sexta-feira, 8 de setembro de 2017

ARTE | Grafiteiro Edson Ramos leva a arte das ruas para o Riopreto Shopping, em exposição inédita.

Na instalação "Santo de Casa" o artista apresenta 16 telas produzidas em spray e também em aquarela. A exposição elaborada com exclusividade para o público do shopping permanece em cartaz até 17 de setembro.

(Fotos: Ricardo Boni / Divulgação)
>Clóvis Assis
Da redação/Atores & Mídias


O grafiteiro rio-pretense Edson Ramos, reconhecido no Brasil e no mercado internacional, está sendo a grande atração do Riopreto Shopping com a elogiada exposição “Santo de Casa”, onde expõe 16 telas produzidas em aquarela e spray. A exposição permanece em cartaz até 17 de setembro com entrada franca.

Do provérbio “Santo de casa não faz milagre”, derivado da Bíblia, e que  tornou-se famoso ditado popular – significando "que as pessoas costumam não valorizar o que tem por perto" – veio a inspiração para o Edson Ramos criar suas mais recentes obras, uma coleção de telas para representar imagens de santos.

Além de quê, como todo o artista, é por meio de sua arte nesta exposição, que Ramos encontrou uma forma de expressar e protestar pela falta de reconhecimento, que ele sente dentro da própria cidade natal. “Faço muitos eventos fora daqui, pinto muito em outras cidades e até países e quando Rio Preto tem um projeto ou evento, artistas de fora que são convidados”, afirma. Daí o título para a exposição não poderia ser outro: "Santo de Casa".


Autodidata, o artista rio-pretense conheceu a arte em forma de grafite no ano de 2002. A inspiração que o despertou para o universo criativo contido em latas de spray surgiu ao passar por um muro com diversos desenhos e escritas.

"Fiquei encantado. Participei do Projeto Cidadão, onde tive minhas primeiras aulas e depois fui pra rua testar minhas habilidades. E lá se vão 15 anos aprimorando minha arte, com pesquisas não só no grafite como na arte em geral. Hoje tenho meu próprio ateliê, minha marca, e na bagagem viagens nacionais e internacionais", conta o artista.

Ainda que faça muito sucesso com as pinturas em aquarela, Edson reserva os fins de semana para 'grafitar por aí'. Um dos seus grafites é um pássaro no viaduto do Jordão Reis e também há desenhos bem coloridos que adornam o muro próximo ao HCM (Hospital da Criança e Maternidade). "Não tenho um estilo único, meu trabalho está relacionado a fases da minha vida e atualmente me encontro em meu melhor momento", define-se.

Na bagagem, trabalhos "carimbados" Brasil afora e também no exterior. No ano passado, expôs na Ward Nasse Galery, em Nova York. Também já levou sua assinatura em traços marcantes literalmente às alturas, ao participar de exposição em La Paz, capital boliviana, promovida pela Mi Teleferico (estatal responsável pela rede de teleféricos naquele país).

"É preciso ser visto lá fora para o pessoal valorizar aqui", diz o grafiteiro. Ou seja desta feita Edson Ramos comprovou: Santo de casa faz milagres, sim!


>>SERVIÇO
Exposição "Santo de Casa", de Edson Ramos
Praça 1 de eventos do Riopreto Shopping,
de 5 a 17 de setembro.
Visitação gratuita