quinta-feira, 6 de outubro de 2016

DRAMATURGIA | Fernando Bonassi, roteirista de 'Supermax'(Globo), em Atores & Mídias

Escritor Fernando Bonassi fala de suas obras polêmicas: 'Supermax', da Globo; e o livro 'Luxúria'.

O Roteirista Fernando Bonassi, em entrevista a Márcia Regina, posa para o blog Atores & Mídias, durante seu workshop para escritores, na Oficina Cultural Fred Navarro, em Rio Preto/SP <<foto: arquivo/atores&midias>>


Da Redação
Atores & Mídias


O roteirista Fernando Bonassi, quando esteve em Rio Preto/SP, há um ano, para ministrar o Workshop para Roteiristas – a convite da Oficina Cultural Fred Navarro –, já havia anunciado a Atores & Mídias o lançamento de suas novas obras:  o livro'Luxúria' ‘Supermax’(Globo, terças, às 23h) - série de suspense, com criação e roteiro assinados por ele, em parceria com Marçal Aquino.
>>A produtora de Atores & Mídias Márcia Regina, conversou com Fernando Bonassi, na OC Fred Navarro. CONFIRA:
Ao posar para 'selfie', Fernando Bonassi se diverte com a turma do seu Workshop para Escritores e Roteiristas, na Oficina Cultural Fred Navarro, em Rio Preto/SP <<Foto: arquivo/atores&mídias>>
Há pouco mais de um ano o roteirista Fernando Bonassi esteve em São José do Rio Preto/SP, ministrando o workshop “Escrita de Roteiros Para Cinema e TV’, para dramaturgos, diretores e artistas da região noroeste paulista. No curso, realizado pela Oficina Cultural Fred Nvarro, de 02 a 24 de setembro de 2015, ele abordou questões como rascunho do projeto, tratamento de roteiro, sequência e edição. 

Durante as aulas em Rio Preto, Bonassi havia anunciado, em entrevista a Atores & Mídias, que em breve lançaria seu novo livro “Luxúria”, e que também estaria prestes a estrear na TV Globo seu novo trabalho: a série “Supermax” – roteirizada por ele, em parceria com Marçal Aquino. (Saiba mais sobre o livro 'Luxúria' e a série Supermax' em matérias abaixo).

O Mestre Bonassi
Longe de se levar pelas tramas políticas e/ou policiais, sejam elas de sua ficção ou da nossa realidade, Fernando Bonassi mostrou-se um artista muito mais que um gênio da dramaturgia. "Ele é um homem simples, que dispensa protocolos quando o assunto são convenções sociais", elogiou a produtora Márcia Regina, que o entrevistou durante o curso de roteiristas, em Rio Preto/SP. 

E que o diga nós, seus alunos, que convivemos com ele por alguns dias, ou poucas horas, como seus aprendizes. "Ele é um mestre generoso, que reserva tempo suficiente para ensinar, orientar e dirigir seus alunos, não só empenhado em revelar e profissionalizar novos roteiristas, mas principalmente na formação de escritores e artistas criadores. 

"Perfeccionista , centrado, divertido, humilde e de extrema sabedoria, aberto a ensinar os segredos de sua  arte e de seu sucesso", elogiou Márcia Regina, “Um homem humilde, profissional e de grande sabedoria”, resumiu ela. 

Fernando Bonassi é roteirista, dramaturgo, cineasta e escritor de diversas obras. Corroteirizou filmes como “Cazuza – O Tempo Não Para”, de Sandra Werneck e Walter Carvalho, e “Estação Carandiru”, de Hector Babenco. Na TV, trabalhou no roteiro de “Castelo Rá-Tim-Bum” e “Mundo da Lua”, da TV Cultura, e nas minisséries globais “O Caçador” e “Força-Tarefa”. Assinou duas colunas no jornal Folha de S.Paulo.

Tem diversos prêmios como roteirista no Brasil e no exterior, além de obras literárias adaptadas para o cinema e textos em antologias na França, Estados Unidos e Alemanha. 
 
Sobre 'LUXÚRIA' 
- o livro: 
O livro critica as relações de trabalho, o sistema de saúde, a educação pública e a religião.

Fernando Bonassi afirmou que escreveu a obra “Luxúria”, enquanto trabalhava como roteirista na TV Globo. “Escrevia o livro à noite, quando chegava em casa, após horas de dedicação o roteiro de “Supermax” – a história de um presídio de segurança máxima na Amazônia –, que escrevi a quatro mãos com o Marçal, com quem eu trabalho bastante. Então, tive que dividir o tempo, é normal. Por isso o livro demorou dois anos para ficar pronto”, conta Bonassi. 

“Luxúria” foi lançado oficialmente em outubro de 2015. Porem a série Supermax, que estava prevista para estrear no ano passado foi adiada, vindo a ser exibida na Rede Globo a desde o último dia 20 de setembro, com previsão para terminar dia 29 de novembro deste ano.

Quando Bonassi terminou de escrever Luxúria, ano passado, a ascensão da nova classe C parecia anunciar um futuro de plena prosperidade no Brasil e a crise do abastecimento de água nas metrópoles do país soaria como ficção. “Agora, no entanto, esta fábula contemporânea, sobre uma família comum, com ambições comuns, mas cujas escolhas aos poucos a leva a um cenário apocalíptico, parece anunciar os impasses desse Brasil em que progresso significa consumo”, afirma Bonassi. No livro ele narra a história da família de um metalúrgico inebriado pelo crédito fácil em um “momento histórico de prosperidade”, como alardeiam as propagandas do governo.

O metalúrgico, que mora em uma casa financiada, com carro financiado e eletrodomésticos financiados – decide construir uma piscina no quintal de casa. "E essa decisão, aparentemente banal, vai expor as bases instáveis em que se assenta a normalidade da classe média, num equilíbrio fraco entre a pobreza e o bem-estar, entre a família feliz e a tragédia", comenta Bonassi.

O livro critica as relações de trabalho, o sistema de saúde, a educação pública e a religião. A tecnologia também tem papel fundamental para a tensão que vai levando o leitor ao clímax. Ou seja o argumento de sua obra é um tema muito atual e que retrata o momento político de frustrações, mentiras e enganos, aos quais estamos atualmente submetidos.

Sobre 'SUPERMAX' 
- a série: 
Foto: divulgação Gshow/TV Globo

Em Supermax, doze participantes de um reality show são confinados em uma prisão de segurança máxima. Mais do que a busca pelo prêmio de R$ 2 milhões, todos compartilham também de um passado em comum e, além dos mistérios que cercam o local, terão que lidar com os seus próprios fantasmas e medos.

Mariana Ximenes, Cléo Pires, Fabiana Gugli, Erom Cordeiro, Maria Clara Spinelli e Bruno Belarmino formam o elenco de Supermax. A direção dos episódios é de José Alvarenga (Divã).

Os doze participantes deverão se submeter às provas apresentadas pelo programa para garantirem o prêmio de dois milhões de reais

A primeira temporada de Supermax, um reality show jamais visto na televisão brasileira! Com uma proposta inovadora, o programa abrigará doze participantes em um presídio de segurança máxima localizado no coração da floresta Amazônica. Vai ser impossível desgrudar os olhos da telinha e não torcer pelo seu competidor preferido. Mas antes, fique por dentro das regras do jogo!

Imagem/Arte: Divulgação/Gshow