quarta-feira, 30 de setembro de 2020

CIA. IMAGINÁRIA | Inspirado no drama real da atriz Vanessa Cornélio, 'Abdução' de Tauã Teixeira aborda o identitarismo e outros temas sociais

O projeto 'Abdução - Ensaios sobre Identidade, Industrialização e Vida Alienígena', que aborda o identitarismo, a indústria da saúde e da higiene traz a apresentação online do espetáculo homônimo a realização da Oficina Escritura do Risco.
Com performance de Vanessa Cornélio, Cia. Imaginária apresenta o espetáculo 'Abdução' (Fotos: Divulgação)

➧Por Clóvis Assis
30 set 20, às 21h25

A TRUPE da Cia. Imaginária, de Rio Preto (SP), estreia em outubro o projeto 'Abdução - Ensaios sobre Identidade, Industrialização e Vida Alienígena', que aborda o identitarismo, a indústria da saúde e da higiene, da moda, da pornografia, dentre outros temas sociais polêmicos da atualidade.

No programa deste projeto constam além da apresentação online do espetáculo homônimo a realização da Oficina Escritura do Risco, que será ministrada pelo dramaturgo Tauã Teixeira, via plataforma Zoom, em duas turmas (dias 1º e 3 de outubro e outra dias 2 e 4 de outubro, das 19h às 21h).

As inscrições gratuitas para a oficina de dramaturgia estão abertas. Quem se interessar no aprendizado e nas técnicas da escrita, basta se inscrever no formulário pelo link docs.google/escrituradoriso.
Cia. Imaginária apresenta o espetáculo do projeto 'Abdução' (Fotos: Divulgação)

'ABDUÇÃO'

RESULTADO de um longo processo de criação, com texto assinado por Tauã Teixeira e direção da atriz Maria Amélia Farah, da premiada Companhia Hiato, o espetáculo 'Abdução', da Cia. Imaginária, traz ao palco a performer, atriz e ativista PCD, Vanessa Cornélio. A peça conta ainda com edição de Soraia Costa e direção de som de Márcio Jacovani

Contemplado com o Prêmio Municipal Nelson Seixas 2020 da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, a história central de 'Abdução'  parte do drama real vivido pela atriz própria intérprete do espetáculo Vanessa Cornélio.

O roteiro se baseia em um acidente de carro que a artista rio-pretense ―diretora do Asa de Borboleta Performance Art sofreu há 26 anos e que mudou completamente sua vida, deixando-a de cadeira de rodas.

"Abdução é na verdade uma metáfora da vida real de uma personagem real. Como se ela [Vanessa] tivesse sido abduzida dessa estrutura normativa social para uma outra mais identitária", diz Tauã Teixeira, explicando a ideia central do nova produção do coletivo artístico.

"Então, através dessa ficcionalização da biografia de Vanessa, transformamos o que é real em ficção. E ao metaforizar a verdade chegamos a outras metáforas possíveis para o termo 'abdução' como por exemplo neste momento de pandemia estarmos 'abduzidos' dentro de nossas casas, pelo sistema jurídico e penal, e pela própria linguagem", conceitua.

O roteiro concebido pelo escritor Tauã Teixeira ―considerado um dos mais jovens expoentes da dramaturgia paulista chamou a atenção de especialistas em artes cênicas, atraindo críticas positivas de importantes profissionais da cena brasileira como Janaína Leite, Jô Bilac, Débora Duboc e Marco Prado

De acordo com ele, 'Abdução' é resultado de um longo movimento de construção, levando a um acontecimento que integra a performance, teatro, biografia, ficção, documentário e ensaio filosófico, "numa mistura simultaneamente coerente e inusitada".

"O projeto busca romper barreiras e mostrar que é possível a criação de um teatro brasileiro contemporâneo no interior do Estado de São Paulo, e no interior do País, de um modo geral", conclui o dramaturgo.
Cia. Imaginária apresenta o espetáculo do projeto 'Abdução' (Fotos: Divulgação)

PRÊMIO NELSON SEIXAS 

A Companhia Imaginária é uma das muitas companhias contempladas pelo Prêmio Nelson Seixas 2020. 

O Prêmio, promovido pela Prefeitura de Rio Preto através da Secretaria Municipal de Cultura, estimula a produção e circulação de espetáculos de teatro, dança, música, cultura negra, hip-hop, festivais e mostras, literatura, artes visuais e escolas de samba, cumprindo um papel importante no fomento à cultura da cidade.

"E este prêmio de incentivo à cultura rio-pretense é especialmente importante neste ano, em que tantos festivais foram adiados ou cancelados, incluindo o Festival Internacional de Teatro de Rio Preto", declara o dramaturgo Tauã Teixeira.

-----------
⏩SERVIÇO
Abdução - Ensaios sobre identidades, industrialização e vida alienígena

OFICINA ESCRITURA DO RISCO 
com Tauã Teixeira. 
➧Turma 1 - 1 e 3 de outubro 
➧Turma 2 - 2 e 4 de outubro 
➧Horário: das 19 às 21h
>Pela plataforma Zoom

Plataforma Zoom 
➧Primeira transmissão, 
30 de novembro (eclipse lunar), 
às 22h30. 

Segunda transmissão: 
1 de dezembro 
às 22h30. 

Bate papo no zoom
Entre a equipe e os convidados: 
Estela Lapponi, Janaina Leite, 
Jô Bilac, Alexandre Manchini 
e Homero Ferreira 
➧Dia 4 de dezembro 
-às 21h.
---------------------