sexta-feira, 3 de agosto de 2018

ASPAS | 'Pedir volta da ditadura é absurdo', diz Oswaldo Montenegro, que vem a Rio Preto com o show 'Serenata'


Saudosismo só na esfera musical, politicamente não: 'ditadura eu não quero', protesta Oswaldo Montenegro. (Foto: Reprodução/Obviousmag.com)

🎬 Clóvis Assis - da Redação   
    A t o r e s  &  M í d i a s

OSWALDO Montenegro é um cara à moda antiga no melhor sentido da palavra. Em meio à era multimídia, dos singles, das plataformas digitais, dos canais de videoclipes na web e dos megashows de estádio, o músico vai contra a corrente na turnê nacional de 'Serenata' —show que ele apresentará dia 1º de setembro, às 21h, no Teatro Municipal Paulo Moura em Rio Preto (SP). 

Por ter morado em Brasília, o compositor escreveu músicas em vários ritmos, para inúmeras trilhas de teatro, cinema, balé. Mas Serenata é um show inspirado nas serestas barrocas 
e formado por canções que ele cantaria numa ruela pouco iluminada dos caminhos de sua infância.

A serenata marcou a infância de Oswaldo. Toda semana seus pais saiam pelas ruas cantando e parando embaixo de uma janela amiga que convidava a todos para um café, pão de queijo, carinho e mais canções dentro da residência escolhida. Assim se tornou músico por isso ele liga, até hoje, a arte à amizade e ao afeto.



ESTE SHOW é composto por músicas que ele fez influenciado por esse ambiente, que os seresteiros da cidadezinha povoaram de poesia. A formação de dois violões, flauta e bandolim também remetem às noites enluaradas, embaladas por canções como A Lista, Lua e Flor, Bandolins, dentre outras famosas no repertório desse genial trovador.

Serenata foi criado pela necessidade urgente do próprio cantor de retornar para um lugar do passado, no qual o ritmo acelerado da cidade grande não permite que aconteça. Porém, dentro dele
e de quem for assisti-lo, dia 1º de setembro, no Teatro Paulo Moura em Rio Preto este lugar está mais vivo do que nunca.
Oswaldo Montenegro na Jovem Pan: 'a democracia não é perfeita e nem é para ser, mas é o máximo que ela pode'. (Foto|Johnny Drum/Jovem Pan) 
Saudosismo só na música, na politica não: 'ditadura eu não quero', protesta

TODO O SAUDOSISMO, resgatado por Oswaldo Montenegro na turnê do show Serenata, fica apenas na esfera musical. Politicamente, ele se assombra com as pessoas que insistem em olhar para o passado.

"Pedir a volta da ditadura é um absurdo inclassificável", declarou o músico em entrevista ao programa Morning Show (Jovem Pan), na manhã da sexta-feira (03). "As pessoas pedem por uma intervenção militar no Brasil, mas não sabem o que foi, não sabem o que é", ressaltou. 
O músico esteve nos estúdios da Jovem Pan
para divulgar a turnê nacional do
show 'Serenata'. (Foto|Johnny Drum/JP)

“A democracia não é perfeita e nem é para ser, mas é o máximo que ela pode. Existir uma limitação de poder é o mínimo, existir um congresso é o mínimo, mudar o presidente de 4 em 4 anos é o mínimo”, disse.

Para o cantor a polarização política [direita/esquerda] é perigosa. “Pessoas do bem estão brigando entre si. Isso é Maquiavel: dividir para conquistar. Você divide pessoas do bem e abre espaço para os corruptos roubarem. As ideologias exacerbadas vão ficar no passado, esquerda e direita vão ficar no passado”.

Para o cantor o problema do Brasil é mais ético que político e econômico. "Se parar dois dias de roubar, recuperamos nosso 'preju'”, disse. Montenegro comentou também sobre o engajamento de artistas nas questões políticas. "Politicamente, o artista tem o absoluto direito de participar e se pronunciar e o absoluto direito de não participar e não se pronunciar”.

Sobre as próximas eleições ele afirmou que não está informado o suficiente para falar. “Então só falo no geral: ditadura eu não quero", protestou o músico, que esteve no estúdio da Jovem Pan para a divulgação da turnê nacional do show 'Serenata'


🎬ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA|▼
(➤Reprodução: YouTube/JovemPan)


O MENESTREL 


QUEM CONHECE Oswaldo Montenegro na grande mídia, portanto, não tem a verdadeira dimensão da sua extensa carreira além dos festivais dos anos 80—, permeada por musicais premiados no teatro, descobertas importantes de talentos, e autor de grandes lançamentos independentes antológicos e trilhas sonoras constantes. 

O artista é compositor múltiplo, de um leque considerável de ritmos; instrumentista estudado, mas que mantém a intuição. Letrista dos bons, homem que revolucionou os musicais no teatro, poeta sensível, diretor musical, especialista em trilhas sonoras, apresentador e pesquisador entre ‘otras cosas mas’
Oswaldo Montenegro (Foto: Divulgação)
Muitos o conhecem através dos festivais e só - embora ele seja um bom vendedor de discos. Quem o tem por "cantor de festival" (talvez por conta da canção Agonia), ou compositor de algumas novelas globais, talvez mude de opinião ao ouvir, com um pouco mais de atenção, suas composições intrincadas e sua poesia forte, vindas, principalmente de suas produções teatrais independentes. 

Muitos lembram-se dele pela emocionante Bandolins (3º lugar no Festival da TV Tupi em 1979), Agonia (1º lugar no MPB-80 da TV Globo) e Condor (finalista do Festival dos Festivais da Globo em 1985). Menestrel, portanto, é um nome que lhe cai bem.


>+SERVIÇO: 
OSWALDO MONTENEGRO - SERENATA

Data: 01/09/18

Local: Teatro Municipal Paulo Moura
São José do Rio Preto - SP
Abertura do Teatro: 20h
Início do show: 21h
 L Classificação: Livre

>INGRESSOS | PONTO DE VENDA:
Loja Hering (Plaza Avenida Shopping)
Av José Munia, 4775, 

São José do Rio Preto - SP

VENDA ONLINE:
ticketbrasil.com.br/show-oswaldomontenegro