segunda-feira, 28 de novembro de 2016

TEATRO | Cia.YinsPiração faz homenagem aos 400 anos de morte de Shakespeare

Luciana Martuchelli celebra a arte e a vida na montagem de 'Sonhos de Shakespeare', em Brasília-DF
FAC - Fundo de Apoio à Cultura e Cia YinsPiração Poéticas Contemporâneas Apresentam: "Sonhos de Shakespeare" - Uma performance onírica com direção e dramaturgia de Luciana Martuchelli. Última semana de sexta(02) até domingo (04 de dezembro), às 20h00 no Teatro Goldoni, em Brasília/DF. (Foto:Sartoryi)
Por Clóvis Assis
Atores & Mídias

Quatrocentos anos depois de sua morte (em abril de 1616), Wiliam Shakespeare continua vivo –literariamente– entre nós. As peças de teatro que o escritor deixou, no entanto, continuam extremamente atuais e próximas do público contemporâneo.

Espetáculos como ‘Hamlet’, ‘Romeu e Julieta’ e ‘Otelo’ continuam a ser encenados incansavelmente em palcos de diversas partes do mundo, em montagens que vão do clássico elisabetano, sem alterações no texto original, ao irreverente moderno, com releituras livres e adaptadas para o tempo atual.

E é livremente inspirada em obras do escritor inglês que a atriz, dramaturga, cineasta e produtora Luciana Martuchelli concebeu ‘Sonhos de Shakespeare — Réquiem para um poeta’, uma homenagem ao universo onírico do dramaturgo, no formato de instalação imersiva , em homenagem aos 400 anos de sua morte.

O espetáculo, que está em cartaz no Teatro Goldoni (CasaD’Itália, 208/209) em Brasília, desde o dia 11 de novembro, encerra a temporada 2016 nesta semana, de sexta(02) a domingo (4 de dezembro). A realização é da Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas em parceria com o ‘FAC - Fundo de Apoio à Cultura de Brasília’. 
A partir da direção de Luciana Martuchelli, a peça ‘Sonhos de Shakespeare’, nos ajuda a desvendar os mais conhecidos personagens anti-heróis do universo shakespeariano (Foto/Sartoryi)
O dramaturgo inglês –nascido em 1564 e imortalizado a partir de 1616, ano em que findou a sua vida, aos 56 anos–, permanece até hoje como fonte recorrente de experimentos e montagens. A Cia. YinsPiração sabe bem disso e a partir da direção de Luciana Martuchelli, a peça ‘Sonhos de Shakespeare’, nos ajuda a desvendar os mais conhecidos personagens anti-heróis do universo shakespeariano . “E Ainda há muito o que se falar sobre o cara”, escreveu Luciana em suas redes sociais.

Povoando o espetáculo “Sonhos de Shakespeare” estão personagens de obras clássicas como Hamlet, ‘Macbeth’, ‘Otelo’, ‘Romeu e Julieta’, ‘Sonho de uma Noite de Verão’, ‘A Megera Domada’, dentre outros. 

“Esse desnudamento dos personagens carrega o espectador por entre as provocações, ironias e metáforas promovidas por Shakespeare na construção dessas múltiplas personalidades cênicas, tão íntimas da realidade”, ressaltou a encenadora Luciana Martuchelli, uma das mais atuantes artistas do Distrito Federal, com 35 obras e mais de 8 mil alunos no currículo profissional.

CRíTICA
O jornalista e crítico teatral Rosualdo Rodrigues escreveu que ‘Sonhos de Shakespeare’ compensa o esforço do público por estar impregnada pela mágica do teatro. “Aquela capacidade que essa arte tem de nos transportar do real para uma dimensão onde é possível enxergar esse mesmo real pela lupa da ilimitada imaginação do artista criador”, conceituou o Rosualdo Rodrigues, em crítica publicada no site Metrópoles.com, dia 24 de novembro. “O espetáculo ‘Sonhos de Shakespeare’ é uma celebração à vida e à arte”, concluiu o crítico.
(Leia a Critica na integra em: (Metropoles.com/Sonhos de Shakespeare é uma Celebração entre a Vida e Arte - por Rosualdo Rodrigues) 

Luciana Martuchelli, uma das mais atuantes artistas do Distrito Federal, com 35 obras e mais de 8 mil alunos no currículo profissional. (foto/Reprodução/Facebook)
LUCIANA MARTUCHELLI
Filha do ator e diretor Gê Martú e da atriz e escritora Gisele Lemper. É atriz, dramaturga, pesquisadora, cenógrafa, produtora, cineasta, preparadora de atores e diretores e diretora de espetáculos teatrais, óperas e musicais, shows de música, filmes e programas de TV e rádio. É diretora da TAO Filmes – Bioscenic Art Group, da Mise en Scène Produções e da Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas.

Luciana graduou-se em interpretação e direção pelo Instituto Superior de Arte, em Havana (CUB); no Fashion Institute of Design & Merchandising (California, USA); e pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes – FBT, em Brasília, onde também foi professora efetiva de literatura dramática, interpretação, encenação e multimeios de comunicação.

Ao longo da sua formação, estudou diretamente com Aderbal Freire-Filho (Teatro de Poeira); Dulcina de Moraes (FBT); Antunes Filho (CPT); Peter Brook e Oshi Oida (CICT / Théâtre des Bouffes du Nord); Ariano Suassuna; Augusto Boal; dentre inúmeros precursores das Artes Cênicas.

Entre seus novos mestres e treinamentos de teatro estão Eugenio Barba, Julia Varley, Roberta Carreri, Torgeir Wethal, Augusto Omulu, Iben Nagel Rasmussen, Tage Larsen e Jan Ferslev (Odin Teatret, DIN), dentre tantos outros gênios do teatro nacional e internacional.

ATORES & MÍDIAS
 RECOMENDA 

“Sonhos de Shakespeare
— Réquiem para um Poeta”
Um espetáculo de Luciana Martuchelli,
em comemoração aos 400 anos
de morte do William Shakespeare.

Sexta a domingo, às 20h. 

Até 4/12 (domingo) 
 
Local:
Teatro Goldoni
(Casa D’Italia, 208/209 Sul).
Brasília/DF.

Ingressos:

 R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

 Não recomendado para menores de 12 anos.

 Lotação: 50 lugares. 

Reservas de ingressos:
(aguardar confirmação). 

ELENCO:
André Aires, Conceição Damasceno, Daniela Barros, Enio Salles, Filipe Lima, Guilherme Cezário, Jackson Bauer, Joao Carlos Corrêa, Joelma Pereira, Kélbia Aguiar, Larissa Leite, Lucio Campello, Marcos Murilo Nascimento, Mel Carneiro, Sarah Goulart, Similião Aurélio, Tauã Franco, Victor Abrão e Vivianne Bernardino. 

SAIBA MAIS