segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

POLÊMICA | Carolina Ferraz e outros artistas negam apoio a Regina Duarte; atriz apaga post da montagem com fotos de colegas artistas

A futura secretária especial de Cultura fez uma montagem com fotos de colegas da classe artística que teriam 'declarado apoio ao ingresso a atriz na função', mas a publicação gerou desconforto e Regina foi obrigada a apagar o post.

➧ Da Redação       
➮03 fev 2020, 22h07

NÃO PEGOU bem, nenhuma das duas publicações da atriz e atual secretária especial da Cultura do governo federal, Regina Duarte, com um mosaico de fotos de colegas da classe artística, que "teriam declarado apoio ao ingresso da artista na função". 

Na sexta-feira (31) Regina reuniu fotos de nomes como Maitê Proença, Carlos Vereza, Glória Perez e Ary Fontoura, entre outros, e postou a montagem em seu Instagram.
>Publicidade>


A atriz resolveu excluir, na tarde deste sábado (1º), a foto em que mostrava os artistas que supostamente a apoiavam como secretária da Cultura do governo Bolsonaro. 

A primeira montagem, com dez figuras, vinha acompanhada de uma legenda que dizia: "Artistas quebram o silêncio e apoiam Regina Duarte". Apareciam os rostos de Marcio Garcia, Gloria Perez, Carlos Vereza, Carolina Ferraz, Ary Fontoura, Beth Goulart, Maitê Proença, Luiz Fernando Guimarães, Thiago Rodrigues e Mario Frias. 

>Publicidade>


O desconforto gerado pela publicação já aponta das dificuldades que provavelmente a secretária poderá enfrentar com a classe artística. 

A polêmica teve início após o áudio vazado de Carolina Ferraz, que estava no mosaico de fotos. Nele, a atriz mostra indignação com a colega de profissão pedindo que sua imagem não fosse usada.

 “Regina não imaginei que você fosse colocar minha foto ou a foto de qualquer um, né, colega nosso, sem até comentar ou pedir autorização da gente, né”, reclamou Carolina.

“Você, sendo uma artista que eu conheço há mais de 30 anos, espero que você faça a diferença. Mas eu não quero ser usada como alguém que está ali no seu Instagram, porque dá a entender que eu apoio o governo Bolsonaro e eu não apoio, Regina. Eu nunca aprovei e nunca compactuei com esse governo e inclusive não votei no Bolsonaro”, diz Carolina.


➧OUÇA O ÁUDIO DE CAROLINA FERRAZ:

Após a atriz, foi a vez de outros globais pedirem a retirada da imagem. A imagem, então, foi substituída por uma outra montagem, com os rostos de Marcio Garcia, Gloria Perez, Carlos Vereza, Carla Daniel, Ary Fontoura, Malvino Salvador, Maitê Proença, Luiz Fernando Guimarães, Thiago Rodrigues e Rosamaria Murtinho. 

Além de Carolina Ferraz, saíram Beth Goulart e Mario Frias. Em seus lugares, entraram Carla Daniel, Malvino Salvador e Rosamaria Murtinho. 

Maitê Proença, Luiz Fernando Guimarães, Carla Daniel e Ary Fontoura também reclamaram de terem suas imagens usadas sem autorização.


A atriz Maitê Proença foi firme ao dizer que não gostou de ter a imagem vinculada. 

“Dá a entender o apoio a um governo que não aprovo. Que fique claro. Não aprovo este governo mas apoiarei até a morte o direito de quem pensa diferente de mim”.
O ator Luiz Fernando Guimarães também não ficou nada satisfeito com a utilização de sua imagem para fins políticos. 

“Apoio a querida Regina, e espero que ela faça um belo trabalho, porém não concordo com a administração atual, e não compactuo dos mesmos pensamentos e ideias”.

Já Carla Daniel, além de ter a imagem incluída na montagem, sua mensagem de apoio à Regina foi postada, de forma separada, na rede social da atriz. 


"Regina vamos deixar claro uma coisa. Apoiei a sua coragem e seu amor a cultura e só. Não compactuo com esse governo e nem o anterior. Beijos". 



NOVA POSTAGEM


Questionado por fãs em sua conta no Instagram se apoia o governo, já que foi incluído nas montagens divulgadas por Regina Duarte, Ary Fontoura repetiu mais de uma vez: "Não apoio ninguém".

Com muitos colegas pedindo para a foto ser excluída, a atriz fez uma nova postagem se explicando e alfinetando os companheiros.

No início da tarde, citando a reclamação de Maitê Proença, Regina excluiu de seu perfil no Instagram a segunda montagem e publicou nova mensagem dizendo:

“Meu desejo de pacificar, de unificar a classe artística já mostra que a resistência ideológica vai bater forte e tentar impedir que a polarização reinante possa ser vencida”.

A atriz encerra dizendo que vai lutar para que a cultura do país possa “estar acima de ideologias e partidos”.
➧ INCENTIVO CULTURAL: