segunda-feira, 16 de março de 2020

CORONAVÍRUS | Prefeitura de Rio Preto proíbe eventos, adia o Festival Internacional de Teatro e suspende aulas

Em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (16), o prefeito de São José do Rio Preto (SP), Edinho Araújo, anunciou novas medidas para conter o avanço do coronavírus no município, que já tem um caso positivo aguardando contraprova do Instituto Adolfo Lutz.
Prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, pede população que fique em casa para combater coronavírus (Foto/Reprodução: riopreto.dlnews)
Fonte: Núcleo Digital
diariodaregiao.com.br
16 mar 2020, às 22h

O PREFEITO de São José do Rio Preto (SP), Edinho Araújo (MDB), concedeu entrevista coletiva na sede da Prefeitura na tarde desta segunda-feira (16) sobre as providências que serão adotadas para conter o avanço do coronavírus.

Até o momento, a cidade tem um caso confirmado para a doença, mas ainda aguarda o resultado da contraprova no Instituto Adolfo Lutz.

Edinho disse que, devido à gravidade, a recomendação é que os rio-pretenses fiquem em casa. "A nossa recomendação é que, as pessoas que puderem, fiquem em casa. Em suas casas", afirmou o prefeito.

Entre as medidas está a proibição de eventos com mais de 100 pessoas no município. A partir do momento do anúncio, a Secretaria da Fazenda não emitirá alvará para a realização de eventos que possam reunir aglomerações na cidade.

Equipamentos públicos de lazer e cultura ficarão fechados por tempo indeterminado, entre os quais Cidade da Criança, parques ecológicos, biblioteca, zoológico, piscinas públicas e centros de convivência.

O Festival Internacional de Teatro (FIT), realizado em parceria com o Sesc SP, que seria em julho, também foi adiado para o mês de novembro (como "proposta inicial").

Outra medida é a suspensão das aulas na rede municipal de ensino. Segundo a Prefeitura, até a próxima segunda-feira, 23, todas as aulas estarão suspensas. 

O mesmo vale para a rede estadual, cuja determinação veio da Secretaria Estadual de Educação. Faculdades e escolas particulares da cidade já começaram a suspender as aulas nesta segunda-feira.

"O comitê reitera que as medidas preventivas são inadiáveis, mas não há motivo para pânico. Nossa recomendação é que as pessoas que puderem fiquem em casa. Essa é a melhor forma de evitar a propagação da doença. Medidas poderão ser revisadas ao longo da semana", disse o prefeito Edinho Araújo.

Até o momento, Rio Preto registra um caso de coronavírus, em teste realizado pelo Hospital de Base (HB), e que ainda aguarda o resultado da contraprova no Instituto Adolfo Lutz.

De acordo com o site riopreto.dlnews.com.br, a paciente é uma mulher, de 28 anos, residente de Rio Preto, que viajou para Alemanha, França e Bélgica e retornou ao Brasil no dia 10 de março. Ela está em isolamento domiciliar. Ainda conforme o site cidade tem outros 20 casos suspeitos.

Veja as determinações anunciadas pelo Comitê Gestor do Coronavírus:
"1 – As aulas nas escolas municipais serão suspensas por tempo indeterminado a partir do dia 23 de março, seguindo o mesmo protocolo do governo estadual. Pais, mães ou responsáveis por alunos que tiverem dúvidas serão orientados nesta terça e quarta-feira pela direção das escolas. Os pais que puderem, já devem manter os filhos em casa a partir desta terça-feira, sem prejuízo de faltas. Também serão suspensas as atividades de contraturno.
2 – A Prefeitura baixou decreto oficializando as seguintes medidas administrativas:
a) Cancelamento de férias e licença prêmio e de faltas abonadas dos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal por tempo indeterminado.
b) Suspensão do ponto digital em todas as repartições públicas, e orientação para que as empresas prestadoras de serviços ao município adotem o mesmo procedimento.
c) Os servidores com mais de 60 anos, gestantes, portadores de doenças respiratórias crônicas ou imunidade reduzida, com exceção dos profissionais de saúde e segurança, serão liberados para cumprir jornada em casa (sistema de home office).
d) Estão proibidas as aglomerações com mais de 100 pessoas no município. A secretaria da Fazenda já suspendeu a emissão de novos alvarás para eventos.
e) Será disponibilizada uma linha telefônica 0800, operada pela Secretaria Municipal de Saúde e os planos privados de saúde, para tirar dúvidas sobre os sintomas da doença e como proceder caso eles apareçam.
3- Por medida de precaução, equipamentos públicos de lazer, esporte, educação e cultura estarão fechados a partir de amanhã (17), por tempo indeterminado, como a Cidade da Criança, CEU das Artes, Núcleos de Artes, Bibliotecas, CIECC (Planetário), Parques Ecológicos Danilo Santos de Miranda e Joaquim de Paula Ribeiro, Eco Santo Antônio, Zoológico Municipal, Piscinas Públicas, Centros Esportivos, Centros de Convivência de Idosos, Serviço de Convivência de crianças e adolescentes, entre outros.
4 – A viagem do Trem Caipira marcada para o próximo dia 29 está suspensa, e o FIT [Festival Internacional de Teatro], realizado em parceria com o SESC, será adiado (proposta inicial: novembro).
IMPORTANTE
- As informações sobre o coronavírus e as medidas de contenção continuarão sendo atualizadas diariamente pelo Comitê Gestor.
- O Comitê reitera que as medidas preventivas são inadiáveis no plano de contingenciamento da doença, mas não há motivo para pânico.
- Nossa recomendação é de que as pessoas que puderem fiquem em suas casas. Essa é a melhor forma de evitar a propagação da doença."
---------------
⏩ASSISTA AO VÍDEO:
--------
Fonte:
Núcleo Digital
-
---------------

➧EDITADO POR:
CLÓVIS ASSIS ATORES & MÍDIAS
Ator, Jornalista e Redator

➧PUBLICADO EM:
Segunda, 16/03/2020
às 21h59 | Rio Preto, SP

➧MARCADORES:

 >CULTURA, >EDUCAÇÃO, >EVENTOS, >SAÚDE
>SECRETARIA CULTURA-Rio Preto, Festival Internacional de Teatro, FIT
-----------------------
➧ INCENTIVO CULTURAL: