terça-feira, 29 de janeiro de 2019

MOSTRA | Museu da Empatia Feminista, que alerta para a violência contra a mulher, chega ao Senac Rio Preto

Inspirada em um museu de Londres, a exposição itinerante reúne objetos pessoais de 30 mulheres vítimas de agressões que vão desde cárcere privado, à violências física, psicológica e sexual. A mostra está aberta ao público no Senac Rio Preto (SP) até 16 de fevereiro, com entrada gratuita.

Mostra interativa, idealizada por alunas de Aprendizagem do Senac Lapa Faustolo (SP) trata da violência contra a mulher. 
(Fotos: Gabriela Rassy/Internet) 
➤Clóvis Assis, da Redação   
  A t o r e s   M í d i a s

DIANTE ao delicado momento que registra altos índices de violência contra a mulher no Brasil, o Senac São José do Rio Preto (SP) traz uma exposição itinerante que ganhou o nome de Museu da Empatia Feminista

Trata-se de uma mostra de objetos pessoais pertencentes à mulheres vítimas de agressões físicas, psicológicas e sexuais, apresentados com suas respectivas histórias. 

Os itens foram colhidos em um grupo de 30 mulheres, vítimas do crime e agredidas, muitas vezes, por próprios membros da família, dos amigos, e, inclusive, companheiros. 

A instalação, que já passou por diversas unidades do Estado de SP, está aberta ao público desde a segunda-feira (28) no Senac Rio Preto e permanecerá em cartaz até o dia 16 de fevereiro, com entrada gratuita.
A mostra reúne áudios, peças de roupas e outros objetos pessoais. (Foto: Reprodução/Internet)
Idealizada por um grupo de estudantes das aulas de Aprendizagem do Senac Lapa Faustolo, em São Paulo, a versão feminista é inspirada no projeto Museu da Empatia, inaugurado em Londres, em 2015, com a mesma proposta: estimular as pessoas a se colocarem no lugar do outro. 

O aumento do número de casos de violência contra a mulher e as crescentes taxas de feminicídio, assédio e outros preconceitos sofridos diariamente por mulheres foram decisivos para a concepção da exposição que agora está na unidade do Senac Rio Preto (SP).
Versão feminista do Museu da Empatia, de Londres, está no Senac Rio Preto (SP) [Foto: Reprodução/Internet)
A mostra reúne áudios, peças de roupas e outros objetos pessoais, como bolsas e batons, acompanhados por frases mencionadas durante episódios de assédio sexual.

As histórias dessas mulheres são contadas por meio de textos que acompanham os objetos e áudios disponíveis em QR Codes, que podem ser acessados pelo celular – basta ter um leitor ou aplicativo próprio para leitura de QR Code instalado no aparelho.

MUSEU DA EMPATIA FEMINISTA

Desde que foi criado, em 2018, o Museu da Empatia Feminista já percorreu várias cidades e chegou ao Senac São José do Rio Preto nesta segunda-feira, 28 de janeiro. 



Ao final da mostra, o publico deixa
mensagens afixadas ao espelho.
(Reprodução/Internet)
Além de dar visibilidade à causa, o objetivo da mostra é despertar a empatia na população em geral e a sororidade entre as mulheres.

De acordo com a responsável pela mostra no Senac São José do Rio Preto, Juliane Pierobonesse é um momento bastante oportuno para sensibilizar as pessoas a terem um olhar mais cuidadoso para mulheres. 

"Principalmente olharmos mais atentamente para as mulheres que estão próximas de nós e podem estar sofrendo algum tipo de violência, mas não têm coragem de sair daquela situação ou de denunciar", alerta. 

"Queremos realmente que os visitantes saiam daqui refletindo sobre o assunto e disseminando essa empatia tão necessária para seus respectivos círculos sociais”, conclui Juliane
➥ SERVIÇO    
Exposição: 
Museu da Empatia Feminista


De 28 de janeiro a 16 de fevereiro/2019
➧Seg. a Sex.: das 8h às 21h
➧Sábados: das 8h às 12h
➧Entrada gratuita

➦Senac São José do Rio Preto
Rua Jorge Tibiriçá, 3.518 – Santa Cruz
São José do Rio Preto/SP

➥ MAIS +  
Programação: