terça-feira, 25 de junho de 2019

FIT 50 ANOS | Desvio Coletivo seleciona rio-pretenses para o espetáculo 'Cegos' no Festival Internacional de Teatro

Os candidatos devem ter disponibilidade para os workshops teórico e prático nos dias 9 e 10 de julho e também para as duas apresentações durante o FIT: dias 11 e 12 de julho. Inscrições abertas, até 28 de junho.



➧ por Clóvis Assis     
A t o r e s  &  M í d i a s
A PRODUÇÃO do espetáculo “Cegos”, que será apresentado pelo Desvio Coletivo, de São Paulo, no FIT Rio Preto 2019 (Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto), selecionará até 30 pessoas da cidade, com ou sem experiência artística, para integrar seu elenco durante o festival.

Concebida por Marcelo Denny e Marcos Bulhões, a obra é uma performance urbana que propõe uma reflexão acerca do modo de vida da sociedade contemporânea e será apresentada nos dias 11 de julho (no Mercado Municipal e ruas da área central) e no dia 12 de julho, na Represa, em frente ao Hospital Ame.

A performance acontecerá a partir de um workshop ministrado pelos artistas para as pessoas selecionadas, artistas ou não-artistas. 

Ao promover o intercâmbio entre a comunidade local e encenadores, o festival se propõe a refletir e provocar, por meio das residências artísticas, a troca de saberes como forma de ampliação e democratização da experiência artística. A seleção dos interessados será realizada pelos diretores da obra.

Assista a trechos da performance:


Investigando os limites entre a arte urbana, a performance e as artes visuais, a proposta artística de “Cegos” é ocupar a rua enquanto linguagem e não apenas cenário para a apresentação.

Os candidatos devem ter disponibilidade para os workshops teórico e prático nos dias 9 e 10 de julho, das 18h às 22h, e também para as duas apresentações durante o FIT: dia 11, disponibilidade das 9h às 20h, e no dia 12, das 11h às 21h.

Assista a trechos da performance:




LINK PARA INSCRIÇÕES: 


Podem se inscrever maiores de 18 anos, sem limite máximo de idade e que residam em Rio Preto. 

Os interessados devem ler atentamente as orientações que constam no formulário de inscrição e efetuar o preenchimento até o dia 28 de junho, pelo link.

INSCREVA-SE: CLICA AÍ NO LINK
https://docs.google.com/INSCRIÇÃO 

Edinho Araújo, prefeito de São José do Rio Preto no lançamento do FIT 50 anos (Foto: Divulgação) 
'Temos (...) de manter vivo um dos principais projetos culturais do Brasil', diz prefeito Edinho Araújo

O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT), realizado pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e pelo Sesc São Paulo, atinge três marcas importantes na área cultural, em 2019: 50 anos de existência, 40 edições realizadas e mais de 1.200 espetáculos apresentados ao longo desse período.

Para celebrar, a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, preparou o livro-catálogo “Festival de Teatro de São José do Rio Preto 50 ANOS DE (RE)EXISTÊNCIA”. 


Um compilado de fotos especiais e profunda pesquisa histórica sobre o Festival, que é um dos mais longevos e expressivos eventos do gênero no Brasil, compõem catálogo.

“Para a Prefeitura de Rio Preto, é motivo de orgulho comemorar os 50 anos do nosso Festival de Teatro. Temos a responsabilidade pública de manter vivo um dos principais projetos culturais do Brasil, que é o FIT Rio Preto”, disse o prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo.

No decorrer de sua história, o FIT Rio Preto tornou-se um importante espaço de discussão e reflexão sobre as artes cênicas, com programação de espetáculos e atividades formativas voltadas à democratização da produção, ao acesso e à fruição dos bens e serviços culturais.

O lançamento do catalogo será na sexta-feira, 05/07, às 10h30, no mezanino da Swift, em Rio Preto. O livro está repleto de lembranças, de histórias, de passagens que marcaram não apenas São José do Rio Preto, mas a cena teatral brasileira. 

O escritor e jornalista Raul Marques contou com a colaboração de 25 profissionais, de diversos setores, ligados ao Festival e ao próprio teatro, para o desenvolvimento do conteúdo.

A história do Festival começou a ser escrita em 1969 graças ao empenho de intelectuais e de jovens artistas, como Dinorath do Valle, José Eduardo Vendramini e Humberto Sinibaldi Neto.

Nas décadas seguintes, o Festival nunca parou de mudar, de se reinventar, de experimentar e de buscar novas linguagens e olhares. 


Em 2001, o Festival foi recriado, quando recebeu outro conceito e se internacionalizou. Sem se esquecer da longa jornada percorrida até então, tornou-se o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto – o FIT.

A partir de então, a ideia é proporcionar o diálogo de São José do Rio Preto com a cena contemporânea. Para levar esse grande objetivo adiante, a Prefeitura Municipal se associou a um novo e importante parceiro: o Sesc São Paulo.

A proposta deste livro-catálogo surgiu justamente para resguardar, com a devida deferência, os principais momentos, fatos e acontecimentos dos primeiros 50 anos do Festival de Teatro de São José do Rio Preto.

O conteúdo foi dividido em três partes: Festival Nacional, FIT e Ficha Técnica, com nome das obras, dos diretores e da companhia, além da cidade de origem, de todos os espetáculos que se apresentaram ao longo de 50 anos.

“Com a parceria do Sesc São Paulo, unimos forças para auxiliar na promoção do bem comum e ter a Cultura como um dos pilares da constituição da nossa identidade. Que o teatro manifeste-se por toda a cidade por meio do FIT e crie potentes encontros, com intercâmbio de ideias, afetividade e valor humano”, afirma Edinho Araújo.

Em breve, o livro-catálogo “FIT 50 ANOS DE (RE)EXISTÊNCIA” estará disponível nesta página para acesso irrestrito a todo o seu conteúdo. Aguarde!

-------------------------