidade, à manifestação de sua sensibilidade e emoção e a possibilidade de sonhar", conceitua Nico

Para ele a arte desenvolve, a um só tempo, o espírito crítico, a imaginação e o sentido de coletividade, num processo de conscientização, sociabilização e transformação social.

"Até porque, toda transformação social tem mesmo seu começo no interior de cada indivíduo. Num mundo cada vez mais fragmentado, violento e sem rumos definidos, nada poderia fazer mais sentido", diz ele consciente do drama que a humanidade atravessa, desta vez não na ficção mas na vida real. 

O artista diz ainda que assistir a uma peça de teatro, entrar no universo de um filme, participar de um show musical e ler um livro são experiências artísticas, como viagens no tempo e no espaço. 

"São mergulhos no fundo da alma, que recuperam memórias e sensações, evocam as próprias vivências e abrem espaços para novos aprendizados", afirma. 

"Nessa nova época a arte pode ser ainda mais democrática, inclusiva e acessível, pois estará na palma de nossas mãos e alcance de todos os olhares que desejarem tê-la sob seus auspícios", arremata o escritor-artista.

------------------
⏩'QUARTELADA'
Texto de Nico Caratori
Cia. Fábrica de Sonhos
"Tem um problema.
Não me entenda mal, poderia sim arrumar outro emprego.
Mas tem O problema, veja bem. Não é o dinheiro.
Eu já dividi colchão de ar, passei semana comendo só arroz. Isso pra mim não é problema. Quando se trabalha com cultura e se encontra certa sustentabilidade porque minha carreira ia muito bem e obrigado.

Veja bem, eu conto histórias meu bem.Esse é meu ofício. É essa minha vida.Então, quando de uma hora pra outra você se vê em uma ladeira pra falência do ponto de vista econômico
E pra ser honesto. O ofício artístico no sentido do teatro (relato bem pessoal agora) não é duro ou sofrido.

Exigente, técnico e criterioso, isso sim! A gente batalha e rala muito, inclusive porque somos um só com nosso trabalho o artista entra de certa forma em estado de fusão. 
Veja bem, os refletores e a quartelada do palco são minhas pernas e meus braços. Meus sorrisos dançam com as bambolinas, minha pulsação cardíaca é uma só com o som dos três sinais. Eu sou feito da cortina de boca até a rotunda que fecha a caixa.

Eu vivo pra contar.
A gente nunca para de trabalhar. Mesmo quarentenado sigo produzindo, lendo e estudando. Eu até sei fazer outras coisas, e as faço se precisar comer.
Mas nunca, nem por um dia vou deixar de trabalhar. Eu acordo trabalhando e durmo trabalhando. Trabalho até sonhando.

Meu ofício, faz parte de cada inspiração minha. Mas não se engane meu bem, eu aceito qualquer emprego pra pagar meu pão se for preciso.

Mas eu preciso do palco se quiser continuar vivo". (Nico Caratori) 
⏬ASSISTA AO VÍDEO: QUARTELADA 
Fonte: YouTube/ciafabricadesonhos


-------------
⏩CONFIRA: 
PROGRAMAÇÃO ONLINE
DA CIA. FÁBRICA DE SONHOS
De 1º de junho a 30 de julho
No Instagram, Facebook e Youtube

➧STORY
Segundas - "Artista e Isolamento"
com a atriz Ariel Caratori

Terças - "Artista e Isolamento"
com a atriz Jaqueline Bisca

Terças, 14h - "Boca de Cena"

Quartas - "Artista e Isolamento"
com os fundadores da Cia. Drica Sanches e Guido Caratori

Quintas - "Artista e Isolamento""
com o ator Charlys Mila

Quintas, 14h - "Boca de Cena

Sextas- "Artista e Isolamento"
com a atriz Bruna Alves

➧IGTV

Segundas, 20h - "Pílulas de Histórias" com Ariel Caratori

Terças, 20h - "O Corpo na Cena" com Bruna Alves

Quartas, 20h - "Dica Teatral" com Ariel Caratori

Quintas, 20h - "Isolamento e Poesia" com Charlys Mila

Sextas, 20h - "Cantando e Encantando" com Jaqueline Bisca

Sábados, 14h - "Tito na Cuarentena" com Guido Caratori

Sábados 20h - "Linha do Tempo FS" com Drica Sanches

Domingos, 20h - "Causos Caipiras" com Guido Caratori e Shid Junior

➧LIVE
Segundas, 16h - "Oficina Teatral - Sonhakids" com Ariel Caratori, Bruna Alves e Jaqueline Bisca

Terças, 16h - "Alongamento - Sonhakids" com Bruna Alves

Quartas, 16h - "Oficina de Brinquedos" com Ariel Caratori

Quintas - feiras - 16h - "Histórias Juninas" com Ariel Caratori, Jaqueline Bisca e Bruna Alves

Quintas, 19h - "TBT - FS" com Guido Caratori e convidados

Sextas, 16h - "Uma Nova Brincadeira" com Jaqueline Bisca
-----------------

⏩SERVIÇO:

➧ Vaquinha online
Doe qualquer valor:
➧Site: www.ciafabricadesonhos.art.br
Instagram/@ciafabricadesonhos
YouTube/ciafabricadesonhos
➧E-mail: producao@ciafabricadesonhos.art.br
➧WhatsApp: (17) 99212-4434

>Outras formas de apoiar
Apoie o projeto Realize Sonhos FS 

por meio de depósito bancário 
em conta específica da empresa.

➧Você poderá fazê-lo como segue:
➧Banco do Brasil
Nome: Ariel Sanches Caratori – MEI
CNPJ: 22.570.434/0001-60
Agência: 6575-7
Conta Corrente: 22.089-2

---------------
EDITADO POR:

CLÓVIS ASSIS,
Ator e Jornalista

ATUALIZADO EM:
Sábado, 06/06/2020
às 21h45 | Rio Preto, SP