⏩Cena do espetáculo 'A Fé Que Acostumou a Falhar' do Núcleo Arcênico de Criações. (Foto: Bruna Manchini / Divulgação)
➧Por Clóvis Assis
15 ago 20, às 21h30
INSPIRADO NO espetáculo de dança-teatro 'A Fé que Acostumou a Falhar', o documentário 'O Avesso do Altar', do Núcleo Arcênico de Criações, de São José do Rio Preto (SP), foi exibida ao vivo durante a 2ª live de lançamento do projeto, na noite deste sábado (15/8) pelas plataformas digitais.
Dirigida por Alexandre Manchini Jr. a obra audiovisual ―que trata do "sentido da fé em tempos de intolerância religiosa" ―, apresentada agora a pouco (20h), foi acompanhada por dezenas de internautas pelo Facebook/oavessodoaltar e YouTube/NucleoArcenico.
'O Avesso do Altar' foi concebido por registros de cenas audiovisual do espetáculo de dança e teatro A Fé que Acostumou a Falhar mesclado com depoimentos exclusivos de artistas e convidados do Núcleo Arcênico.
Após a exibição do documentário, houve um debate virtual em formato de videoconferência sobre a temática da produção audiovisual independente, reunindo um time de convidados multimídias e também do elenco do documentário.
O bate-papo online, ancorado pelo diretor Manchini Jr., a antropóloga Carolina Capelli e Guilherme Di Curxio, teve a participação de convidados da área audiovisual como o multimídia Jef Telles (Núcleo 2), Marcio Jacovani, Vinicius Dall’Acqua e Zé Tomaz.
"O debate abarca temas atuais e urgentes como fake news, conservadorismo, extremismo político e ataques à arte, à ciência e à educação", declara Alexandre Manchini Jr., ator, pesquisador e diretor do Núcleo Arcênico.
⏩Alexandre Manchini Jr.: ator e diretor do Núcleo Arcênico de Criações.
(Imagem: Reprodução / YouTube)
Produzida de forma independente, a obra tem a assinatura de Manchini Jr. na direção; da mestra em antropologia social Carolina Capelli na concepção do roteiro; e de Guilherme Di Curzio na direção de fotografia e edição de vídeo.
Para a concepção do documentário foram entrevistados artistas, técnicos e produtores culturais do teatro e do audiovisual como Alexandre Manchini Jr., Aguinaldo de Souza, Luis Fernando Lopes, Jorge Vermelho, Homero Ferreira, Malu Oliveira, Larissa Macena, Vinicius Francês e Clarissa Maria.
O trabalho foi contemplado no edital de artes audiovisuais, para circulação, do Prêmio Nelson Seixas 2020, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.
"Por conta da pandemia do novo coronavírus, toda a programação deste projeto, incluindo exibições e bate-papos, acontecem no ambiente virtual", conta o diretor.
⏩Cena do espetáculo 'A Fé Que Acostumou a Falhar' do Núcleo Arcênico de Criações.
(Foto: Bruna Manchini / Divulgação)
O AVESSO DO ALTAR
O documentário “O Avesso do Altar” (2019 - duração 19’55’’), produzido pela Di Curzio Produções Audiovisuais (São José de Rio Preto) com o incentivo do Prêmio Nelson Seixas 2020, para circulação e exibição online.
A obra propõem uma discussão às formações históricas de dominação religiosa no ocidente e seus expoentes patriarcais mais atuais como: institucionalização da bancada evangélica e a opressão à mulher, pautada na construção de uma moralidade e um modo de produção que remontam o início da idade moderna.
Partindo de uma leitura sobre o processo de criação, pesquisa e repercussão de um trabalho de dança-teatro “A fé que Acostumou a Falhar”, lançada em 2018 pelo núcleo de teatro em São José do Rio Preto, o documentário composto por cenas da peça mescladas por falas dos artistas e produtores da obra.
"A proposta é a discussão de temas atuais que transbordam aspectos e acontecimentos locais, mas que se configura na dita 'censura' atual e nos trâmites políticos que cercam o cenário brasileiro contemporâneo, marcado pela produção maciça de fake news, falta de informação, de fomento cultural e educacional e de extremismo político", conclui o diretor Alexandre Manchini Jr..
O documentário permanecerá disponível no canal do YouTube do Núcleo Arcênico depois do lançamento. A primeira sessão online aconteceu dia 8 de agosto, com um bate-papo virtual entre produtores, colaboradores e artistas envolvidos na peça e na obra audiovisual.
ENCERRAMENTO DO PROJETO
Encerrando a programação do projeto, no dia 22 de agosto, às 20h, haverá lançamento de um artigo redigido por Carolina Capelli.
Encerrando a programação do projeto, no dia 22 de agosto, às 20h, haverá lançamento de um artigo redigido por Carolina Capelli.
"Baseado nos questionamentos levantados pelo documentário, a partir de um viés antropológico. O documento será publicado nos perfis do documentário nas redes sociais do Núcleo Arcênico", afirma Capelli.
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⏬ASSISTA AO TEASER:
A FÉ QUE ACOSTUMOU A FALHAR
“A Fé que Acostumou a Falhar” estreou em agosto de 2018, depois de um ano de pesquisa, no qual seus artistas se debruçaram sobre suas próprias experiências relacionadas à fé, tratando a dicotomia entre a “fé que nos salva” (ou seja, nos nutre para seguir em frente e nem sempre é de natureza religiosa) e a “fé que nos mata” (a qual, em sua maioria, mistura doutrina religiosa e doutrina político-eleitoral).
Contemplada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura, a peça circulou por cidades do interior paulista e foi alvo de tentativas de censura. Na época, o grupo chegou a receber ataques nas redes sociais.
Contemplada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura, a peça circulou por cidades do interior paulista e foi alvo de tentativas de censura. Na época, o grupo chegou a receber ataques nas redes sociais.
Além das apresentações no âmbito do ProAC, o espetáculo marcou presença em diferentes festivais e unidades do Sesc São Paulo, e teve duas apresentações no Centro de Referência da Dança (CRD), na Capital.
O documentário O Avesso do Altar começou a ser gravado durante a temporada de oito apresentações de “A Fé que Acostumou a Falhar” realizada em setembro de 2018, na Swift, em São José do Rio Preto.
O documentário O Avesso do Altar começou a ser gravado durante a temporada de oito apresentações de “A Fé que Acostumou a Falhar” realizada em setembro de 2018, na Swift, em São José do Rio Preto.
Entre as inúmeras reflexões, os artistas repercutem os ataques recebidos na época das apresentações na cidade de Buritama (SP), onde moradores reagiram negativamente ao trabalho e tentaram impedir a realização da segunda sessão por conta da nudez.
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⏩SERVIÇO:
Documentário
Documentário
'O Avesso do Altar'
Com bate-papo sobre
produção audiovisual independente
➧COMO ASSISTIR:
➧Classificação: 16 anos
Duração: 17’45”
➧Realização:
Núcleo Arcênico de Criações
Di Curzio Produções Audiovisuais,
APOIO: Prêmio Nelson Seixas 2020
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