segunda-feira, 26 de novembro de 2018

GALERIA | Artes plásticas, literatura e moda: 'As Marias' de Germana Zanetti estão de volta em exposição inédita no Espaço Cultural Iguatemi

➥A exposição #mariasgermanazanetti com a narrativa literária da escritora Samira Camargo faz parte do ciclo Transversalidade na Arte, do NEC/Acirp Rio Preto. ➥Inaugurada na última quinta-feira (22) no Shopping Iguatemi São José do Rio Preto (SP), a instalação permanece aberta à visitação pública, com entrada gratuita, até 12 de dezembro. 
➤IMPERDÍVEL: VEM VER!

A artista plástica e ilustradora do livro 'As 7 Marias', Germana Zanetti está em cartaz no Espaço Cultural Iguatemi com nova exposição.
(Foto: Márcia Regina/Atores&Midias)
 
➤  Por Clóvis  Assis            
Reportagem: Márcia Regina
 A t o r e s  &  M í d i a s

DEPOIS DE mais de uma década pesquisando o universo feminino, a artista plástica Germana Zanetti encontra seu estilo e linguagem próprios ao lançar um olhar multifacetado sobre as mulheres, em cores formas e encantos.

O resultado pode ser apreciado até 12 de dezembro, na exposição #mariasgermanazanetti, que traz de volta ao Espaço Cultural do Shopping Center Iguatemi São José do Rio Preto (SP) as famosas 'Marias' – desta vez apresentadas em três vertentes: artes plásticas, literatura e moda.
Abertura da nova exposição de Germana Zanetti no Espaço Cultural Iguatemi. (Foto: Márcia Regina/Atores&Mídias) 
A INSTALAÇÃO inédita foi inaugurada na última quinta-feira (22) com vernissage que reuniu convidados VIP's da elite cultural, dentre artistas, jornalistas, educadores, estudantes, empresários, além de personalidades da alta roda rio-pretense. 

A exposição traz ainda a apresentação textual com a narrativa literária da escritora psicopedagoga Samira Camargo, autora do best-seller infantojuvenil 'As 7 Marias’ (Helvétia  Edições/2017), lançado em parceria com Germana Zanetti, criadora dos desenhos que ilustram o livro. A mostra fica em cartaz até o dia 12 de dezembro, com visitação gratuita aberta ao público. 
PARCERIA: Germana Zanetti com a escritora Samira Camargo, criadoras da grife 'As 7 Marias' (Foto: Divulgação) 
A mostra #mariasgermanazanetti, que faz parte do novo ciclo Transversalidade na Arte (projeto do Núcleo de Economia Criativa da Acirp Rio Preto), apresenta dezenas de obras de arte contemporâneas, quadros em acrílico sobre tela, além de 12 figurinos inspirados nas personagens ’Marias’ e que foram confeccionados especialmente para a exposição. 

A arquiteta e artista plástica Germana Zanetti é uma das referência das artes contemporâneas da região Noroeste do Estado de São Paulo. A artista, que assina a ilustração do livro 'As 7 Marias', já expôs sua obras em diversas galerias e mostras individuais e coletivas nos principais circuitos culturais brasileiro e europeu, como no Carrousel Du Louvre, em Paris

Ela conta que a proposta desta nova exposição #mariasgermanazanetti é levar as "suas Marias” por vários campos cognitivos da arte, da literatura e da moda, assim como propõe o ciclo Transversalidade na Arte, realizado pelo NEC/Acirp em parceria com Shopping Iguatemi Rio Preto (SP)
#mariaasgermanazanetti no Espaço Cultural Iguatemi 
(Foto: Divulgação)
DE ACORDO com a atriz e produtora Drica Sanches, coordenadora do ciclo de exposições do NEC/Acirp, o propósito é mostrar que é possível levar arte para todos, por meio de atividades multiculturais acessíveis à sociedade. 

“O objetivo do projeto é reunir várias manifestações artísticas em um só espaço, promovendo o encontro das artes plásticas com: fotografia, música, literatura, arquitetura, artes cênicas, audiovisual e moda”, declarou Drica, enquanto apreciava a transversalidade nas artes da exposição de Germana, durante vernissage no Espaço Cultural Iguatemi.
Obra inédita da exposição #mariasgermanazanetti, no Iguatemi Rio Preto (Foto: Divulgação/WGBComunicação)
Nesta nova exposição de Germana Zanetti, as personagens 'Marias' que povoam seu universo criativo, antes concebidas apenas em sua telas e nas páginas da literatura infantil e infantojuvenil, agora são apresentadas em outras vertentes artísticas, como a moda e produtos artesanais.

MODA: Figurinos com a pintura 
de Germana Zanetti
(Foto: Divulgação/WGB)
“Como artes plásticas, são quadros e serigrafias – gravuras de trabalhos originais –, a mostra apresenta o livro As 7 Marias e seus produtos no seguimento literatura”, diz a artista.

Na área da moda os figurinos exclusivos, também inspirados nas muitas ‘Marias’, têm como objetivo transportar a arte no dia a dia das mulheres em sua jornada com muito colorido, estilo, praticidade e personalidade. 

“São exibidos na exposição 12 figurinos, entre vestidos, blusas e saias, cada um com sua representação de uma das personagens”, explica Germana.

Assim como as ilustrações criadas pela artista para o livro 'As 7 Marias' (lançado em agosto, no Iguatemi Rio Preto), tanto os figurinos quanto as telas também retratam as diferenças que existem entre as pessoas. 

As pinturas expostas na galeria do Iguatemi Rio Preto levam o público a se envolver e se emocionar com a multiplicidade das ‘Marias’, concebidas a partir da sensibilidade criativa da artista.  
Exposição da artista plástica Germana Zanetti no Espaço Cultural Iguatemi
(Foto: Divulgação)
NAS TELAS de Germana não só se sobressaem suas personagens, como também se destaca sua identidade genuína de artista, cujas características atribuem estilo conceitual único à suas pinturas. 

O conjunto de sua obra, aperfeiçoada em mais de dez anos de carreira nas artes plásticas, propicia a todos os apreciadores uma reflexão profunda acerca do universo feminino, em gêneros, raças e etnias, levando assim a identificação do verdadeiro lugar da mulher na contemporaneidade. 

VEM VER | LANÇAMENTO DE ‘AS 7 MARIAS’, DA ESCRITORA SAMIRA CAMARGO E DA ILUSTRADORA GERMANA ZANETTI TEVE NOITE DE AUTÓGRAFOS NO IGUATEMI 

---------------------------------------------------------------
MOMENTO DE COMEMORAR

EM SUA página no Facebook a escritora Samira Camargo comemorou o sucesso da grife 'As 7 Marias' e da exposição da amiga e parceira Germana Zanetti, ao lado de suas respectivas filhas.

"Sabe aquele momento que você não consegue explicar a alegria que está no seu coração? Com certeza a Mãe sorri mais intensamente. As filhas seguirão a história que levaram de nós nas impressões que estão nos seus corações", postou Samira. "Foi assim o lançamento das MARIASGERMANAZANETTI", concluiu ela. (Confira a publicação no post abaixo).



--------------------------------------------------------
➤ SERVIÇO  
EXPOSIÇÃO | #MARIASGERMANAZANETTI
Projeto Transversalidade na Arte
NEC/Acirp Rio Preto



Até 12 de dezembro/2018
Espaço Cultural Iguatemi
Shopping Center Iguatemi São José do Rio Preto (SP)
Visitação Gratuita


➤ MAIS +  

www.iguatemiriopreto.com.br.
Facebook/as7marias 
http_AsMariasNEC 
www.as7marias.com.br 
www.helvetia-edicoes.com.br

➥#mariasgermanazanetti
------------------------------------------------