domingo, 9 de junho de 2019

ARTES | Inspirada pela beleza feminina, Regina Cheida estreia a mostra 'Deusas e Mitos' no Espaço Cultural Iguatemi Rio Preto

Mulheres em diversas épocas e etnias são retratadas na exposição da artista plástica; a nova instalação faz parte do projeto 'Identidade' e tem curadoria do arquiteto urbanista Kedson Barbero. 

Obras da artista Regina Cheida retratam a beleza épica feminina em exposição no Espaço Cultural Iguatemi Rio Preto. (Fotos: Divulgação/WGB)  
➧ por Clóvis Assis     
A t o r e s  &  M í d i a s

A GALERISTA, restauradora e artista plástica Regina Cheida assina a exposição 'Deusas e Mitos' - inspirada pela beleza feminina em diversas épocas - que está em cartaz desde a última quinta-feira (6/06) no Espaço Cultural Iguatemi Rio Preto. 

A mostra faz parte do projeto Identidade, realizado pelo Núcleo de Economia Criativa (NEC) da Acirp (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto) em parceria com o Shopping Iguatemi São José do Rio Preto (SP). 

Com curadoria do arquiteto urbanista Kedson Barbero, a instalação permanece aberta ao público, para visitação gratuita, de segunda a domingo, até 17 de julho.
Obra da coleção 'Deusas e Mitos' de Regina Cheida.
(Divulgação/WGB)
Inspirada em mulheres de diversas épocas e de inúmeras etnias, Regina Cheida criou uma série de telas, gravuras assinadas, giclees, porcelanas estampadas, pratos para parede, almofadas e jogos americanos.

Segundo a artista a temática das obras desta nova coleção intenciona não só enaltecer, como também questionar a beleza feminina em suas mais diversas concepções. 

"São Mulheres Tribais, densas, coloridas, exóticas com sua beleza ímpar; Mulheres Asiáticas, sutis, delicadas, misteriosas envoltas em véus e adornos; e Mulheres Negras, guerreiras, sábias, com o dom da premonição e da alma dos homens", explica ela.
Obra da artista Regina Cheida. (Divulgação/WGB)

Regina conta que a fascinação pelo universo feminino determinou a concepção das obras da coleção Deusas e Mitos.

"São ícones da beleza feminina de uma época, inspiradoras de tantas outras...", declara a artista, que vem se destacando no cenário nacional e internacional pela carreira solidamente construída ao longo dos últimos vinte anos. 

Formada pela Unesp, suas obras evidenciam as marcas da escola contemporânea e da Academia Angelina Waldemarin Messemberg, caracterizando sua personalidade profissional, oriunda da educação rígida do academicismo. 
Artista plástica Regina Cheida (Divulgação/WGB) 
A artista declara que buscou na fonte de sua formação profissional artística e acadêmica a diretriz para nortear as técnicas utilizadas nesta nova produção.

Dessas vertentes díspares e criativas, porém complementares, é que foram concebidas uma série de obras modernas, versáteis e vibrantes, que podem ser conferidas no Espaço Cultural Iguatemi Rio Preto. 

"Todas as técnicas utilizadas em diferentes suportes artísticos são explicadas para que o público possa compreender a feitura dessas peças e obras, tornando a mostra didática”, conclui Regina.
---------------------------------------

Kedson Barbero: 
curador lança olhar apurado dos apreciadores da arte
Kedson Barbero: arquiteto assina
a curadoria da exposição.
(Foto: Divulgação/WGB)
A CURADORIA da exposição 'Deusas e Mitos' da artista plástica Regina Cheida tem a assinatura do arquiteto urbanista Kedson Barbero.

O professor universitário, presidente do CONDEPHAT, vice-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil lança seu olhar apurado sobre a instalação da artista, com a sensibilidade dos apreciadores de arte.

Portanto ele assumiu a responsabilidade da seleção das obras, além de orientar a cenografia da instalação e a ambientação do espaço.

O projeto Identidade promove, durante o ano, ciclos de exposições no Espaço Cultural Iguatemi, valorizando artistas locais e democratizando o acesso à arte. 


Dedicado a arte e a cultura, a galeria local foi inaugurada junto com o lançamento do Shopping Center Iguatemi São José do Rio Preto (SP), em 2014, com objetivo de aproximar artistas e obras de arte do público da região.

➥SERVIÇO.:
Exposição 'Deusas e Mitos' 

por Regina Cheida / curador: Kedson Barbero

De 6 de junho a 17 de julho/2019
Espaço Cultural Iguatemi 

Shopping Iguatemi São José do Rio Preto (SP)

➧HORÁRIOS DE VISITAÇÃO: 

➮Seg. a Sáb., das 10h às 22h 
➮Dom. e feriados, das 14h às 20h
Aberta ao público | Visitação gratuita

------------------------------
➦MAIS INFO.: 
www.iguatemi.com.br/saojosedoriopreto

Com informações: 
WGB Comunicação - Rio Preto (SP)