segunda-feira, 24 de setembro de 2018

ASPAS | "O lema na Bandeira deveria ser 'Ordem, Progresso e Amor'", declara o ator e diretor Guido Caratori nas redes sociais

Em seus perfis no Instagram e no Facebook o ator e diretor da Cia. Fábrica de Sonhos (Rio Preto - SP), valeu-se da essência e da persona dos clowns (palhaços: caricaturas vivas do ser humano) para falar de diálogo, tolerância, respeito, dignidade, cidadania, e amor... VEM VER!

Em família: os irmãos Federico e Tito Formiga Lando (Nicolas e Guido Caratori) do espetáculo Circo Lando - O Maior Espetáculo da Terra", da Cia. Fábrica de Sonhos. (Foto: Reprodução/Instagram)
➤ por CLÓVIS ASSIS       
A t o r e s  &  M í d i a s



NESTA SEMANA o diretor e produtor teatral Guido Caratori, que está em cartaz com a temporada da peça "Circo Lando – O Maior Espetáculo da Terra" (Cia. Fábrica de Sonhos - SP), utilizou das redes sociais para expressar sentimentos de paz, amor e cidadania. 

Em seus perfis no Instagram e no Facebook o ator, valeu-se da essência e da persona dos clowns (palhaços: caricaturas vivas do ser humano) para falar de diálogo, tolerância, respeito, dignidade, cidadania, e amor... 

Guido Caratori como o palhaço Tito Lando
(Foto: Divulgação/Cia. Fábrica de Sonhos)

"Faço ARTE por acreditar que ainda posso deixar o País que tanto amo em melhores condições de diálogo por meio de reflexões sobre a vida para as Pessoas que amo...”, escreveu o artista na legenda da publicação.

Na foto, com uma pintura da Bandeira do Brasil ao fundo, ele aparece caracterizado como o palhaço Tito Formiga Lando, contracenando com Federico Lando (Nicolas Caratori), personagens do espetáculo que será apresentado no próximo domingo 30, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto em Rio Preto (SP). 

A obra de arte, com as cores verde e amarela (e também a azul e branca) predominantes ao fundo da foto, atrai a atenção aos nos remeter ao atual contexto político – (para mim, um alerta do quanto nos distanciamos dos reais valores morais e cívicos da nossa Bandeira brasileira).

A mensagem emitida por Guido é propícia nestes tempos de aparente ruptura dos valores morais, sociais, éticos e das virtudes humanas, por conta dos extremismos políticos e eleitorais. 


“Ouvi certa vez que nosso lema na bandeira deveria ser Ordem, Progresso e Amor (...)”, ressaltou o artista em seu post, acrescentando (com a licença poética, que lhe é permitida), a palavra AMOR ao slogan da nossa Bandeira.

“(...) Pois sem amor nada se faz, as melhores coisas que fazemos são as que fazemos por amor...(...)”, continuou o artista na legenda, dissertando com a mesma doçura e a ingenuidade dos palhaços – os provocadores de sensações e sentimentos, tanto dos sonhos teatrais quanto da realidade da vida. 


----------------------continua depois do vídeo-----------------------




------------------------------------------------------------------

A mensagem de Guido Caratori publicada em seus perfis me leva a refletir e antes de continuar, faço uma analogia. Os clowns (palhaços) são puros de coração como as crianças: incapazes de mentir ou enganar; são sinceras; usam um vocabulário de emoções cristalinas; e não têm vergonha nem medo de expressar, com honestidade, suas ações e sentimentos.

Quando estas crianças tornam-se adultas, se corrompem na '(des)ordem e progresso' do sistema politico, econômico e social e, por implicação, resulta na expiração de seu “palhaço natural interno”. E, com efeito, esvai-se o amor, e por fim padecem as relações humanas.

E então Caratori completa a sua mensagem: “(...) sem amor não há tolerância ou respeito... tento viver por esse lema, com amor temos dignidade... dignidade sempre!”, conclui o artista em sua publicação nas redes sociais. (Veja abaixo o post original do Instagram/@Guidocaratori).



-----------------------------------------------------------