terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

ARTES | Edna Stradioto volta à cena da 'Linha da Cultura' em SP com a série 'Paisagem de Capim', em meio a novos desafios para 2019

Em meio a agenda de projetos no Brasil e exterior, com exposições no circuito europeu, a aquarelista brasileira Edna Carla Stradioto volta ao cartaz da 'Linha da Cultura' em SP. A exposição individual, inspirada no capim dos pampas, está em cartaz desde o domingo (10) na Estação da Sé do metrô da capital paulista. Se 2018 foi um ano de ascensão na carreira da artista  imagina o que 2019 lhe reserva? 
➥ VEM VER:   

A aquarelista Edna Carla Stradioto assume novos desafios em 2019. (Foto: Reprodução/Facebook)
➤ Por CLÓVIS ASSIS        
A t o r e s  &  M í d i a s

MOTIVADA pelo sucesso do programa 'Linha da Cultura' (três exposições da série 'Momentos de Gratidão' em 2018) que alçou sua carreira artística a outro patamar com novas oportunidades no Brasil e exteriorEdna Carla Stradioto retorna à cena cultural nacional e internacional às voltas com uma série de projetos artísticos que estão na fila para acontecer em 2019. 


Só para dar o primeiro play na movimentada agenda deste ano, a aquarelista volta ao cartaz do Programa 'Linha da Cultura' (projeto voltado para produções artístico-culturais realizadas no Metrô de São Paulo, SP) com a exposição individual de sua nova série de pinturas 'Paisagem de Capim'.

A instalação, com a mostra de 19 aquarelas, foi inaugurada no último domingo (10 de fevereiro) na Estação da Sé do metrô da capital paulista.

"Cerca de 150 mil pessoas passam, por dia, nessa estação! Isso significa que há potencial de ser vista, só em fevereiro, por pelo menos três milhões de pessoas! Incrível!", comenta a artista.
Instalação 'Paisagem de Capim', em cartaz na Estação da Sé, pelo projeto 'Linha da Cultura' no Metrô de SP (Foto: Reprodução/Instagram)

⏬ASSISTA AO VÍDEO: 'PAISAGEM DE CAPIM'
Crédito: YouTube/EdnaCarlaStradioto


'Desloquei-me para o campo dos meus afetos', diz artista sobre nova série
Cartaz da 'Linha da Cultura': Edna Stradioto 
compõe o elenco de artistas que expõem 
 em Estações do Metrô de SP. (Divulgação)



INSPIRADA nas formas da vegetação campestre como o princípio de sua nova coleção de aquarelas, as 19 pinturas da série Paisagem de Capim foram produzidas "com inovação e precisão" imaginadas  pela artista como "formas ideais da natureza". 

“Por que essa recorrência com o capim?”, autoquestiona a artista, ao falar da importância e da influência pessoal do tema que a envolveu neste momento de sua vida. 

“O capim tem sido usado quase unicamente como influência na minha pintura ultimamente, e eu sei que relembra muito a escola impressionista”, identifica-se Edna, justificando a atração pela planta que a inspirou a criação da nova série de aquarelas.


Focada ao tema, a artista esteve entre os capins dos pampas por diversas vezes em 2018.

Ela explica que a motivação para o despertar criativo da série "surgiu do encantamento quando da descoberta do capim dos pampas", em viagem ao Sul do Brasil,   em fevereiro de 2018. 

“Desloquei-me inteiramente para o campo dos meus afetos”, rememora. 

Entre idas e vindas aos campos a pintora concluiu dezenas de aquarelas, que compõem o conjunto da obra desta nova coleção, intitulada "Pampas Grass Landscape".


'O capim ao vento é como uma dança, quase hipnotizante', diz artista

'Cortaderia Selloana' é o nome científico de uma espécie de planta com flor pertencente à família PoaceaeOs seus nomes comuns são capim-das-pampas', erva-das-pampaspainapenacheiropenacho-branco ou plumeira.

capim-dos-pampas é gigante, chegando a 2,5 metros de altura. Suas inflorescências se parecem com grandes plumas e podem ser de coloração branca, amarelada ou arroxeada, formadas principalmente no verão. 


As folhas são longas, lineares e com bordas cortantes. 
Sendo um planta diferente, sua beleza é ressaltada se utilizada isolada em gramados, podendo ser plantada em conjuntos. 

“Refletindo sobre o impacto dessa planta em minha vida, fica claro que a motivação principal se deve à extrema beleza do movimento das hastes do capim ao vento, como uma dança, quase hipnotizante”, conclui a artista . 

Para as exposições do circuito artístico de 2019, Edna Stradioto selecionou duas paisagens desta série de aquarelas e, conforme ela, "cuja paleta de cores se complementam"

“Fiquei imaginando as telas, uma ao lado da outra [veja fotos abaixo], e o espectador tentando compreendê-las, percebendo-se nelas, caminhado pelos capins, ouvindo os gorjeios dos pássaros e sendo totalmente conquistado por elas”, vislumbra a artista, como quem tinge de cores a própria realidade.

'O Capim dos Pampas sou eu', revela a aquarelista

A INSPIRAÇÃO de Edna Stradioto pela Cortaderia Selloana se transformou em uma paixão tão forte, que a levou a uma breve pausa nas pinturas. Em meados do ano passado, deixou os pincéis de molho para dedicar-se ao laboratório teórico, prático e investigativo das cores, texturas, dos movimentos do capim. 

“Fiquei meses sem pintar retratos, concentrando-me em estudos e pinturas sobre a planta”, explica, acrescentando que aos poucos foi se apercebendo que "estava alegoricamente contando uma história" ao situar o capim como elemento central de suas aquarelas.

"A produção imagética sobre essa temática me fez produzir uma alegoria sobre mim”, revela. "O Capim dos Pampas sou eu”, define a aquarelista.
"A produção imagética sobre essa temática me fez produzir uma alegoria sobre mim”, declara Edna, sobre suas obras (Imagem: Reprodução)

EXPOSIÇÕES DO CIRCUITO EUROPEU em 2019

carreira internacional de Edna Carla Stradioto é resultado da parceria profissional com a curadora Ângela de Oliveira —marchand brasileira, que mantém uma network de relações internacionais para a promoção e divulgação da produção artística brasileira. 

"A parceria com a Ângela Oliveira tem sido uma relação profissional artística e cultural muito produtiva; fundamental para que eu descobrisse o rumo que queria para meu futuro", declara. 

Itália, Suíça, Inglaterra, Holanda, Portugal, Dubai e Paris estão no roteiro do circuito europeu

NO ROTEIRO da temporada 2019 de exposições internacionais, com curadoria pelo escritório de Ângela de Oliveira, já estão agendados eventos em galerias de arte em países da Europa, dentre eles: ItáliaSuíçaInglaterraHolanda Portugal. 

Para as exposições internacionais, Edna Stradioto selecionou duas paisagens em aquarela da série Paisagem de Capim. As mostras programadas para o circuito do primeiro semestre já estreiam no próximo mês. 


A galeria Arteria BCN em Barcelona recebe a exposição de 05 a 12 de março; e em Roma (Itália) a Area Contesa Di Roma sedia a mostra nos dias 13 a 19 do mesmo mês. 

"Já em abril são esperadas exposições em Londres e Amsterdam. Em maio, Genebra e Cascais", confirma a artista, que participa das mostras com duas novas aquarelas, feitas especialmente para as exposições do circuito europeu.

E para o segundo semestre já estão confirmadas exposições em Dubai, Paris e Zagreb nos meses de setembro e outubro de 2019.

-----------------------------------------------------------------
'TROFÉU DESTAQUES 2018'

EDNA STRADIOTO conta, que recentemente foi surpreendida com o Troféu Destaques 2018, pela curadora Ângela de Oliveira aos artistas plásticos que mais se destacaram na temporada de exposições, no ano passado.

"Os troféus foram entregues num coquetel badalado que aconteceu no dia 17 de janeiro de 2019, em Alphavile, Barueri (SP, Brasil)", ressalta.

“Para mim, somente a seleção, como destaque, já seria suficiente, mas receber um troféu é sempre uma emoção”, declarou a artista, sensibilizada pelo reconhecimento de seu trabalho.



A AQUARELISTA viveu a primeira experiência com a pintura ainda na adolescência, mas somente em 2012 resolveu dedicar-se profissionalmente à carreira.

O ápice da carreira começou a despertar, segundo ela, por conta das exposições da série Momentos de Gratidão (A Linha da Cultura/São Paulo/2018). 

LEIA TAMBÉM: | MOMENTOS DE GRATIDÃO: AUTORRETRATOS DA AQUARELISTA EDNA STRADIOTO REVERENCIAM A ARTE E A VIDA

DESTAQUES TOP/9: Dentre as séries de 2018, Edna Stradioto destacou nove aquarelas, cujo ranking ela nomeou de #Bestnine (Reprodução/Instagram)  
Logo a grife Stradioto começou a despontar no ranking top-artistas brasileiros, listados em sites internacionais e mídias especializadas em artes.

Suas aquarelas atraíram a atenção de críticos da arte brasileira e alcançaram projeção internacional, ao serem apresentadas em conceituadas galerias de arte na Europa.
Dedicada à formação acadêmica, Edna Stradioto tem concicliado a pintura com os estudos em artes e literaturas (Foto: Reprodução/Facebook)

FORMADA em Letras pela Universidade Estadual Paulista (
IBILCE)Edna Carla Stradioto fez especialização em pintura e desenho pela University Of Georgia, nos Estados Unidos (EUA)

Mestranda em Ilustração pela UNESP ela está se preparando para defender sua tese acadêmica e conseguir o "sonhado título de Mestre". 

Para tanto, entre uma pintura e outra, Edna passou os últimos meses 'mergulhada' sob livros, estudando, dentre outras matérias, as ilustrações do renomado N. C. Weyth para o romance de cavalaria The Boy’s King Arthur, que narra toda a vida do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda.

"Os esforços valeram a pena", diz, acrescentando que a dedicação aos estudos também lhe renderam momentos gratificantes de imersão literária e artística. 


"Dediquei-me aos estudos da teoria da imagem; a ampliar meus conhecimentos sobre a análise crítica da arte; bem como aos estudos literários, concernentes a era medieval com a história de Arhtur", sintetiza ela, suspirando realizada.
A aquarelista Edna Carla Stradioto (Foto: Reprodução/Instagram)

Mas, será que a artista ainda tem espaço na agenda?


ENVOLVIDA aos projetos e eventos já confirmados, e outras propostas que aos poucos vai preenchendo sua agenda de 2019, Atores & Mídias a indaga: 
"E ainda sobra tempo para mais alguma coisa em sua agitada vida profissional?”, questiona o jornalista.  

A artista entretanto, nem pensa duas vezes ao responder. "Claro que sim!", dispara categórica, sem titubear. Segundo ela, seu portfólio, com cerca de 100 aquarelas, está sempre atualizado. "Para que possam ser encaixadas em projetos culturais, exposições, vendas, etc", diz a pintora, que também vem mantendo contato próximo com outros artistas.

⏬ASSISTA AO VÍDEO: 'PORTFÓLIO'
Crédito: YouTube/EdnaCarlaStradioto



Edna conta que uniu-se a mais artistas do Rio de Janeiro para criar o Grupo dos Artistas Visuais"É um grupo que, na atualidade, está ganhando corpo, e que tem o propósito de colocar em contato vários artistas, para que encontrem oportunidades e plataformas de divulgação de seus trabalhos", ressalta.

Ela explica que esse grupo, hoje, "soma cerca de 120 artistas, do Brasil". Os planos, conforme a artista, "são de que o grupo ganhe mais participantes, e comece efetivamente a produzir ações culturais em conjunto".


LEIA TAMBÉM | EM ASCENSÃO INTERNACIONAL A AQUARELISTA EDNA CARLA STRADIOTO EXPÕE EM GALERIAS DA EUROPA E COMEMORA SUCESSO NO BRASIL

Uma outra frente de ação, que tem tomado muito de seu tempo e sua atenção, são os editais de produções culturais. Desde o ano passado ela tem se dedicado à elaboração de seus próprios projetos solos, direcionados aos editais culturais para a captação de recursos via Leis de Incentivo à Cultura nas esferas públicas e privadas. 

Dentre os projetos inscritos e protocolados nos editais ao final do ano passado, ela ainda aguarda a resposta de alguns deles. "Já tenho um 'sim' e um 'não'", declara. 

"sim" já é o da Linha da Cultura (exposição Paisagem de Capim que estreou neste domingo (10) na Estação da Sé em SP). O "não", segundo ela, veio do Museu da Casa Brasileira. "Apesar de [o MCB] ter se interessado pelo meu trabalho, está com a agenda de eventos direcionada para a área de design", justifica. 

No entanto, Edna conta que ainda "aguarda, aflita" a resposta de outros três projetos. "Seriam os de maior visibilidade da minha carreira, caso aconteçam", diz, esperançosa. "Vamos torcer, né?", completa otimista.

A artista ressalta, ainda, que tem muitos "planos audaciosos" para 2019. Todavia, ela limitou-se a não os revelar ["por enquanto"] ao Blog Atores & Mídias
. "Mas, prometo dizer, assim que possível", garantiu, com iluminado brilho no olhar. "É muita coisa nova. Muita mudança!”, entusiasma-se. 

Entretanto, ela deixa escapar ao jornalista um dos planos, especificamente ao relacionado à graduação acadêmica. Ela disse que está prestes a iniciar o curso de Doutorado "em uma universidade", resumiucuja instituição apenas a adjetivou de 'sensacional'"Minha vaga já está reservada", afirmou.  

"Será um divisor de águas na minha vida, e que, provavelmente, haja um rumo totalmente novo, também, na minha carreira artística”, anseia a artista plástica e futura doutora. 

'Tanta coisa boa, né?', 
comemora Edna

Mesmo com o sucesso profissional tanto na carreira artística, quanto acadêmica, que vem conquistando, com esforço e dedicação, dia após dia, ano após ano, eis que duas pautas depois a simplicidade da artista continuam evidentes em sua essência humana.

Os dons da pintora, apaixonada por artes e literaturas, ressaltam as mesmas virtudes dEdna Carla Stradioto de sempre, que há pouco mais de um ano, em entrevista ao jornalista de Atores & Mídias, ensinou-lhe sobre os caminhos da , das virtudes e do milagre por reverenciar a Vida ao transformar cada instante em eternos 'Momentos de Gratidão'.

 ⏩ ASSISTA AO VÍDEO ⏬  
"Tanta coisa boa, né?", celebrou a artista ao postar na Internet alguns de seus 'momentos de gratidão' de 2018.

Crédito/vídeo: Facebook/EdnaStradioto


➥MAIS+   

Edna Carla Stradioto
Watercolor. Aquarela. Aquarelle.

CONTATO:

@ednastradioto.com.br
www.ednacarlastradioto.com

Instagram/@estradioto