sexta-feira, 7 de outubro de 2016

CINEMA | 'Mostra Mazzaropi' é tema do Ciclo de Cinema, em Rio Preto/SP

Ciclo de Cinema de Rio Preto terá exposição, palestra e a Mostra Mazzaropi

Evento cultural será realizado de 10 a 13 de outubro, em parceira da Secretaria Municipal de Cultura com a Oficina Fred Navarro. <<Arte/divulgação>>

Da Redação
Atores & Mídias
A Secretaria de Cultura de Rio Preto, em parceria com a Oficina Cultural Fred Navarro, promove, do dia 10 a 13 deste mês, o ciclo de cinema brasileiro: Mostra Mazzaropi. 

O evento reúne exposição, palestra e mostra de filmes. Os organizadores informam que o objetivo é reverenciar e discutir a produção cinematográfica do fenômeno de bilheteria da história do cinema brasileiro, Amácio Mazzaropi. A palestra será com Celso Sabadin, jornalista e crítico de cinema há mais de 30 anos. Ele vai falar da "Formação da Cultura Paulista e o Sucesso de Mazzaropi". 

Na análise, ele também aborda a imigração estrangeira e o êxodo rural rumo à capital a partir da segunda metade do século XX, quando desponta a figura de Mazzaropi como contraponto ao Jeca da literatura de Monteiro Lobato. E, desta forma, o palestrante, propõe esmiuçar os motivos que fizeram o ator e produtor Amácio o maior fenômeno de bilheteria do cinema brasileiro. 

A exposição reúne fotos e cartazes de épocas de importantes filmes do cineasta, como "Jeca contra o Capeta", "Betão Ronca Ferro", "Tristeza do Jeca", " O Corintiano" e "Casinha Pequenina". Na mostra de filmes serão exibidos: "O gato de madame", "Casinha Pequenina", "Jeca Tatu", " O puritano da rua Augusta" e "O Corintiano".

SERVIÇO:
Oficina Cultural Fred Navarro
Praça Cacilda Becker, s/n,
Casa de Cultura Dinorath do Valle
São José do Rio Preto/SP.

 Tel:(17) 3234-2405
frednavarro@oficinasculturais.org.br
www.facebook.com/ocfrednavarro.

PALESTRA: 
A formação da cultura paulista e
o sucesso de Mazzaropi
Palestrante: Celso Sabadin

Dia 10/10 – segunda-feira – 18h30
Classificação: 14 anos
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibladi Neto
Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema há mais de 30 anos. Escreve para os portais Planeta Tela e 100% Vídeo, para o Jornal ABI e para a Revista de Cinema. Foi crítico cinematográfico da CBN, Rádio Eldorado, TV Gazeta, TV Cultura, Folha da Tarde e revistas Claudia e Vídeo Mercado. Foi apresentador da Rede Bandeirantes, Band News e Canal 21, cobrindo diversos festivais nacionais e internacionais de cinema. Autor de três livros sobre cinema e diretor do longa-metragem "Mazzaropi".

PROGRAME-SE:


CONFIRA o que você pode ASSISTIR:


Exposição: 

Mazzaropi em Cena

10 a 13/10 – segunda a quinta-feira.

9h às 21h / Classificação: livre

Local: Casa de Cultural Dinorath do Valle



Mostra de Filmes: 

OBRAS DE MAZZAROPI

10 a 13/10 – segunda a quinta-feira.


FILMES 
em
CARTAZ:
Sai da frente (1952) 
10/10 – segunda-feira – 20h30
Local: Praça Cacilda Becker
SINOPSE: Primeiro filme de Mazzaropi, "Sai da frente" mostra um dia na vida de um dono de caminhão que, para fazer uma mudança de São Paulo para Santos, se envolve em inúmeras confusões com burocratas, policiais, motoristas e uma artista de circo. Direção: Abílio Pereira de Almeida.

O gato de madame (1956)
11/10 – terça-feira – 20h30
Local: Praça Cacilda Becker
SINOPSE: Comédia sobre um engraxate que se envolve casualmente com uma quadrilha de bandidos ao encontrar um gato perdido cuja proprietária oferece uma promissora gratificação a quem devolvê-lo. Direção: Agostinho Martins Pereira.

Jeca Tatu (1959)

12/10 – quarta-feira – 19h
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto
SINOPSE: Jeca é um roceiro que tem sua propriedade ameaçada pela ganância de um latifundiário. Agora ele terá de usar todo seu jeito matreiro para conseguir seu cantinho de terra. Direção: Milton Amaral.


Casinha pequenina (1963)
12/10 – quarta-feira – 20h30
Local: Praça Cacilda Becker
SINOPSE: Um rico fazendeiro, na época do Brasil Império, é chantageado por uma dama. Para se livrar dela, envolve os pobres colonos em uma trama diabólica. Direção: Glauco Mirko Laurelli.

O puritano da rua Augusta (1965)

13/10 – quinta-feira – 19h
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto
SINOPSE: Pai de família que enlouquece os filhos com seu conservadorismo extremo muda radicalmente de comportamento ao sofrer um ataque do coração. Direção: Amácio Mazzaropi.

O Corintiano (1966)
13/10 – quinta-feira – 20h30
Local: Praça Cacilda Becker
SINOPSE: Manuel é um torcedor fanático do Corinthians. Barbeiro por profissão, ele vive tendo problemas com os vizinhos e a família por conta de sua paixão descontrolada pelo Timão. Direção: Milton Amaral.