sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

AUDIOVISUAL | Instalação de Jef Telles remete o público ao espaço virtual: 'estamos em uma nuvem', alerta o videasta do Núcleo 2

'Nuvem', videoinstalação (cinema expandido) do diretor do Agrupamento Núcleo 2, que investiga a psique humana contemporânea e os servidores de dados virtuais, permanece em cartaz nesta sexta (01), sábado (02) e domingo (03), às 18h, na Swift em Rio Preto (SP).

Cartaz do projeto audiovisual 'Nuvem', uma obra de Jef Telles.
(Imagem: Divulgação)
➤ Por CLÓVIS ASSIS        
A t o r e s  &  M í d i a s

O VIDEASTA rio-pretense Jef Telles é considerado um artista ousado, provocativo, critico e portanto polêmico em suas concepções artísticas.


Suas obras multimídias imbuídas de protestos, de alertas e de questionamentos a respeito do futuro da humanidade são tão verossímeis, que para muitos incrédulos podem até soar como atos conspiratórios.
  
Suas ideias intelectuais e produções artísticas, embasadas na realidade inegável da tecnologia do futuro (que visa controlar cada indivíduo) talvez até cause controvérsias entre os 'politicamente corretos' e/ou ainda chocar os 'conservadores'.

Mas, enganam-se os que o questionam, sem antes compreender a ideologia que fundamenta os argumentos das produções artísticas concebidas pelo diretor do Agrupamento Núcleo 2

Em NUVEM, sua nova videoinstalação (cinema expandido) que pré-estreou nesta quinta-feira (31/01) no Complexo Cultural Swift em São José do Rio Preto (SP), Telles apresenta a atual (e futura)  realidade da teia virtual na qual todos nós, queremos ou não, já estamos aprisionados, por meio da Rede Mundial de Computadores: a Internet

E é o próprio Jef Telles quem atesta ter ele mesmo caído "nessa armadilha". Pare ele, passado e futuro se confundem numa senzala de vaidades e atrocidades naturais.
Jef Telles (Crédito foto: Johnny Torres/Diário da Região)
 "Eu caí nessa armadilha sem volta, desse labirinto infinito. Me sinto estuprado. Naturalmente silenciado pelo barulho do qual faço parte. Ficção e realidade se confundem pela voz da grande boca", confessa ele.  "O caminho é sem volta, mas você ainda pode fazer as suas escolhas".

'Nuvem', a nova obra audiovisual idealizada pelo artista multimídia Jef Telles propõe uma reflexão futurística: investigar o trânsito entre a psique humana contemporânea e os servidores de dados virtuais. 
Performance na estreia da videoinstalação 'Nuvem', na quinta (31/01) na Swift em Rio Preto, SP (Foto: Jorge Etecheber)
A videoinstalação contemplada pelo Prêmio Nelson Seixas 2018 da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto (SP), permanece em cartaz nesta sexta-feira (01), sábado (02) e domingo (03), sempre às 18h, na Swift em Rio Preto, com entrada franca.

Além da exibição do vídeo, o evento conta com a participação dos Performers convidados: Marcelo Matos, Marcelo Nogueira (sexta), Wagner Orniz (sábado) e a Cia do Santo Forte, que encerra a temporada de estréia, neste domingo (03 de fevereiro).

'Nuvem', de Jef Telles (Imagem: Reprodução/Youtube)
'NUVEM' é um projeto de videoinstalação que investiga, a partir do fluxo da comunicação social, o trânsito entre a psique humana contemporânea e os servidores de dados virtuais. "Teriam as nossas palavras e ações um caminho sombrio até o seu destino?", indaga Jef telles.

"Não consigo imaginar a Internet sendo criada como uma arma de guerra. Ou pior, uma ferramenta de massificação [maior que toda a mídia] e controle [maior que todos os documentos]. Mas, também não consigo duvidar", argumenta ele.

'Nuvem', de Jef Telles (Imagem: Reprodução/Youtube)
JEF TELLES afirma que aos poucos, poucas instituições foram assumindo o controle total de todo esse mecanismo, e nos seduzindo com iscas artificiais. "Enquanto isso mordíamos e continuamos mordendo com voracidade, ávidos pelo novo e por pseudo-suprir o que seria talvez, a maior de nossas carências: a solidão", argumenta.

"Aos poucos fui me enxergando dentro de um grande samburá. 

Um viveiro que contém inclusive, a identificação dos meus gostos, gastos, desejos, o assunto das minhas conversas e a identificação dos meus passos, impressos na minha casca", confessa. 
Jef Telles em cena do teaser de divulgação do vídeo 'Nuvem'.
 (Imagem: Reprodução/Youtube)
O videasta conta que os poucos, foi levado a uma nova adaptação social: a de indivíduos virtuais. "E me contaminando com a falácia coletiva, superficial, mas quimicamente poderosa", atesta ele.

De acordo com o argumento do roteiro da obra audiovisual 'Nuvem', Telles fala sobre o quanto estamos sendo submetidos aos algoritmos pré-estabelecidos. 

"Viver para consumir. Opinar sob algoritmos pré-estabelecidos. Ser vigiado 24 horas. Objetificado e posteriormente enumerado. Catalogado a serviço dos bancos e de um banco de dados universal. Estudado. Sensorialmente reduzido. Minuciosamente controlado", alerta do artista.
Jef Telles em cena do teaser de divulgação do vídeo 'Nuvem'.
 (Imagem: Reprodução/Youtube)
Segundo ele, amigos e conhecidos reproduzem informações aleatórias, sem crivo e responsabilidade. As mensagens curtas e longas, profissionais ou pessoais que envio, são monitoradas por servidores de outro país.

LEIA TAMBÉM | Diretor Jef Telles seleciona propostas de artistas de Rio Preto para a videoinstalação 'Nuvem'

"Satélites, aviões, helicópteros, drones, computadores, televisores, câmeras e celulares estão conectados na mesma rede. Propagandas de produtos dos meus interesses mais remotos são oferecidos diariamente", complementa.


"Estou, estamos juntos confinados numa senzala de vaidades, condicionados ao como é, e não ao que poderia ser. Lutamos pelo menos pior, esmagados pelo excesso de 'liberdade'. Estamos sem norte e sul, na poeira da indústria virtual. Estamos, em uma nuvem", conclui Telles.

⏩ASSISTA AO TEASER: 'NUVEM'
Crédito: YouTube/JefTelles


-------------------------------------------------


➥ SERVIÇO:    

'NUVEM' [CINEMA EXPANDIDO]
Concepção e direção: Jef Telles

De 31/01 a 03 de fevereiro/2019
Qui. Sex. Sáb. e Dom.: às 18h

Complexo Cultural Swift
Avenida Duque de Caxias, 

São José do Rio Preto (SP)
 14 classificação


➦MAIS+ 
Facebook/agrupamentonucleo2 
Facebook.com/jeftelles.arte 

-------------------------------------
➧Editado por: Clóvis Assis - Atores & Mídias | Rio Preto (SP)