sábado, 22 de agosto de 2020

FESTIVAL | Música, teatro, dança, pintura e ilusionismo marcam os últimos dias do 1º FestFim da Cia. Apocalíptica

Aclamado como um dos maiores eventos online de artes integradas de Rio Preto (SP), o 1º Festival do Fim do Mundo, realizado pela companhia dirigida por Lawrence Garcia, encerra a programação neste fim de semana com um cartaz recheado de atrações ao vivo nas redes sociais. 

'De Longe Também Existe Mágica': show de Kadu Ilusionista acontece no domingo (23) nas redes sociais da Cia. Apocalíptica (Divulgação)

Por Clóvis Assis
22 ago 20, às 20h30

COM 85 HORAS de conteúdo online, o 1º FestFIM – Festival de Artes Integradas do Fim do Mundo finaliza sua primeira edição de atividades culturais neste sábado e domingo (22 e 23/08).

Realizado desde o dia 19 de agosto pela Cia. Apocalíptica ―dirigida pelo multimídia Lawrence Garcia o festival traz ao cartaz mais de 27 atrações, exibidas nas plataformas YouTube, Instagram Facebook da companhia de Rio Preto (SP).

Com diversas atrações interativas a programação deste fim de semana promete agitar os internautas com shows a banda Estação da Luz e Carlos Violeiro; mágica com Kadu Ilusionista; 'Pintura do Fim do Mundo' com o artista plástico Edson Raposeiro; entre outras dezenas de apresentações especiais.

Na live das 15h de hoje, transmitida ao vivo pelas redes sociais da Cia Apocalíptica, os músicos da Estação da Luz - com 15 anos de estrada - apresentaram um repertório de hits que marcaram as décadas de 60 e 70. 
⏩ A banda Estação da Luz foi destaque no FestFim deste sábado (Divulgação)

Ainda neste sábado (22), aconteceram três estreias. Às 17h, o bailarino Jailson Rodriguez, encenou “Camaleão”. Inspirado nas obras do escritor e poeta argentino Jorge Luis Borges, Jaílson trouxe à cena a temática da adaptabilidade do ser humano.

E às 20h, a Cia. Ir e Vir apresentou “Entre Quatro Lives”, um espetáculo virtual baseado na obra homônima de Jean Paul Sartre, ambientado em uma prisão pós-morte, em que a consciência fica ativa dentro de uma live em um jogo existencial eterno.


 O bailarino Jailson Rodriguez encenou “Camaleão” neste sábado (Divulgação)

E daqui a pouco, às 22h será a vez da Cia. Imaginária + Os Cogitadores atraírem o público a, literalmente, entrarem no banheiro da casa para refletirem sobre o momento em que vivemos na peça “Arquitetura Sanitária”. 

Na encenação, o banheiro se transforma em múltiplas metáforas políticas, sociais, sexuais, afetivas que são apresentadas pelos personagens virtualmente.

LITERATURA 

Encerrando a programação do sábado, logo mais às 23h, acontece a leitura comentada “Horas malditas”, com trechos de “Histórias de leves enganos e parecenças de Conceição Evaristo.

Nes
sa atividade, o jornalista Harlen Félix e o professor de literatura André Gomes Ogùnkeyè apresentam obras que representam vozes historicamente silenciadas na literatura. 

No domingo tem apresentação online de dança: 'Dolores'. (Divulgação)

DOMINGO NO FESTFIM

A programação de encerramento do FestFIM, neste domingo (23/08), inicia, ás 9h, com a atividade formativa “Empodera Rio Preto”, com o grupo The Monnas.

Com o objetivo de mostrar toda a força da mulher nas diversas áreas de atuação da vida, a ação traz workshops de dança do ventre e defesa pessoal e bate-papos com temáticas sobre igualdade de gênero, carreira, arte, violência nas relações afetivas, entre outros. A atividade é aberta ao público e acontece no Facebook e Youtube da Cia. Apocaliptica.

Às 12h30, no Instagram a @cia.apocaliptica exibe o último banquete do “Almoço do Fim do Mundo”, com o tema “O 1º de Muitos...”, com a equipe de produção do FestFIM.

Às 13h, Carlos Henrique Violeiro apresenta o show “No som da Viola”, com clássicos do sertanejo raiz. 
Para os amantes das artes plásticas, o artista Edson Raposeiro realiza, às 15h do domingo, a demonstração de trabalho na atividade 'Pintura do Fim do Mundo'. (Foto: Divulgação)

Outra das atrações mais esperadas do último dia do festival é o show de ilusionismo “De Longe Também Existe Mágica”, com Kadu Ilusionista, que acontece às 20h. 

Encerrando a programação do 1º FestFIM, às 21h, o ator Jesser de Souza, que ministrou a atividade formativa “Poéticas para adiar o fim do mundo’’ no FestFIM, conduzirá um bate-papo, junto com os participantes da oficina. 

Em seguida, às 22h, terá a apresentação das criações que aconteceram na atividade formativa. Toda a programação poderá ser conferida pelo grande público no YouTube, Instagram Facebook da companhia. 
1º FESTIVAL DO FIM DO MUNDO 

Com o propósito de fomentar a produção artística de São José do Rio Preto em tempos de pandemia, a Cia. Apocalíptica realiza, de 19 a 23 de agosto, o 1º FestFIM – Festival de Artes do Fim do Mundo

O FestFIM é um festival de artes integradas 100% online, não-competitivo e totalmente online sendo uma realização da Cia. Apocalíptica, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, por meio do Programa Cultura para Todos/Prêmio Nelson Seixas. 

Ao longo do festival foram exibidas 46 atrações em 85 horas de conteúdo, entre Atividades Formativas, Lives, Gravações e Estreias abrangendo diversos segmentos artísticos como: Teatro, Dança, Música, Cinema, Performance, Contação de Histórias, Literatura, Pintura, Videoclipe, Bordado e Graffiti.
-----------

⏩CONFIRA:
PROGRAMAÇÃO COMPLETA 

22/08 (SÁBADO)

19h – “A Fé que Acostumou a Falhar” (dança) | Youtube e Facebook

20h – “Entre Quatro Lives” (Teatro) | Youtube e Facebook

22h – “Arquitetura Sanitária” (Teatro) | ao vivo pelo Zoom, Youtube e Facebook

23h – Leitura Comentada “Horas malditas: Histórias de leves enganos e parecenças, de Conceição Evaristo” (Teatro) | Youtube e Facebook


23/08 (DOMINGO)

9h – “Empodera Mulher Rio Preto on-line” | Youtube e Facebook

10h30 - Oficina “Corpo: Primeiro Ambiente – parte 5” (Dança) | Zoom

12h30 - Almoço do Fim do Mundo | YouTube / Instagram

13h – “No som da Viola” (Música) | Youtube e Facebook

14h - Debate “Entre quatro lives”, “Camaleão” e “Arquitetura Sanitária” | Instagram (Juliana Calligaris)

15h – “Pintura do Fim do Mundo” (Artes Plásticas) | Youtube e Facebook

16h30 – “Dolores” (Dança) | Youtube e Facebook

18h – Bate-papo com Cia. dos Pés | Instagram (com Fernanda Missiaggia)

19h – “...” (Teatro) | Youtube e Facebook

20h – “De Longe Também Existe Mágica” (Mágica) | Youtube e Facebook

21h – Bate-papo com Jesser de Souza | Instagram (Com Lawrence Garcia)

22h – Apresentação das criações da Oficina “Poéticas para adiar o fim do mundo’’ | Facebook / YouTube (Cia. Apocalíptica)

----------------
SERVIÇO:
1º FestFIM 
'Festival de Artes do Fim do Mundo'

➧De 19 a 23 de agosto de 2020
➧Nas redes sociais 
da Cia. Apocalíptica

APOIO:
Secretaria Municipal de Cultura 
de São José do Rio Preto (SP)
Programa Municipal de Fomento à Cultura Nelson Seixas.
----------------