sábado, 24 de outubro de 2020

PESSOAS | 'Mais ação, cultura e transformação': defende Valter Arantes na campanha a vereador em Rondonópolis - MT

Candidato pela coligação liderada pelo prefeitável Thiago Muniz e pelo vice Ibrahim Zaher (PSB), o fotógrafo, produtor cultural e colunista social assume novo desafio: o de ser o porta-voz da população na Câmara Municipal de Rondonópolis.
VALTER ARANTES: "Tive uma infância difícil. Mas, união, amor e fé nunca faltou na família". (Foto: Reprodução/Instagram)


Por Clóvis Assis
24 out 20, às 21h50

CANDIDATO a vereador por Rondonópolis (MT), o fotógrafo Valter Arantes (PSB), de 51 anos, sabe bem o valor que tem o trabalho, a cultura e a educação na formação humana e política dos cidadãos brasileiros.

Nascido na cidade de Cáceres (MT), o quinto filho de sete irmãos (hoje, todos artistas e/ou arte-educadores) criados sob a educação exemplar da mãe, a costureira Paula Arantes, já passou por momentos difíceis junto à família - contudo trabalhou muito para alcançar seus sonhos e tornar-se o homem que é hoje. "Infância difícil foi a nossa. Mas, união , amor e fé nunca nos faltou", declarou ele.

Quando mudou-se, aos cinco anos de idade, com a família para a terra de Rondon, ainda na década de 60, imediatamente apaixonou-se pela cidade, a qual tornou-se alicerce para seu crescimento e formação como renomado fotógrafo profissional. 

Trazendo consigo o desejo de ajudar, servir as famílias e os amigos, Valter começou a trabalhar na adolescência aprendendo desde cedo o significado da palavra empatia.

"Sempre digo que sou muito grato a educação que minha mãe deu aos sete filhos. Valores e virtudes que me acompanham por toda a vida", conta o fotógrafo, que atua também como produtor cultural e colunista social do jornal A Tribuna MT.
VALTER ARANTES: Um homem do povo sabe bem o que o povo necessita. (Foto: Reprodução/Instagram)

'Representando o novo, 
serei fiscal do povo', almeja Arantes

Esse rondonopolitano de coração, com 35 anos de carreira profissional (e mais de duas décadas de dedicação ao serviço social) é considerado, hoje, um dos mais atuantes protagonistas da cena cultural, social, artística e política - reconhecido não só na região de Rondonópolis, mas também no Estado de Mato Grosso.

Seu nome, frequentemente citado na imprensa e nas rodas das elites social e cultural, ganha novo foco nas multimídias e nas redes sociais 
por conta dos holofotes voltados, mais uma vez, a sua candidatura a vereador pelo Partido Socialista Brasileiro - PSB.

Candidato pela coligação “Unir para Crescer”, liderada pelo prefeitável Tiago Muniz e pelo vice Ibrahim Zaher (PSB), Valter assume protagonizar este novo desafio: o de ser o porta-voz da população na Câmara Municipal de Rondonópolis pelos próximos quatro anos.

"Representando o novo, serei fiscal do povo", declara o candidato, convicto de suas atribuições enquanto vereador (quando eleito for pela população) para unir forças junto aos colegas na administração da casa legislativa do município. 

Valter tem a consciência de que o papel de vereador, como representante do povo e no exercício desta função, tem o dever de identificar as preocupações coletivas da sociedade e levá-las para o debate na Câmara. 

"Como conhecedor dos problemas do município, poderei indicar soluções ao prefeito e/ou apresentar Projetos de Lei que ajudem a desenvolver o município em vários setores", reconhece Valter.

Tarefa árdua. Mas os protagonistas da vida real são assim: combatentes, ousados, criativos e empreendedores. Não têm medo de arriscar, nem de errar - e não desistem jamais de seus objetivos e ideais. 

E são obstinados. Como vereador Arantes quer defender seu povo, sem se perder de seus princípios, sempre atento ao crescimento da cidade, focado não só a ouvir, mas também a atender aos anseios e reivindicações da comunidade. “Mais ação e transformação! Nosso povo merece respeito”, defende ele.

Misturando arte com ativismo político: é assim que esse estadista, que ocupou o cargo de presidente do PSB regional por longos anos, pretende abraçar a campanha a vereador propondo soluções aos problemas que a população, de todas as classes sociais, enfrenta para sobreviver.

Para o candidato, à medida com que o tempo passa as artes assumem dimensões políticas e sociais fundamentais na busca de benfeitorias, que atendam a toda a comunidade. 

'A arte está e todos os lugares do cotidiano', diz o fotógrafo

Em sua gestão como vereador, Valter Arantes pretende fazer uso de ferramentas que conhece bem: como a Arte, a Educação e a Cultura. 

"Todo ser humano dotado de sensibilidade artística e com as faculdades intelectuais aguçadas podem ajudar o povo a lidar com a divisão política, e as incertezas que ora dividem a sociedade, pelos extremismos ideológicos de esquerda e de direita", acredita ele.

E consciência política é o que não lhe falta. Pois, como cidadão do povo, ele sabe bem os desafios que tem de enfrentar não só como candidato durante a campanha, mas principalmente como parlamentar eleito. Contudo
 ele tem a certeza que poderá contar com o voto dos eleitores rondonopolitanos nessa jornada. 

E para tal ato, ele não se intimida. Acostumado a superar desafios ao longo de sua vida pública e profissional, o futuro vereador não se amedronta diante dos obstáculos.

Desde a adolescência, ao longo de seu crescimento pessoal e profissional, Valter superou batalhas e alcançou muitas vitórias em seus projetos seja no âmbito cultural, social, empresarial e político, essencialmente no que corresponde ao amparo aos mais vulneráveis.
Ver essa foto no Instagram

Meu cotidiano. Minha realidade!!!

Uma publicação compartilhada por Valter Arantes (@valter_arantes) em


'Meu cotidiano, minha realidade'

Esta é a segunda vez que Valter Arantes coloca seu nome à candidato a vereador, para trabalhar pelo povo de Rondonópolis. Nas eleições de 2016 ele concorreu à uma vaga no legislativo, e apesar de bem votado faltou pouco para se eleger, ficando como primeiro suplente.

A experiência política adquirida durante a campanha daquele ano, por meio de sensível observação e conhecimento adquirido, foi para Valter uma prática de extrema importância que o fez perceber de perto as dificuldades e os anseios do povo.

Solidário aos problemas básicos e ao bem estar de muitas comunidades carentes, como vereador eleito Arantes promete servir à população nas áreas do emprego, da educação, da saúde, da habitação, da alimentação, da cultura, dentre outros setores da gestão pública, e especialmente na luta de várias causas sociais.

Não é a toa que ao longo dos anos Arantes tem se dividido entre suas realizações pessoais e profissionais, dedicando parte de sua vida à prestação de serviços humanitários.

Sua generosidade e capacidade de se colocar no lugar de seus semelhantes o faz mais forte para encarar os desafios ante as adversidades e as necessidades humanas.

Serviço social: 
30 anos de dedicação

Como agente da Pastoral da Sobriedade da Diocese Católica de Rondonópolis, Valter tornou-se um ativista em apoio aos familiares de dependentes químicos, que enfrentam o vício das drogas e do álcool.

Há mais de 30 anos ele tem prestado serviços voluntários ao auxílio de dependentes, compromissado com a prevenção, internação, tratamento e até a reinserção social pós recuperação.

“Sempre tive admiração pelos meus semelhantes. Suas qualidades, defeitos, virtudes, carências, sonhos... ou seja pela 
alma de nosso povo, pela simples existência na vida”, diz sensibilizado o artista, futuro vereador.

Por ser este ser humano de alma limpa e um político determinado e por toda a sua coragem e humildade é que Valter Arantes é atualmente um dos maiores nomes para representar o povo na Câmara Municipal de Rondonópolis. 

“Mais ação e transformação”, complementa Arantes, anunciando que a Cultura e a Educação são suas principais bandeiras, que ele acredita são alicerces fundamentais para os pilares básicos de formação humana, politica e para o bem estar social de toda a comunidade.

"Quero ter o compromisso com o social, arte, cultura, saúde, habitação e infraestrutura. Conto com o seu apoio. Quero ser o seu representante na Câmara", convoca Valter Arantes, solicitando o engajamento de todos os eleitores rondonopolitanos.
Fotógrafo e artista: 
Arantes atua em várias frentes das artes e da cultura

Além de fotógrafo e colunista social do jornal A tribuna, o inquieto Valter Arantes destaca-se como artista e produtor cultural dedicando-se ao teatro, às artes plásticas, à literatura, à direção de videoclipes, exposições fotográficas, direção de espetáculos, criação de figurinos, além da produção de megafestas temáticas de casamento, debutantes, aniversários, etc.

Ao longo destes 35 anos de carreira realizou e produziu peças com atores globais, shows internacionais (dentre esses o da cantora italiana Mafalda Minozzi), concursos de misses, desfiles-show, além de ter revelado artistas mato-grossenses, misses e top models ao mercado internacional e nacional.

ARTES LITERÁRIAS

Nas artes literárias, Arantes publicou dois livros e já concluiu o terceiro, que está em fase de produção: Rosa Bororo, que pretende lançar em breve, no qual faz um resgate da história do município de Rondonópolis anos antes de sua emancipação política.

Há exatos 18 anos, quando Rondonópolis completava 50 anos, Arantes editou sua primeira literatura de fotografias, "Rondonópolis, uma Estrela de Cinco Décadas", em homenagem à cidade.

Sua segunda obra, "Maria Sete Volta(s)", lançada em 2007, contou com a participação das atrizes Milena Toscano, Totia Meireles, Silvia Pfeifer, Vanessa Machado, Babi Xavier, Flávia Monteiro e Lady Francisco, que foram fotografadas por Valter em sessão exclusiva no Hotel Glória (Rio de Janeiro).
----------------------
(Por Clóvis Assis)
---------------------