Por Clóvis Assis
Atores & Mídias
PENSAR EM treinamento é pensar em vida: o trabalho do ator é sobre si mesmo. Um incessante e constante exercício, por meio da pesquisa e investigação laboratorial, para potencializar seu trabalho cênico autoral.
Com o tema "O Foco na Cena" a ConectArtes pretende ampliar a discussão em torno do trabalho do ator contemporâneo, com a realização do 2º Congresso Nacional de Criação Atoral, totalmente on-line, no período de 02 a 08 de outubro, via internet.
Atores & Mídias
PENSAR EM treinamento é pensar em vida: o trabalho do ator é sobre si mesmo. Um incessante e constante exercício, por meio da pesquisa e investigação laboratorial, para potencializar seu trabalho cênico autoral.
Com o tema "O Foco na Cena" a ConectArtes pretende ampliar a discussão em torno do trabalho do ator contemporâneo, com a realização do 2º Congresso Nacional de Criação Atoral, totalmente on-line, no período de 02 a 08 de outubro, via internet.
Serão oferecidas vinte palestras virtuais com renomados mestres da pesquisa teatral do Brasil – por conferências realizadas via internet e totalmente gratuitas, abertas a profissionais e estudantes das artes cênicas de todo o país.
Você poderá assistir a todas as palestras, no dia e horário programados, gratuitamente e via internet. >Confira logo abaixo a programação, com os temas das palestras e os mestres convidados.
Para participar basta cadastrar seu email e garantir o acesso gratuito para assistir todas as palestras on-line no período do congresso! Faça já sua inscrição pelo site www.conectartes.com
Lembrando que você poderá assistir a todas as palestras, no dia e horário programados, gratuitamente e via internet.
Para isso, basta clicar no link de acesso à sala virtual de palestras virtuais que será enviado ao seu e-mail cadastrado.
Você poderá assistir a todas as palestras, no dia e horário programados, gratuitamente e via internet. >Confira logo abaixo a programação, com os temas das palestras e os mestres convidados.
Para participar basta cadastrar seu email e garantir o acesso gratuito para assistir todas as palestras on-line no período do congresso! Faça já sua inscrição pelo site www.conectartes.com
Lembrando que você poderá assistir a todas as palestras, no dia e horário programados, gratuitamente e via internet.
Para isso, basta clicar no link de acesso à sala virtual de palestras virtuais que será enviado ao seu e-mail cadastrado.
O TREINAMENTO TÉCNICO AUTORAL
A importância concedida ao treinamento técnico para o ator é fio condutor a prolongar-se através do conhecimento de teatral – desde Stanislavski até Eugenio Barba. O treinamento atoral tem por finalidade o desenvolvimento técnico do ator num sentido que abrange tanto seu aspecto físico quanto mental. Não existe uma mente que não seja dotada de um corpo.
Corpo e mente são duas instâncias de uma mesma substância que constitui o Ser humano ator. Nesse caso também nos deparamos com uma divisão impossível na medida que o ator é, antes de qualquer outra coisa, uma pessoa, e como tal, é reflexo e refletor cultural construto e construtor em constante mobilidade a ‘re-elaborar-se’ interminavelmente através da vida.
Existem diversas metodologias de treinamentos para o ator. Cada qual caracteriza-se por uma espécie de personalidade cultural - podemos pensar num treinamento específico de uma determinada tradição teatral - e, na medida em que é assumido pelo ator em seu processo constante de construção de si, ele converte-se em treinamento pessoal, único.
Enquanto o mestre Stanislavski vai chamá-lo de "trabalho do ator sobre si mesmo", título de seu mais discutido trabalho teórico, Meyerhold preferirá biomecânica; Grotowski o chamará de treinamento e Eugenio Barba, treinamento - ou training - pré-expressivo e lhe conferirá a categoria de termo dicionarizado.
Portanto, agende-se para o 2º Congresso Nacional de Criação Atoral.
De 02 a 08/10 você dará o primeiro passo rumo a uma jornada de descobertas para Potencializar Seu Trabalho Artístico e Protagonizar Sua Pesquisa Cênica.
>>+ MAIS:
Inscreva-se: www.conectartes.com. Acompanhe toda a programação
e informações no Facebook.com/criacaoatoral/
e informações no Facebook.com/criacaoatoral/
>>CONFIRA:
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
2º Congresso Nacional de Criação Atoral:
Dia 02/10, Segunda-feira:
11h - Silvia Anspach – Arte e Ritual
17h - Reginaldo Nascimento – O Ator no Kaus
20h30 - Rodrigo Morais Leite – A Cena Francesa no Período Entreguerras e Sua Repercussão no Brasil
Dia 03.10, Terça-feira:
11:00 horas - Vicentini Gomez – O Ator no Cinema e na TV
17:00 horas – Simone Shuba – Análise Ativa
20:30 horas - Marilyn Nunes - O Processo de Criação
Dia 04.10, Quarta-feira:
11:00 horas - Juliana Calligaris - A Prontidão do Ator na Cena
17:00 horas - Ney Piacentini – O Ator Dialético
20:30 horas - Yaska Antunes – A Palavra na Criação do ator
Dia 05.10, Quinta-feira:
11:00 horas - Tiche Vianna - A Máscara na Cena
17:00 horas - Renato Ferracini – Memórias e Pequenas Percepções do Ator
20:30 horas - Elena Vássina – Ações Físicas
Dia 06.10, Sexta-feira:
11:00 horas - Martha Nowill e Maria Manoella Teixeira – Direto da Fonte, Stanislavski na Rússia
17:00 horas - Roberto Mallet – O Artista e o Homem Artista
20:30 horas - Andréia Barros – O Monólogo Interno
Dia 07.10, Sábado: 11:00 horas - Imara Reis - A Composição da Personagem
17:00 horas - Marina Tenório – Análise Ação
20:30 horas - Leopoldo Pacheco - A Atuação na TV, Cinema e Teatro
Dia 08.10, Domingo:
17:00 - Fabiana Monsalú – A Potência e o Estado de Criação na Cena
20:30 - Claudio Mendel - O Foco na Cena
Ainda dá tempo de você convidar e compartilhar com seus amigos artistas! Vamos juntos lotar as salas virtuais de palestras! Ajuse-nos a divulgar o congresso, basta se inscrever no site www.ConectArtes.com
>>+ MAIS: PARA SE APROFUNDAR:
ARTAUD, Antonin: O Teatro e Seu Duplo. São Paulo.Martins Fontes.3a Edição 2006.Trad.Teixeira Coelho.
BARBA, Eugenio & SAVAREZI, Nicola. A Arte Secreta do Ator: dicionário de Antropologia Teatral. Campinas: HUCITEC-UNICAMP,1995. Trad. Luís Otávio Burnier, Carlos Roberto Simioni, Ricardo Puccetti, Hitoshi Nomura, Márcia Strazzacappa, Walesca Silverberg e André Telles.
Stanislavski,Constantin.El Trabajo del Actor Sobre Si Mismo.Buenos Aires:Ketzal,1983.Trad.Nossa.
ARTAUD, Antonin: O Teatro e Seu Duplo. São Paulo.Martins Fontes.3a Edição 2006.Trad.Teixeira Coelho.
BARBA, Eugenio & SAVAREZI, Nicola. A Arte Secreta do Ator: dicionário de Antropologia Teatral. Campinas: HUCITEC-UNICAMP,1995. Trad. Luís Otávio Burnier, Carlos Roberto Simioni, Ricardo Puccetti, Hitoshi Nomura, Márcia Strazzacappa, Walesca Silverberg e André Telles.
Stanislavski,Constantin.El Trabajo del Actor Sobre Si Mismo.Buenos Aires:Ketzal,1983.Trad.Nossa.