A escritora Samira Camargo e a ilustradora Germana Zanetti realizam atividades de pintura e contação de histórias pelo Prêmio Nelson Seixas, em São José do Rio Preto, SP (Foto: Divulgação) |
A t o r e s & M í d i a s
LITERATURA E A ARTE são mais que fontes de prazer e de encantamento. Somente quem experimenta mergulhar fundo no universo dos livros —e das expressões artísticas— sabe que a viagem é mesmo repleta de surpresas, sensações e emoções, de aventuras imprevisíveis e infinitas possibilidades de chegada, jamais imaginadas.
A experiência proporcionada pelos livros, —e isso vale para todas as idades—, oferece múltiplos significados de mundo, que permite momentos de liberdade: visitar o passado, compreender o presente e projetar-se ao futuro.
Com a literatura infantil e infantojuvenil, aliada ás artes, a viagem pode ser ainda muito mais fascinante, sem limites para o sonho e a imaginação. As obras literárias também podem ser convertidas a outros tipos de arte, como teatro, pintura, e até mesmo a música, já que ambas são atividades humanas ligada a manifestação de emoções e ideias.
Para as crianças e adolescentes, especificamente, uma boa relação com os livros contribui para o desempenho na escrita, seu senso crítico, criatividade e principalmente para sua formação humana —com a probabilidade de capacitá-los como agentes transformadores do futuro da humanidade.
E é para essa geração de leitores infantil e infantojuvenil que a escritora e psicopedagoga Samira Aparecida de Camargo e a ilustradora e artista plástica Germana Zanetti —autoras do livro 'As 7 Marias' (Helvétia Edições/2017)—, vêm dedicando, ao longo deste ano de 2018, projetos e ações correlacionados a sua obra literária, direcionada à crianças e educadores.
“A leitura abre a mente, amplia os horizontes e traz conhecimento”, atestam com absoluta convicção as autoras da publicação, que no último dia 12 de novembro concluíram as ações da Circulação ‘As 7 Marias’, projeto aprovado na categoria Literatura, pelo Prêmio Nelson Seixas 2018, da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São José do Rio Preto (SP, Brasil).
Incentivadas pelo Programa de Fomento à Cultura da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto (SP) a escritora e ilustradora rio-pretenses realizaram, de 05 de outubro a 12 de novembro de 2018, uma série de atividades de Circulação artístico-educativas para crianças e adolescentes, estudantes da Rede Municipal de Ensino da cidade de Rio Preto (SP).
Premiado na Europa com o primeiro lugar, na categoria infantil e infantojuvenil, em concurso literário em Vevey, na Suíça, o livro 'As 7 Marias' (que conta a história de sete meninas e trata das diferenças que existem entre as pessoas), foi pré-lançado dia 25 de abril durante o 32º Salão do Livro e Imprensa de Genebra (Suíça) e simultaneamente no Brasil, na Livraria Leitura do Shopping Center Iguatemi São José do Rio Preto (SP).
CRONOGRAMA: CIRCULAÇÃO
DO LIVRO 'AS 7 MARIAS'
ASSIM COMO o teor da obra literária —recomendada aos educadores como material educativo/pedagógico, útil na formação da educação de futuros adultos—, o conteúdo programático das atividades de Circulação, por meio do Prêmio Nelson Seixas, foi desenvolvido e aplicado de acordo com a narrativa de ‘As 7 Marias’.
Dividido em duas etapas —nas modalidades Entrega de Livros e Circulação da História do Livro—, o cronograma de ações abrangeu as disciplinas de Leitura Dramática, Contação de Histórias, Oficinas de Artes, Discussões e Entrevistas feitas pelos alunos às autoras.
ENTREGA DE LIVROS
Na primeira modalidade, três instituições do município de São José do Rio Preto (SP) foram contempladas, cada uma, com a doação de cinco exemplares da obra ‘As 7 Marias’.
Esta primeira fase teve inicio no dia 05 de outubro, e a Biblioteca Municipal Pública ‘Dr. Fernando Costa’ foi a primeira instituição a receber os exemplares.
No dia 26 de outubro a entrega dos livros ocorreu na Escola Municipal 'Deputado Silvio Benito Martini' e no dia 12 de novembro a instituição contemplada foi a Escola Municipal 'Cachinhos de Ouro', finalizando esta etapa do projeto de Circulação.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
E OFICINAS DE ARTE
JÁ A SEGUNDA MODALIDADE da Circulação de 'As 7 Marias', com atividades como Leituras Dramatizadas e Contações de Histórias pela escritora Samira Camargo e Oficinas de Arte, pela ilustradora Germana Zanetti, teve início dia 22 de outubro com os alunos da Escola 'Bad's Crew Foundation', em Rio Preto (SP).
No dia 24 de outubro —na semana de comemoração ao Dia Nacional do Livro (29/10)—, os alunos da Escola Municipal 'Zumbi do Palmares' participaram da sessão de Contação de Histórias com atividades de desenho na Biblioteca Municipal 'Dr. Fernando Costa'.
E finalizando a segunda etapa do projeto, no dia 05 de novembro foi a vez da Escola Municipal 'Vera' do Distrito de Engenheiro Schimitt receber o projeto, com atividades na Praça Santa Apolônia.
'São as diferenças que proporcionam entre as 7 Marias, lindas brincadeiras e Lindas amizades'
NAS ATIVIDADES das Oficinas de Arte, a escritora Samira Camargo e a artista plástica Germana Zanetti trabalharam desenho e pintura com base nas 7 cores do arco-íris e ainda falaram aos alunos das coincidências e diferenças existentes entre as 7 notas musicais, com as sete cores no arco-íris e as características das sete personagens, chamadas Marias.
As autoras explanaram ainda sobre as infinitas possibilidades das composições resultantes da combinação entre as 7 notas musicais. "Explicamos que com apenas sete notas musicais podemos compor lindas músicas. As diferenças entre elas proporciona as músicas que ouvimos", conceituou a psicopedagoga Samira Camargo.
Desta feita, escritora e ilustradora sentiram-se efetivadas nesta missão —por meio da união entre a arte e a literatura— de falar às crianças sobre a importância do respeito às diferenças. "São as diferenças que proporcionam entre as 7 Marias, lindas brincadeiras e Lindas amizades", completou Samira.
“Sentimo-nos muito felizes pela aceitação aos nossos pequenos leitores, que se demonstraram ávidos por literatura e arte. Estamos muito satisfeitas pelos resultados obtidos”, concluiu Germana Zanetti.
⏩ASSISTA AO VÍDEO:
(Via Facebook/SamiraAparecidadeCamargo)
KIT AS 7 MARIAS
“O material que preparamos para o Prêmio Nelson Seixas, utilizados nas atividades de Circulação, teve tanto sucesso entre os alunos e educadores, que até se transformou em kit para venda”, conta Samira Camargo.
Segundo a escritora este Kit é composto de 7 bonecas de pano, semelhantes as sete Marias do livro —onde seus rostos são pintados pela ilustradora do livro, a artista plástica Germana Zanetti—, além de uma cadeirinha de rodas, um exemplar do livro e uma sacola especial.
DE ACORDO com Samira e Germana, os ideais propostos pelo projeto realizado com o incentivo do Prêmio Nelson Seixas foram coroados com êxito absoluto. Convictas dos efeitos consequentes da Circulação de As 7 Marias, escritora e ilustradora sentiram-se realizadas no cumprimento desta, que elas consideram uma missão.
Dentre os objetivos específicos: a formação do hábito de leitura; contato com o livro; a importância de ouvir, criar e contar histórias; exercícios criativos na oficina de artes, além de avaliação dos estágios psicológicos de aprendizado da criança.
“Foram tantos os elogios dos alunos, professores e diretores que ficamos muito felizes e gratas por fazer parte deste Prêmio Nelson Seixas”, reverenciou Samira Camargo.
AS 7 MARIAS:
O 'CÓDIGO DA AMIZADE'
E A 'DONA GENÉTICA'
ESCRITO PARA crianças de três a 12 anos, mas com a função pedagógica, o livro 'As 7 Marias' tem 40 páginas, prefácio da professora de literatura Letícia Flores e publicado pela Helvétia Edições.
O texto ilustrado lança mão de uma linguagem lúdica, porém cheia de veracidade. “Acreditamos que é preciso falar com as crianças sobre as diferenças, explicando o porquê delas, ensinando que cada um possui seu próprio código genético”, destaca a autora Samira Camargo.
Esta publicação é o primeiro volume de uma série de cinco publicações que contará a história das sete meninas (em diferentes épocas da vida, até elas chegarem à Terceira Idade), todas chamadas 'Marias'.
São elas: Maria Cecília, uma menina morena de cabelos ondulados; Maria Veridiana, loira de olhos azuis; Maria Vitória, cadeirante; Maria Eunice, negra de cabelo afro; Maria José, clara de cabelos ruivos; Maria Helena, japonesa; e Maria Clara, negra de cabelos ondulados.
As personagens ‘ganharam vida’ nas páginas do livro por meio das ilustrações da artista plástica Germana Zanetti. “Os desenhos materializam as sete Marias, contribuindo para reforçar o sonho e a imaginação dos pequeninos leitores”, diz a artista, em seu primeiro trabalho como ilustradora profissional de obras literárias.
Germana desenhou cada personagem após ler a sinopse da história escrita por Samira. "Foi o primeiro livro que ilustrei. Para produzir os desenhos, eu estudei o trabalho de vários ilustradores. Foi um trabalho intenso para criar a identidade das sete Marias", conta a ilustradora.
A HISTÓRIA do primeiro episódio revela como as sete Marias conseguem, por meio das suas diferenças, fazer o Código da Amizade. “Acreditamos que é preciso falar com as crianças sobre as diferenças, explicando o porquê delas, ensinando que cada um possui seu próprio código genético”, destaca Samira.
Para isso, além das sete protagonistas entra em cena a personagem Dona Genética, “utilizada para mostrar —tanto para quem educa quanto para a criança que vai ler o livro— a importância de entender o porquê das diferenças entre as pessoas”.
"Através da história das sete Marias e da Dona Genética os alunos entenderam que são as diferenças que possibilitam a diversidade de brincadeiras e possibilidades de entendimento entre os seres humanos. E que somos diferentes exatamente porque existe um código genético único para cada ser”, avaliou Samira.
“Ficamos realizadas com toda a programação desenvolvida neste ano pelo Projeto Nelson Seixas, que foi para nós uma grande satisfação. Para mim e para a Germana foi uma experiência maravilhosa”, reverenciou a escritora rio-pretense.
A OBRA: PREMIAÇÕES
COINCIDÊNCIA ou não, foi exatamente em abril —mês em que se comemora o Dia Mundial do Livro (23/04) e o Dia Internacional do Livro Infantil (02/04)— que o livro ‘As 7 Marias’ da escritora Samira Camargo com ilustrações de Germana Zanetti já chegava às livrarias brasileiras e europeias —em pré-lançamento, com recomendação internacional pela Helvétia Edições.
Premiada com o primeiro lugar na categoria infantil e infantojuvenil em concurso literário em Vevey, na Suíça, a obra chegou então às prateleiras da Livraria Leitura do Shopping Iguatemi São José do Rio Preto (SP, Brasil), pré-lançamento duplo que aconteceu, simultaneamente, no dia 25 de abril de 2018, durante o 32º Salão do Livro e Imprensa de Genebra.
⏩ASSISTA AO VÍDEO:
➥Lançamento de 'As 7 Marias' em Genebra, na Suíça
(Via Facebook/SamiraAparecidadeCamargo)
No dia 20 de agosto, um encontro cultural entre os amantes da literatura, das artes plásticas e da música clássica, marcou o lançamento oficial de 'As 7 Marias', no Espaço da Figueira do Iguatemi Rio Preto, SP, Brasil.
VEM VER | LANÇAMENTO DE ‘AS 7 MARIAS’, DA ESCRITORA SAMIRA CAMARGO E DA ILUSTRADORA GERMANA ZANETTI TEVE NOITE DE AUTÓGRAFOS NO IGUATEMI
Além do reconhecimento internacional, o projeto de Circulação de ‘As 7 Marias’ foi contemplado com o Prêmio Nelson Seixas 2018, em cerimonia de premiação realizada dia 17 de setembro de 2018, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto em São José do Rio Preto (SP, Brasil).
O evento contou com a presença do Secretário de Cultura, Pedro Ganga, e do Prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, além de centenas de artistas, gestores culturais e coletivos artísticos, também contemplados pelo Prêmio.
Além do troféu de reconhecimento, a escritora Samira Camargo e a ilustradora Germana Zanetti receberam um crédito financeiro para a operacionalização do projeto, executado em instituições da rede pública de ensino de Rio Preto.
A experiência proporcionada pelos livros, —e isso vale para todas as idades—, oferece múltiplos significados de mundo, que permite momentos de liberdade: visitar o passado, compreender o presente e projetar-se ao futuro.
Com a literatura infantil e infantojuvenil, aliada ás artes, a viagem pode ser ainda muito mais fascinante, sem limites para o sonho e a imaginação. As obras literárias também podem ser convertidas a outros tipos de arte, como teatro, pintura, e até mesmo a música, já que ambas são atividades humanas ligada a manifestação de emoções e ideias.
Para as crianças e adolescentes, especificamente, uma boa relação com os livros contribui para o desempenho na escrita, seu senso crítico, criatividade e principalmente para sua formação humana —com a probabilidade de capacitá-los como agentes transformadores do futuro da humanidade.
E é para essa geração de leitores infantil e infantojuvenil que a escritora e psicopedagoga Samira Aparecida de Camargo e a ilustradora e artista plástica Germana Zanetti —autoras do livro 'As 7 Marias' (Helvétia Edições/2017)—, vêm dedicando, ao longo deste ano de 2018, projetos e ações correlacionados a sua obra literária, direcionada à crianças e educadores.
“A leitura abre a mente, amplia os horizontes e traz conhecimento”, atestam com absoluta convicção as autoras da publicação, que no último dia 12 de novembro concluíram as ações da Circulação ‘As 7 Marias’, projeto aprovado na categoria Literatura, pelo Prêmio Nelson Seixas 2018, da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São José do Rio Preto (SP, Brasil).
A ilustradora Germana Zanetti e a escritora Samira Camargo: premiadas na categoria Literatura pelo Prêmio Nelson Seixas (Foto: Divulgação) |
Premiado na Europa com o primeiro lugar, na categoria infantil e infantojuvenil, em concurso literário em Vevey, na Suíça, o livro 'As 7 Marias' (que conta a história de sete meninas e trata das diferenças que existem entre as pessoas), foi pré-lançado dia 25 de abril durante o 32º Salão do Livro e Imprensa de Genebra (Suíça) e simultaneamente no Brasil, na Livraria Leitura do Shopping Center Iguatemi São José do Rio Preto (SP).
DO LIVRO 'AS 7 MARIAS'
ASSIM COMO o teor da obra literária —recomendada aos educadores como material educativo/pedagógico, útil na formação da educação de futuros adultos—, o conteúdo programático das atividades de Circulação, por meio do Prêmio Nelson Seixas, foi desenvolvido e aplicado de acordo com a narrativa de ‘As 7 Marias’.
Samira Camargo e Germana Zanetti (Divulgação) |
Dividido em duas etapas —nas modalidades Entrega de Livros e Circulação da História do Livro—, o cronograma de ações abrangeu as disciplinas de Leitura Dramática, Contação de Histórias, Oficinas de Artes, Discussões e Entrevistas feitas pelos alunos às autoras.
ENTREGA DE LIVROS
Na primeira modalidade, três instituições do município de São José do Rio Preto (SP) foram contempladas, cada uma, com a doação de cinco exemplares da obra ‘As 7 Marias’.
Esta primeira fase teve inicio no dia 05 de outubro, e a Biblioteca Municipal Pública ‘Dr. Fernando Costa’ foi a primeira instituição a receber os exemplares.
No dia 26 de outubro a entrega dos livros ocorreu na Escola Municipal 'Deputado Silvio Benito Martini' e no dia 12 de novembro a instituição contemplada foi a Escola Municipal 'Cachinhos de Ouro', finalizando esta etapa do projeto de Circulação.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
E OFICINAS DE ARTE
JÁ A SEGUNDA MODALIDADE da Circulação de 'As 7 Marias', com atividades como Leituras Dramatizadas e Contações de Histórias pela escritora Samira Camargo e Oficinas de Arte, pela ilustradora Germana Zanetti, teve início dia 22 de outubro com os alunos da Escola 'Bad's Crew Foundation', em Rio Preto (SP).
No dia 24 de outubro —na semana de comemoração ao Dia Nacional do Livro (29/10)—, os alunos da Escola Municipal 'Zumbi do Palmares' participaram da sessão de Contação de Histórias com atividades de desenho na Biblioteca Municipal 'Dr. Fernando Costa'.
E finalizando a segunda etapa do projeto, no dia 05 de novembro foi a vez da Escola Municipal 'Vera' do Distrito de Engenheiro Schimitt receber o projeto, com atividades na Praça Santa Apolônia.
'São as diferenças que proporcionam entre as 7 Marias, lindas brincadeiras e Lindas amizades'
NAS ATIVIDADES das Oficinas de Arte, a escritora Samira Camargo e a artista plástica Germana Zanetti trabalharam desenho e pintura com base nas 7 cores do arco-íris e ainda falaram aos alunos das coincidências e diferenças existentes entre as 7 notas musicais, com as sete cores no arco-íris e as características das sete personagens, chamadas Marias.
Segundo Germana, a partir da combinação das cores do arco-íris, os alunos puderam colorir a ‘Maria’ que quisessem. “E cada criança escolheu pintar a ‘sua Maria’ de acordo com as características físicas e psicológicas da personagem, com a qual mais se identificava”, destacou a ilustradora.
As autoras explanaram ainda sobre as infinitas possibilidades das composições resultantes da combinação entre as 7 notas musicais. "Explicamos que com apenas sete notas musicais podemos compor lindas músicas. As diferenças entre elas proporciona as músicas que ouvimos", conceituou a psicopedagoga Samira Camargo.
Por meio destas metáforas, as autoras demonstraram que todas as cores e notas são diferentes entre si e, assim como as pessoas, todas se aperfeiçoam. “Cada um de nós é especial. E justamente por sermos diferentes é que nos completamos”, ressaltou.
Desta feita, escritora e ilustradora sentiram-se efetivadas nesta missão —por meio da união entre a arte e a literatura— de falar às crianças sobre a importância do respeito às diferenças. "São as diferenças que proporcionam entre as 7 Marias, lindas brincadeiras e Lindas amizades", completou Samira.
“Sentimo-nos muito felizes pela aceitação aos nossos pequenos leitores, que se demonstraram ávidos por literatura e arte. Estamos muito satisfeitas pelos resultados obtidos”, concluiu Germana Zanetti.
⏩ASSISTA AO VÍDEO:
(Via Facebook/SamiraAparecidadeCamargo)
KIT AS 7 MARIAS
“O material que preparamos para o Prêmio Nelson Seixas, utilizados nas atividades de Circulação, teve tanto sucesso entre os alunos e educadores, que até se transformou em kit para venda”, conta Samira Camargo.
Segundo a escritora este Kit é composto de 7 bonecas de pano, semelhantes as sete Marias do livro —onde seus rostos são pintados pela ilustradora do livro, a artista plástica Germana Zanetti—, além de uma cadeirinha de rodas, um exemplar do livro e uma sacola especial.
DE ACORDO com Samira e Germana, os ideais propostos pelo projeto realizado com o incentivo do Prêmio Nelson Seixas foram coroados com êxito absoluto. Convictas dos efeitos consequentes da Circulação de As 7 Marias, escritora e ilustradora sentiram-se realizadas no cumprimento desta, que elas consideram uma missão.
Dentre os objetivos específicos: a formação do hábito de leitura; contato com o livro; a importância de ouvir, criar e contar histórias; exercícios criativos na oficina de artes, além de avaliação dos estágios psicológicos de aprendizado da criança.
“Foram tantos os elogios dos alunos, professores e diretores que ficamos muito felizes e gratas por fazer parte deste Prêmio Nelson Seixas”, reverenciou Samira Camargo.
AS 7 MARIAS:
O 'CÓDIGO DA AMIZADE'
E A 'DONA GENÉTICA'
ESCRITO PARA crianças de três a 12 anos, mas com a função pedagógica, o livro 'As 7 Marias' tem 40 páginas, prefácio da professora de literatura Letícia Flores e publicado pela Helvétia Edições.
O texto ilustrado lança mão de uma linguagem lúdica, porém cheia de veracidade. “Acreditamos que é preciso falar com as crianças sobre as diferenças, explicando o porquê delas, ensinando que cada um possui seu próprio código genético”, destaca a autora Samira Camargo.
Esta publicação é o primeiro volume de uma série de cinco publicações que contará a história das sete meninas (em diferentes épocas da vida, até elas chegarem à Terceira Idade), todas chamadas 'Marias'.
São elas: Maria Cecília, uma menina morena de cabelos ondulados; Maria Veridiana, loira de olhos azuis; Maria Vitória, cadeirante; Maria Eunice, negra de cabelo afro; Maria José, clara de cabelos ruivos; Maria Helena, japonesa; e Maria Clara, negra de cabelos ondulados.
As personagens ‘ganharam vida’ nas páginas do livro por meio das ilustrações da artista plástica Germana Zanetti. “Os desenhos materializam as sete Marias, contribuindo para reforçar o sonho e a imaginação dos pequeninos leitores”, diz a artista, em seu primeiro trabalho como ilustradora profissional de obras literárias.
Germana desenhou cada personagem após ler a sinopse da história escrita por Samira. "Foi o primeiro livro que ilustrei. Para produzir os desenhos, eu estudei o trabalho de vários ilustradores. Foi um trabalho intenso para criar a identidade das sete Marias", conta a ilustradora.
A HISTÓRIA do primeiro episódio revela como as sete Marias conseguem, por meio das suas diferenças, fazer o Código da Amizade. “Acreditamos que é preciso falar com as crianças sobre as diferenças, explicando o porquê delas, ensinando que cada um possui seu próprio código genético”, destaca Samira.
Para isso, além das sete protagonistas entra em cena a personagem Dona Genética, “utilizada para mostrar —tanto para quem educa quanto para a criança que vai ler o livro— a importância de entender o porquê das diferenças entre as pessoas”.
O Dr. Rodrigo Camargo, que assina o texto da contracapa da obra, elogia a autora pela simplicidade ao abordar o tema da genética no campo da medicina. Ao revisar o livro o médico ficou feliz em ver como a escritora teve a presença de criar a 'Dona Genética'. "Para os médicos parece fácil a explicação, mas para os pais e educadores é muito difícil explicar para as crianças o porquê das diferenças entre as pessoas", conceituou o Dr. Rodrigo.
"Finalizamos o livro falando do Código da Amizade. Que nascemos com um código genético, que não podemos mudar, mas podemos fazer o Código da Amizade", conta Samira Camargo.
Com excelência, a obra ‘As 7 Marias’ está entre as literaturas infantojuvenis mais vendidas na loja virtual da Helvétia Edições (www.helvetia-edicoes.com.br). O livro também ocupa o ranking dos mais vendidos, nesta categoria, na Livraria Leitura, no Shopping Center Iguatemi de São José do Rio Preto (SP).
Oficinas de Arte e Contação de Histórias do livro As 7 Marias foram realizadas para crianças e adolescentes em várias instituições de Rio Preto, SP (Foto: Divulgação) |
Segundo a psicopedagoga, todos os alunos que participaram da Circulação 'As 7 Marias' pelo Prêmio Nelson Seixas 2018, entre 05 de outubro e 12 de novembro, se envolveram com entusiasmo ao projeto ao ouvir a história das sete Marias e que adoraram conhecer a Genética.
“Ficamos realizadas com toda a programação desenvolvida neste ano pelo Projeto Nelson Seixas, que foi para nós uma grande satisfação. Para mim e para a Germana foi uma experiência maravilhosa”, reverenciou a escritora rio-pretense.
A OBRA: PREMIAÇÕES
COINCIDÊNCIA ou não, foi exatamente em abril —mês em que se comemora o Dia Mundial do Livro (23/04) e o Dia Internacional do Livro Infantil (02/04)— que o livro ‘As 7 Marias’ da escritora Samira Camargo com ilustrações de Germana Zanetti já chegava às livrarias brasileiras e europeias —em pré-lançamento, com recomendação internacional pela Helvétia Edições.
Premiada com o primeiro lugar na categoria infantil e infantojuvenil em concurso literário em Vevey, na Suíça, a obra chegou então às prateleiras da Livraria Leitura do Shopping Iguatemi São José do Rio Preto (SP, Brasil), pré-lançamento duplo que aconteceu, simultaneamente, no dia 25 de abril de 2018, durante o 32º Salão do Livro e Imprensa de Genebra.
⏩ASSISTA AO VÍDEO:
➥Lançamento de 'As 7 Marias' em Genebra, na Suíça
(Via Facebook/SamiraAparecidadeCamargo)
No dia 20 de agosto, um encontro cultural entre os amantes da literatura, das artes plásticas e da música clássica, marcou o lançamento oficial de 'As 7 Marias', no Espaço da Figueira do Iguatemi Rio Preto, SP, Brasil.
VEM VER | LANÇAMENTO DE ‘AS 7 MARIAS’, DA ESCRITORA SAMIRA CAMARGO E DA ILUSTRADORA GERMANA ZANETTI TEVE NOITE DE AUTÓGRAFOS NO IGUATEMI
Além do reconhecimento internacional, o projeto de Circulação de ‘As 7 Marias’ foi contemplado com o Prêmio Nelson Seixas 2018, em cerimonia de premiação realizada dia 17 de setembro de 2018, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto em São José do Rio Preto (SP, Brasil).
O evento contou com a presença do Secretário de Cultura, Pedro Ganga, e do Prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, além de centenas de artistas, gestores culturais e coletivos artísticos, também contemplados pelo Prêmio.
Além do troféu de reconhecimento, a escritora Samira Camargo e a ilustradora Germana Zanetti receberam um crédito financeiro para a operacionalização do projeto, executado em instituições da rede pública de ensino de Rio Preto.
'PRÊMIO NELSON SEIXAS' 2018
A AGENDA deste mês de novembro da circulação dos projetos contemplados pelo Prêmio Nelson Seixas 2018 (um programa de fomento da Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura), está repleto de eventos e atrações culturais.
VEM VER | COM INVESTIMENTO PRÓXIMO DE R$ 1 MILHÃO PRÊMIO NELSON SEIXAS CONTEMPLA 45 PROJETOS CULTURAIS EM RIO PRETO
A circulação que começou no mês de outubro, e deve se estender até março de 2019, percorrem as diversas regiões da cidade, oferecendo uma programação cultural gratuita para públicos específicos, em instituições como escolas e asilos e também locais abertas e para todos os públicos.
Ao todo, são 52 ações ou atrações ao longo deste mês, nas áreas de literatura, música, teatro, artes plásticas, audiovisual e fotografia. São apresentações, oficinas, mostras, exposições, sarau, contações de histórias, espetáculos, entre outros formatos.
Nesta edição, foram investidos cerca de R$ 1 milhão em projetos de artistas residentes em Rio Preto, em diversas modalidades, contemplando projetos nas áreas de Cinema e Vídeo, Artes Visuais (Artes Plásticas e Fotografia), Cultura Hip Hop, Escolas de Samba, Literatura, Música, Dança e Teatro e Circo.
------------------------------------------------------
➤ MAIS+
Nos sites:
www.as7marias.com.br
www.helvetia-edicoes.com.br
----------------------------------------------------
MARCADORES | >ARTES, >ARTES PLASTICAS, >LITERATURA, >NEC/Acirp Rio Preto, >SECRETARIA CULTURA-Rio Preto, livro, Prêmio Nelson Seixas
A AGENDA deste mês de novembro da circulação dos projetos contemplados pelo Prêmio Nelson Seixas 2018 (um programa de fomento da Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura), está repleto de eventos e atrações culturais.
VEM VER | COM INVESTIMENTO PRÓXIMO DE R$ 1 MILHÃO PRÊMIO NELSON SEIXAS CONTEMPLA 45 PROJETOS CULTURAIS EM RIO PRETO
A circulação que começou no mês de outubro, e deve se estender até março de 2019, percorrem as diversas regiões da cidade, oferecendo uma programação cultural gratuita para públicos específicos, em instituições como escolas e asilos e também locais abertas e para todos os públicos.
Ao todo, são 52 ações ou atrações ao longo deste mês, nas áreas de literatura, música, teatro, artes plásticas, audiovisual e fotografia. São apresentações, oficinas, mostras, exposições, sarau, contações de histórias, espetáculos, entre outros formatos.
Nesta edição, foram investidos cerca de R$ 1 milhão em projetos de artistas residentes em Rio Preto, em diversas modalidades, contemplando projetos nas áreas de Cinema e Vídeo, Artes Visuais (Artes Plásticas e Fotografia), Cultura Hip Hop, Escolas de Samba, Literatura, Música, Dança e Teatro e Circo.
------------------------------------------------------
➤ MAIS+
Nos sites:
www.as7marias.com.br
www.helvetia-edicoes.com.br
----------------------------------------------------
MARCADORES | >ARTES, >ARTES PLASTICAS, >LITERATURA, >NEC/Acirp Rio Preto, >SECRETARIA CULTURA-Rio Preto, livro, Prêmio Nelson Seixas