sábado, 20 de agosto de 2016

TEATRO/CRÍTICA | ‘O Pequeno Príncipe’, de Ligia Aydar, emociona o publico em Rio Preto/SP

Montagem do Grupo Ligia Aydar foi realçada pelas cores da iluminação, pela impecável indumentária, pelo tom da trilha musical, pelas letras das canções, pelas coreografias e excepcionalmente pela interpretação dos atores – muito bem orquestrados na encenação do diretor Bhá Prince.

Montagem do Grupo Ligia Aydar foi realçada pelas cores da iluminação, pela impecável indumentária, pelo tom da trilha musical, pelas letras das canções, pelas coreografias e excepcionalmente pela interpretação dos atores – muito bem orquestrados na encenação do diretor Bhá Prince. (Crédito fotográfico: Beto Ferraz)

Por Clóvis Assis
Atores & Mídias

Na noite da sexta-feira (19) a apresentação de ‘O Pequeno Príncipe – o musical’, montagem do Grupo Ligia Aydar de Rio Preto/SP, emocionou a plateia do Teatro Municipal Paulo Moura. Emoção equivalente à sentida pelos onze artistas – atores, cantores e bailarinos – que encantaram ao público, mas que também se emocionaram ao receber aplausos entusiásticos dos espectadores.

'O Pequeno Príncipe' apresentou um elenco afinado, atores cantantes, cantores dançantes e dançarinos falantes. E vice-versa. 

Eles representaram no palco a história do piloto que cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil, que diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida. 

Não há adulto que não se comova ao se lembrar de quando leu essa história ainda criança. Trata-se da maior obra existencialista do século XX. 
O enredo  desperta para algumas das razões mais importantes da vida: o amor, a amizade e o companheirismo 
A montagem do Grupo Lígia Aydar, de 'O Pequeno Príncipe' – adaptada do original ‘Le Petit Prince’, do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry  –, é desenhada na caixa cênica do Teatro Paulo Moura, abrindo mão de recursos mirabolantes de cenografia. 

O cenário, composto por um único desenho no pano de fundo e com alguns elementos cenotécnicos, foi valorizado pelas cores da iluminação, pela impecável indumentária, pelo tom da trilha musical, pelas letras das canções, pelas coreografias e excepcionalmente pela interpretação dos atores – muito bem orquestrados na encenação do diretor Bhá Prince.
 

Mergulhamos então na magia e na poesia da narrativa. O enredo  desperta para algumas das razões mais importantes da vida: o amor, a amizade e o companheirismo. “Como é bom assistir ao teatro e poder refletir nossos valores”, filosofou a empresária Ester Marches, que assistiu ao espetáculo, acompanhada do neto Marcelo de 10 anos. 

"Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas", diz o Pequeno Príncipe
Ester comentou o sentimento de “ter sido inundada de tal catarse”, ao ouvir o pequeno príncipe recitar: "Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas", a mais marcante e célebre frase da história do pequeno herói. 

Penso que o próprio elenco exemplificou em ação essa mensagem. Pois nos conquistou ao palco, mas também nos conquistou no hall de saída do teatro, aonde dividiram a alegria do ser artista com sua plateia. As crianças ficaram encantadas. Os adultos sentiram-se emocionados.

Então era o momento de os atores contracenarem com seus espectadores na “vida real”. Assim, em reverência mútua, mais uma vez aplausos... A recíproca é emocionante e sempre verdadeira, tal e qual os encontros cativos que tivera o Pequeno Príncipe em sua história!

Parabéns ao Grupo Ligia Aydar pela 

encantadora montagem do espetáculo.
“Se você quer saber da resposta do espectador ao espetáculo, esteja com os atores ao final. Conheça-os, ouçam e sintam sua respiração, ainda ofegantes, após os aplausos finais, ao cerrar das cortinas, nos bastidores ou pelos corredores. A alegria deles é tão contagiante quanto a de todos que apreciaram ao espetáculo. E tem o mesmíssimo sabor dos aplausos. Ou mais.” Texto por Clóvis Assis | com produção de Márcia Regina
A&M 
Recomenda
O Pequeno Príncipe – O Musical,
Grupo Lígia Aydar

Data e horário
Hoje - Sábado (20/08) às 19h.
Local
Teatro Paulo Moura – Swift
Ingressos
R$60 (inteira), R$30 (meia) 

Informações

(17) 3363-9005 

GRUPO LIGIA AYDAR
ESCOLA DE ARTES
Shopping Iguatemi
São José do Rio Preto/SP
+55 17 3363-9005