quinta-feira, 10 de novembro de 2016

DANÇA | Bailarina Ariel Venâncio é diplomada pela Royal Academy Of Dance, de Londres; e lamenta a falta de um teatro em sua cidade.

“Espero um dia dançar num Teatro Municipal de Rondonópolis, mesmo que tenha meus 70 anos de idade”, declara a bailarina Ariel Venâncio

Ela comemora neste mês o reconhecimento profissional de uma das mais influentes organizações internacionais de treinamento em dança no mundo, a escola inglesa Royal Academy Of Dance, de Londres.

Contudo, a bailarina protesta pela falta de um Teatro Municipal em sua cidade (Rondonópolis/MT), e lamenta da falta de investimento das autoridades políticas em arte, educação e cultura no município. 
Ariel Venâncio é Bailarina, Atriz, Professora de Ballet e Diretora Artística da Academia Líder de Artes, em Rondonópolis/MT. Atualmente está em cartaz com o espetáculo 'Frozen', no qual além de viver a personagem Elsa também assina a direção artística, parte das coreografias e responsável pela preparação de alunos, atores e bailarinos (Foto: Líder de Artes)
Por Clóvis Assis
Atores & Mídias

Ela só tem 21 anos. E –pasme!–, quase o mesmo tempo de carreira profissional. O que a difere de tantos jovens da sua faixa etária, é o expressivo currículo profissional, que atesta sua importância de artista na História da Dança mato-grossense. 

Romântica como os pós-adolescentes, e de maturidade profissional admirável, ela tem na bagagem experiências de Vida e Arte resultantes da sua atuação e especialização no segmento das Artes Cênicas, com destaque, primeiramente na dança e, por extensão, no teatro. 
A pequena Ariel Venâncio começou a dançar mesmo antes de ter ainda aprendido a andar. (foto:Arquivo Líder de Artes) 
Desde a infância já assumia responsabilidades com o trabalho de artista – e feito gente grande. Foram quase 20 anos de dedicação à pratica e ao reconhecimento. Parece pouco tempo. Não em se tratando de Ariel Ereio Venâncio, que começou a dançar mesmo antes de ter ainda aprendido a andar – observo. 

Todavia, daí em diante foram anos e anos de dedicação e muita força de vontade. E após tantos treinamentos; rigorosos exames e experiências vividas nos palcos –em dezenas de espetáculos de dança e teatro pelo Brasil afora–, neste mês ela recebeu o Registro Profissional com o mérito – e honras – de bailarina internacional, em diploma atestado pela Escola Inglesa Royal Academy of Dance, de Londres. Sim, reconhecida artista por seus dons e talentos, em todo o planeta. 

Ariel fez o exame final de conclusão dos estudos pela Royal Academy Of Dance (Advanced 2), em São Paulo/SP, e registrou o momento ao lado da pianista oficial da RAD no  Brasil, Maria Inês Vasconcelos. (Foto:reprodução/Instagran/@arielvenancio
Ela comemora o reconhecimento profissional da RAD, que é uma das mais influentes organizações internacionais de treinamento em dança no mundo. Contudo a bailarina lamenta a falta de um Teatro Municipal em Rondonópolis/MT, e protesta pela falta de mais investimentos pelas autoridades políticas em arte, educação e cultura no município. 

Nesta reportagem, exclusiva para Atores&mídiaS, Ariel Venâncio, que atualmente está em cartaz com o espetáculo "Frozen",  fala de sua vida; carreira; das dificuldades que enfrentou na profissão até hoje; e do sonho de ainda um dia se apresentar num teatro municipal de sua cidade natal.
  CONFIRA:
“Teve momentos em que pensei em desistir da carreira”, revela Ariel. (foto:arquivo/Líder de Artes)
DESAFIOS
"Sempre gostei da dança e em especial do Ballet Clássico, mas tive alguns desafios grandes para superar, alguns físicos e outros como o de morar em Rondonópolis, uma cidade onde não há um teatro, onde grandes companhias não se apresentam, distante dos melhores eventos na área e de oportunidades profissionais", lamenta.

"Se eu não tivesse entendido as exigências da minha mãe eu não teria conseguido", diz ela.

DISCIPLINA  
"Uma das primeiras questões que tive que resolver foi a de separar a professora da mãe (Ela é filha do casal Sarah Jane e Paulo César Venâncio –proprietários da Academia Líder de Artes, em Rondonópolis/MT). Dependi muito das aulas que fiz com minha mãe e se não tivesse entendido e aceitado as exigências e as cobranças não teria chegado onde cheguei", reconhece Ariel.

FAMÍLIA  
Ariel (à direita), com a irmã Yasmine Venâncio Zaher e a mãe Sarah Jane Ereio Venâncio: geração de bailarinas. (foto: arquivo/Líder de Artes)
"Minha família foi de uma importância fundamental, pois investiram recursos e tempo para que eu morasse fora, fato que era uma das maiores preocupações de meus pais, pela minha pouca idade na adolescência. A confiança que depositaram em mim foi de extrema importância para o meu crescimento tanto profissional, como pessoal", agradece ela.

PREMIAÇÕES 
"Fiz cursos muito importantes (um deles foi em New York/EUA) e participei de eventos como Passo de Arte, Festival de Joinville e outros onde recebi o título de Melhor Bailarina como o Prêmio Onça Pintada em Festival de Dança de Anápolis", relembra a dançarina.

“Teve momentos em que quase desisti”, declara.
(Foto: arquivo/Líder de Artes)
MESTRES  
"Foram muitos os profissionais que passaram por minha carreira, mas alguns foram essenciais em momentos onde quase desisti, como Rosália Verlangieri e Gisela Vaz.
"Tenho lembranças especiais de Tadheo de Carvalho, um mestre que tive pelo tempo em que dancei na Cia Brasileira de Dança e de Gisela Vaz e Ariadna Vaz da Cia Dançarte, pelos convites para dançar em tournée nacional", conta a bailarina.

“O dom e a arte provém de Deus”, reverencia Ariel
 DONS :
"De tudo que citei, a presença de Deus em minha vida é a experiência mais maravilhosa, pois através Dele veio o dom e a arte, vieram minha família, as oportunidades e o sustento em cada dor e lágrima derramada", afirma a bailarina, emocionada.

SONHOS PARA O FUTURO?
"Sim, espero um dia dançar num Teatro Municipal de Rondonópolis, minha cidade, mesmo que tenha meus 70 anos de idade!"
, conclui  Ariel Ereio Venâncio, em declarações exclusivas para Atores&mídiaS.


LEIA MAIS SOBRE ARIEL  
(Clique nos Links relacionados abaixo:)


A bailarina e atriz ARIEL VENÂNCIO brinda aniversário nos bastidores de "Frozen" (14/05/2016)
https://clovisassisemcena.blogspot.com.br/2016/05/a-bailarina-e-atriz-ariel-venancio-faz.html

ARIEL VENÂNCIO: BELA NA VIDA; FERA NOS PALCOS (20/11/2015)
https://clovisassisemcena.blogspot.com.br/2015/11/a-bela-bailarinaatriz-ariel-venancio.html

ARIEL VENÂNCIO CONQUISTA TÍTULO DE MELHOR BAILARINA A artista recebeu o 'Prêmio de Dança Onça Pintada' por sua atuação em Mostra realizada no Teatro Glauce Rocha em Campo Grande/MS (30/05/2016) https://clovisassisemcena.blogspot.com.br/2016/05/danca-ariel-venancio-e-premiada.html

TEATRO MUSICAL | 'Frozen', produção musical da Líder de Artes, conquista o público na 1ª temporada em MT(28/09/2016)
https://clovisassisemcena.blogspot.com.br/2016/09/teatro-musical-confira-o-trailer-do.html

ANASTASIA, um espetáculo emocionante! Estrelado por Ariel Venâncio, o musical ANASTASIA, produzido pelo Studio Dançarte é o grande cartaz do fim de semana, em Goiânia/GO (02/12/2015) https://clovisassisemcena.blogspot.com.br/2015/12/estreia-espetaculo-anastasia-da-dancart.html

ENSAIO/ESPETÁCULO |LÍDER DE ARTES "A BELA E A FERA": Estreia nesta terça(27), no CIE, em Rondonópolis/MT (26/10/ 2015)
https://clovisassisemcena.blogspot.com.br/2015/10/estreia-bela-e-fera-lider-de-artes.html

LÍDER DE ARTES SELECIONA NOVOS ATORES PARA O ELENCO DE 'FROZEN' (10 /06/2016)
https://clovisassisemcena.blogspot.com.br/2016/06/teatro-lider-de-artes-seleciona-atores.html

  ATORES & MÍDIAS 
 Recomenda:
'FROZEN' / 2016 
Academia Líder de Artes 
Rondonópolis/MT

  CRÉDITOS 
DO ESPETÁCULO 
Direção Geral e
Produção Executiva
Sarah Jane Venâncio

Direção Artística e Teatral
Ariel Venâncio

Coreografias
Ariel Venâncio
Sarah Jane Venâncio
José Lima
Laura Souza

Figurinos/Confecção
Maria Colares
Sibele Almeida

Iluminação e
Trilha Sonora/musical
Ariel Venâncio


Informações:
  (66) 3422-1555  

 Facebook/Academia Líder de Artes
Facebook/Sarah Jane Venâncio
www.academialiderdeartes.com.br