domingo, 25 de novembro de 2018

POLÊMICA | Maisa Silva desmente fake news sobre ofensas de Raul Gil e diz aos jornalistas: 'por favor, parem de escrever matérias sensacionalistas!'

A SEMANA   Falsas informações veiculadas na internet davam conta de que Raul Gil teria chamado Maisa de ‘bostinha’, após suposto mal entendido entre eles no palco Teleton (SBT). Em vídeo no YouTube a atriz repudiou sites e blogs que replicaram a notícia. “Vocês acham mesmo que o Raul ia falar isso de mim? Na hora que li eu pensei: 'isso é fake news'', desconfiou. 
ASSISTA AO VÍDEO

➤Clóvis Assis /da  Redação     
    A t o r e s  &  M í d i a s

A POLÊMICA DA semana no mundo das celebridades ficou por conta do desdobramento da suposta treta entre o apresentador Raul Gil e a atriz Maisa Silva no palco do Teleton 2018, transmitido ao vivo pelo SBT

Quase duas semanas depois do ocorrido os artistas do SBT voltaram aos holofotes das mídias, vítimas de notícias falsas espalhadas na internet. Segundo matéria publicada originalmente no site Notícias da TV, Raul teria chamado Maísa de "bostinha", por tê-lo "cortado" ao falar sobre o presidente eleito Jair Bolsonaro, durante a maratona solidária em prol a AACD.

Sites, blogues, canais do YouTube, redes sociais e até programas de TV replicaram as declarações do apresentador, em cujo áudio que teria sido gravado por fãs (conforme havia informado o site Noticias da TV), em uma churrascaria em São Paulo.

Para esclarecer de uma vez por todas esta onda de boatos e colocar um ponto final na polêmica, a atriz postou um vídeo em seu canal no YouTube/MaisaSilva, na última quinta-feira (22), desmentindo as noticias e defendendo o apresentador. “Vocês acham mesmo que o Raul ia falar isso de mim? Na hora que li eu pensei 'isso é fake news'', desconfiou Maisa
A apresentadora conseguiu o áudio original e com as declarações de Raul Gil, e provou no vídeo que tudo não passava de uma grande mentira. “Sempre fui muito tranquila com essa questão, só que tem algumas fakes news que podem prejudicar pessoas que eu amo. E foi o que aconteceu”.

Na sexta-feira (23) jornalistas, blogueiros e colunistas que cobrem o mundo das celebridades trataram de desmentir a noticia. Publicaram erratas, assumindo terem cometido grave falha profissional ao replicar a noticia publicada em “primeira mão” pelo site Noticias da TV.

Chateado com as críticas que seu pai recebeu, Raul Gil Júnior veio a público defende-lo. Em uma postagem no Instagram ele revelou estar triste com a situação. “Hoje é um dia muito triste pra mim. Triste por ter lido palavras lamentáveis em um blog de tv [e ele se refere ao Notícias da TV] a respeito do meu pai”, postou o filho do apresentador.

Conforme informações da jornalista Sônia Abrão, durante o programa A Tarde é Sua (RedeTV!) desta sexta-feira (23), mesmo após os sites e blogs terem admitido o erro e terem publicado uma retratação informando a verdade dos fatos, ainda assim ele entraria com uma ação judicial contra todas as mídias que republicaram a falsa notícia.

“Gostaria de dizer para este jornalista que fique muito orgulhoso por seu trabalho e continue assim, que você terá um dia a felicidade de ganhar um 'Pulitzer'. Me desculpem a todos os verdadeiros jornalistas, sei que existe excelentes profissionais no mercado com ética, valores, seriedade e que fazem realmente a diferença com seu trabalho”, escreveu Raul Gil Júnior em seu perfil no Instagram



ENTENDA O CASO: 
SAIBA COMO TUDO ACONTECEU 


Tudo começou após a polêmica participação ao vivo de Raul Gil ao lado de Maisa Silva no palco do Teleton. O apresentador, ao elogiar o presidente eleito Jair Bolsonaro durante o programa, teria sido interrompido pela atriz, que seguia orientação da produção, pelo ponto eletrônico. A partir de então, ambos foram alvos nas redes sociais tanto de elogios quanto de duras críticas de internautas.

Segundo informações do site Noticias da TV dias depois do ocorrido Raul Gil foi abordado por fãs em uma churrascaria em São Paulo. Jornalistas, porém, teriam se infiltrado no grupo de fãs que conversavam informalmente com Raul e teriam gravado o papo, sem o consentimento prévio do apresentador.

Ao ser questionado pelos fãs sobre o episódio ocorrido no palco do Teleton o apresentador, muito atencioso com os fãs, reproduziu mensagens de seus seguidores nas redes sociais que detonavam Maísa Silva. E, ainda conforme o Notícias da TV, o apresentador teria dito que foi expulso do palco do Teleton por defender Bolsonaro. 


➤⏬ASSISTA AO VÍDEO⏬: 
Veja como foi a participação de
MAISA SILVA E RAUL GIL NO PALCO DO TELETON


Mas somente no início dessa última semana vieram à tona nas mídias as declarações de Raul Gil, que supostamente ofendiam Maisa, quando o blog Notícias da TV publicou a matéria, atribuindo como fonte um áudio que, segundo o site, teria sido gravado pelos fãs que na ocasião participaram do bate papo na churrascaria.

A manchete 'bombástica' publicada no site afirmava que Raul Gil teria chamada Maisa de “aquela bostinha” e o conteúdo insinuava que o apresentador estaria muito magoado com suas pupilas, que ele havia revelado ao estrelato ainda criança.

Maisa, bastante ativa nas redes sociais, elogiou o veterano e disse que desconfiou da publicação: “Eu comecei no programa dele quando tinha 3 anos. Vocês acham mesmo que o Raul ia falar isso de mim? Eu acho que não. Na hora que li eu pensei 'isso é fake news'. Eu conheço o Raul Gil há anos", ressaltou a artista no vídeo postado em sua conta no YouTube.



Maisa defende Raul Gil e esclarece fake news espalhadas nas Mídias: 'Reproduziu o que Falavam'


PARA acabar de vez com a polêmica, Maisa tratou logo de desmentir os boatos em um vídeo em seu canal no YouTube/MaisaSilva.  A atriz conseguiu o áudio original –supostamente gravado pelos fãs, conforme havia informado no site Notícias da TV– e mostrou que Raul Gil relatou aos fãs na churrascaria apenas o que comentavam a seu respeito na internet. 

"Se vocês ouvirem bem o diálogo, vocês conseguem perceber que ele estava reproduzindo o que estavam falando de mim nas redes sociais dele, ele estava contando os comentários sobre mim e eles usaram isso como click bait”, disse ela. 

A apresentadora começa o vídeo explicando o conceito ‘fake news’, ou seja, notícias falsas que são espalhadas pela internet. “Antes, a gente chamava de fofoca mesmo ou boato. O que não é fato é boato”, lembrou.

Maisa também avaliou que tem muito adulto que não consegue “superar o ensino médio” e quem propaga esse tipo de informação acaba chateando as pessoas. “Já não bastassem as fofocas da escola que as pessoas andam fazendo umas com as outras, no meu caso, na adolescência, os adultos resolveram brincar de fofoquinha de escola”.

Em um momento do vídeo, que dura pouco mais de cinco minutos, a atriz pega o celular e começa a ler notícias que diziam que Raul Gil a teria xingado ao sair de uma churrascaria. Após ler a nota, Maisa apresenta um áudio original do apresentador. 


No áudio é possível reconhecer a voz de Raul Gil dizendo:  “Os caras lá em cima [diretores] ficaram puuutos [com o discurso pró-Bolsonaro]. Aí, ligaram pra Maísa com o negócio no ouvido: ‘Interfere aí, para esse cara. Aí ela entrou e se fudeu, se fudeu. Por quê? Ela entrou e a criançada [falando] pra mim: ‘vovô Raul’, ‘vovô Raul’. Não deixaram nem eu falar com os meninos da AACD. E o que aconteceu? Me expulsaram. [Alguém] Levantou a placa: Despede o Raul Gil”, conta rindo, Raul Gil no áudio.

E o apresentador continua a fala, contando que internautas o apoiaram: “Só que o ‘tiro saiu pela culatra’. Eu recebi cinco mil...é...como é? Cinco mil ‘instagram’...? Cinco mil [mensagens]! Desses, 20 falaram mal de mim. O resto diziam: ‘Raul Gil, parabéns’, ‘Por isso que você é o Raul Gil’, ‘Estamos com você’, [inaudível] ‘Essa bostinha que está aí’ (que, coitadinha, não tinha nada a ver com isso), ‘Essa bostinha aí, que se não fosse você ela não estava aí’ (ela começou comigo), ‘Essa merda…’”, disse Raul, reproduzindo as mensagens deixada pelos seguidores.

Neste momento Maisa paralisa o áudio e convida o internauta para a reflexão: “Se vocês conseguem interpretar bem esse diálogo, ele só estava reproduzindo o que estavam falando de mim nas redes sociais dele”, analisa, enfatizando que em momento algum Raul Gil a xingou e sim repetiu o que os seguidores dele escreveram. 



➤OUÇA: A ÍNTEGRA DO 
ÁUDIO COM A VOZ DE RAUL GIL


Maisa demonstrou gratidão ao “vovô Raul” (como as crianças o tratam) e implorou para que parassem de ataca-lo nas redes sociais. “Antes do áudio, o próprio Raul Gil me ligou e pediu desculpas. Em que momento ele tinha que pedir desculpas? Nenhum. Olha só, ele nem precisava pedir desculpas, porque nada a ver. Aí que está a confiança nas pessoas que a gente conhece. Foi a primeira pessoa que me abriu as portas. Realmente, se não fosse por ele, eu não estaria aqui. Pelo amor de Deus, gente, parem de xingar o Raul Gil", pediu a atriz.

Ela ressaltou ainda que sempre assistiu ao programa do apresentador com os avós e que, por essa razão, tinha o sonho de trabalhar na televisão. “Vovô Raul é um dos maiores comunicadores do país”.
Para concluir a explicação, Maisa orientou os seguidores: “Cuidado com o que vocês compartilham, porque uma fake news não vira uma coisa grande se vocês não compartilham. Sempre vejam a veracidade”.

Alguns internautas se manifestaram no vídeo. “Nossa, mano, to me sentindo muito culpado agora por ter ajudado a propagar essa notícia falsa num nível absurdo (sic)”, escreveu um seguidor. “Desde que eu li a notícia, achei muito estranho não ter um vídeo ou áudio”, desconfiou outro.

Ainda em seu vídeo Maisa Silva questionou a veracidade das notícias propagadas na internet e demonstrou preocupação com as informações . “Hoje em dia, a gente consome muito as notícias da internet. Minha geração é muito difícil pegar um jornal. Então, como querem que a gente fique conscientizado politicamente, socialmente, educacionalmente, sobre meio ambiente, várias coisas, se vocês levam as notícias pra nós que muitas vezes são falsas?”.
E então finalizou mandando um recado aos jornalistas : “Então, por favor, parem de escrever essas matérias sensacionalistas. Não tem graça!”, repudiou a atriz. 

COM ÁUDIO E PRINTS MAISA SE PRONUNCIA E DESMASCARA OFENSA ATRIBUÍDA A RAUL GIL!

⏩Assista ao vídeo de Maisa ⏬


----------------------------------------------
MARCADORES| ,