terça-feira, 1 de novembro de 2016

LITERATURA | Alunos do Projeto Paulo Freire revelam em livro um novo olhar da nova Terceira Idade

Livro 'Nunca é tarde para aprender' reflete a nova geração da terceira idade

A obra literária é de autoria de 34 alunos entre 60 e 75 anos, recém-alfabetizados pelo 'Projeto Paulo Freire - Analfabetismo Zero', da Secretaria de Educação de Rio Preto/SP. Lançamento do livro será dia 17 de novembro na Câmara Municipal.
Neste ano, o projeto Paulo Freire – Analfabetismo Zero reúne 210 alunos, em Rio Preto. Desenvolvido pela Prefeitura desde 2012, o projeto alfabetizou 785 rio-pretenses. (foto/reprodução: arquivo/TV TEM)




Por Clóvis Assis
Da Redação 

Antigamente não havia mídias de comunicação de massa: rádio (a partir de 1922), televisão(1950), internet e celular(1990)… A velhice se restringia a uma cadeira de balanço e encontros familiares. 

Atualmente, essa idade madura anda bem diferente. Está de cara nova. Nada de cadeira de balanço, isolamento, inércia, cansaço da vida prematuro. Novas atitudes de vida estão revolucionando a forma como vivemos a chamada terceira idade. 

Por ser uma nova geração a quem se promete mais 20 ou 30 anos de vida, apresenta-se uma nova era, uma enorme oferta de liberdade: um novo recomeço, novas experiências; e um convite à invenção e, claro, à criatividade e ao exercício criativo e produtivo da sabedoria.

Pois bem, em Rio Preto essa nova geração tem representatividade estatística. Trinta e quatro novos letrados, com idade entre 60 e 80 anos, tornaram-se assunto do dia nas mídias de notícias. 

Agraciados pelo projeto Paulo Freire – Analfabetização Zero, eles mergulharam nas letrinhas, viajaram na poesia e estão entre os autores do livro ‘Nunca é Tarde para Aprender – Literatura de Cordel’. que será lançado dia 17 de novembro de 2016, na Câmara Municipal de São José do Rio Preto-SP.

A obra foi produzida a partir das conversas em sala de aula e contou com a organização do poeta popular Frank Muniz, nordestino radicado em Rio Preto.

Segundo o jornalista Carlos Petrocilio em matéria no Diário da Região a professora da turma, Sônia Maria Flausino, explicou que os alunos conseguiram expressar suas Angústias através do cordel. “Combatendo todas as formas de injustiça, preconceito, violência e o bullying, os alunos apropriaram-se de suas vivências extraindo de sua realidade para a contribuição à escrita e à leitura”, afirmou a professora na publicação.

O PROJETO
Neste ano, o projeto Paulo Freire – Analfabetismo Zero reúne 210 alunos, de acordo com a supervisora de ensino Vera Lúcia Morais Bechuate, responsável pelo EJA (Educação de Jovens e Adultos) em Rio Preto. Desenvolvido pela Prefeitura desde 2012, o projeto alfabetizou 785 rio-pretenses. A Prefeitura oferece transporte, merenda e material didático.

SOBRE OS GANHOS:
Sem sombra de dúvida, precisamos valorizar e apreciar o que adquirimos: a maturidade, o conhecimento, a maior capacidade de discernimento e a sabedoria.
Descobrir coisas que nunca pudemos ver porque não tínhamos tempo. A liberdade e a maturidade nos permite criar novas oportunidades.

Então, teremos força para fazer igual à canção:
“Começar de novo e contar comigo, vai valer a pena, ter amanhecido.”

(Fontes:
 http://www.diariodaregiao.com.br/
http://www.riopreto.sp.gov.br/