quarta-feira, 12 de outubro de 2016

CINEMA | Celso Sabadin fala sobre Mazzaropi no 'Ciclo do Cinema' de Rio Preto/SP

'Mazzaropi é o maior fenômeno de toda a história do cinema brasileiro', afirma o crítico Celso Sabadin.

O crítico de cinema Celso Sabadin é o convidado do 'Ciclo do Cinema Brasileiro | Mostra Mazzaropi', que acontece nesta semana, de 10 a 13 de outubro, em Rio Preto/SP. Realização de Secretaria Municipal de Cultura e da Oficina Cultural Fred Navarro. <<foto: Marcia Regina>> 
Por Clovis Assis
AtoreS&MídiaS
com reportagem
de Márcia Regina 

Nem ‘Tropa de Elite', nem 'Os Dez mandamentos', que seriam dois dos filmes, divulgados recentemente pela imprensa, como os prováveis maiores sucessos de bilheteria nos últimos anos no Brasil.

Segundo o critico de cinema Celso Sabadin, o conjunto das obras cinematográficas do cineasta Mazzaropi, produzidas entre as as décadas de 1950 a 1980, é que ainda ostenta o topo do ranking de maior fenômeno do cinema nacional, até os dias atuais. “Mazzaropi tem o recorde de público e bilheteria da historia do cinema nacional”, ressalta o crítico.

Sabadin é um dos convidados do 'Ciclo do Cinema Brasileiro | Mostra Mazzaropi', que acontece de 10 a 13 de outubro, em São José do Rio Preto/SP, com realização de Secretaria Municipal de Cultura e da Oficina Cultural Fred Navarro,
“A partir da metade do século 20, já despontava a figura de Mazzaropi como contraponto imagético do Jeca advindo da literatura de Monteiro Lobato”, revelou Celso. <<imagem: internet/Mistura Urbana>>
Na segunda-feira(10), Celso palestrou sobre a Obra de Mazzaropi à uma seleta plateia – formada por cineastas, artistas profissionais, estudantes e também para admiradores da arte do cinema (e claro, para o grande público). Ele discursou sobre as origens do cinema no Brasil, em comparação aos dias atuais. Neste encontro, ele esmiuçou os motivos que fizeram do ator, produtor e diretor Amácio Mazzaropi o maior fenômeno de bilheteria de toda a história do cinema brasileiro.
Celso palestrou sobre a Obra de Mazzaropi à uma seleta plateia – formada por cineastas, artistas profissionais, estudantes e também para admiradores da arte do cinema <<foto Marcia Regina>>
A análise crítica de Celso Sabadin abordou a formação da cultura caipira, a imigração estrangeira e o grande êxodo rural rumo à capital a partir da segunda metade do século 20. “Nesta época já despontava a figura de Mazzaropi como contraponto imagético do Jeca advindo da literatura de Monteiro Lobato”, revelou Celso.
Marcia Regina com a Técnica Cultural Bárbara Guirado, a Coordenadora da OC Fred Navaro Mara Lima, e a Assistente Cultural Guiomar Homem de Mello, na sala de exposição dos registros fotográficos e artísticos de Mazzaropi . <foto: a&m>>
No evento oficil de abertura do ‘Ciclo do Cinema Brasileiro/2016, dia 10, que aconteceu na Casa de Cultura Dinorah do Vale, em Rio Preto, estiveram presentes os realizadores parceiros deste projeto, como o Secretário de Cultura Municipal Fernando Melgar e a Coordenadora da OC Fred Navaro Mara Lima, que esteve junto a sua equipe de produção: a Técnica Cultural Bárbara Guirado e a Assistente de Administradora Cultural Guiomar Homem de Mello.

CELSO SABADIN, 
Critico de cinema
Jornalista, publicitário, crítico de cinema, e, desde 2013, também cineasta. Essas são as múltiplas atividades de Celso Sabadin, um dos nomes mais ativos do jornalismo cinematográfico brasileiro. Na ativa desde 1979, já passou pelos mais diversos veículos, seja no rádio, televisão, revista, jornal e online. É autor dos livros Vocês ainda não ouviram nada: A barulhenta história do Cinema Mudo e Éramos Apenas Paulistas, além de ser membro da ABRACCINE – Associação Brasileira de Críticos de Cinema – e da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte. Lançou seu primeiro trabalho como cineasta, o documentário Mazzaropi, que foi exibido nos festivais de Lisboa, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e na Seleção de Filmes, no Rio Grande do Sul
A  produtora de AtoreS&MídiaS Márcia Regina após um bate papo descontraído com o crítico, entusiasmou-se: "Sabadin é um critico importantíssimo para nossa atualidade, fonte de conhecimento para a continuidade da produção Sétima Arte no Brasil", elogiou Márcia. <<foto: a&m>>
Celso Sabadin é Publicitário graduado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e jornalista pela Fundação Cásper Líbero. Especializou-se em jornalismo cinematográfico a partir de 1979.

Foi crítico de cinema em diversos veículos, entre eles Folha da Tarde, Jornal do Vídeo, cadernos de vídeo dos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, além das revistas Cláudia, Vídeo Mercado, Vídeo Business, Íris Foto, Vídeo News, Classe News e Ver Vídeo. Produziu e apresentou programas sobre trilhas sonoras de cinema nas rádios USP, Brasil 2000 e 89FM.

De 1989 a 2001 foi apresentador, roteirista e crítico de cinema na Rede Bandeirantes, atuando tanto na Rádio e na TV Bandeirantes, e nos canais Band News e Canal 21.

Cobre Festivais nacionais e internacionais de Cinema desde 1990. Foi curador e produtor da Mostra Cine Santander España e do Festival Cinema do Coração.

Atualmente, além de ministrar cursos livres de cinema, é crítico de cinema da TV Cultura (Programa Zoom), dos sites Cineclick, Yahoo, 100% Vídeo e Planeta Tela, da Revista de Cinema, e da Rádio Bandeirantes. Presta também serviços de assessoria de imprensa para filmes brasileiros e festivais de cinema através de sua empresa Planeta Tela Comunicações.

É curador do Brazilian Film Festival of Toronto, membro da APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte, e Patrono do IBAC - Instituto Brasileiro de Arte e Cultura no segmento de Cinema.

É autor dos livros Vocês Ainda Não Ouviram Nada - A Barulhenta História do Cinema Mudo (atualmente na 3a. edição, pela Summus Editorial) e Éramos Apenas Paulistas, pela Imprensa Oficial do Estado.
CICLO DE CINEMA BRASILEIRO: MOSTRA MAZZAROPI
10 a 13/10 – segunda a quinta-feira
Livre / Praça Cacilda Becker, S/Nº 
Chácara Municipal

Serão exibidos seis filmes de Amácio Mazzaropi: “Sai da frente”, “O gato de madame”, “Casinha pequenina”, “Jeca Tatu”, “O puritano da Rua Augusta” e “O corintiano”. As exibições acontecerão na Praça Cacilda Becker e no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto


SERVIÇO:
Oficina Cultural Fred Navarro
Praça Cacilda Becker, s/n,

Casa de Cultura Dinorath do Valle
São José do Rio Preto/SP.

 Tel:(17) 3234-2405

frednavarro@oficinasculturais.org.br
www.facebook.com/ocfrednavarro.