segunda-feira, 7 de novembro de 2016

TEATRO | Cia. Cênica convida grupos de todo o país para a Mostra em 2017

Estão abertas as inscrições para a Mostra de Teatro da Cia. Cênica, em Rio Preto/SP

Artistas, grupos e coletivos locais e de todo o Brasil podem se inscrever, a partir desta segunda-feira (dia 7), para a MOSTRA CÊNICA, que acontecerá de 8 a 12 de fevereiro de 2017, com espetáculos, performances e cenas curtas, atividades formativas e exposição. (Foto: Divulgação)

Da Redação
Com Assessoria


A Cia. Cênica abriu nesta segunda-feira (07), as inscrições para artistas e grupos de todo o País, interessados em participar da 'MOSTRA CÊNICA – ResistênciaS', que será realizada em Rio Preto/SP entre os dias 8 e 12 de fevereiro de 2017.

Para se inscrever, é preciso acessar o site de inscrição (O endereço do link está no final desta matéria), onde é possível obter o edital e baixar o formulário, que depois de preenchido deve ser enviado para o e-mail conforme informações abaixo. O prazo termina no dia 4 de dezembro. 

MOSTRA CÊNICA / 2017
 Em sua segunda edição, a MOSTRA CÊNICA 2017 (de 08 a 12 de fevereiro, em Rio Preto/SP) irá enfocar o teatro como resistência, seja em sua temática ou estética, seja nos meios de existência e manutenção de grupos e coletivos, ou, ainda, em suas formas de criação, produção e difusão artístico-cultural.

Uma comissão formada por três curadores irá selecionar 12 produções para integrar a programação, sendo seis locais. Além das montagens, a MOSTRA CÊNICA contará com atividades formativas e uma exposição sobre a trajetória da Cia. Cênica. Toda a programação será gratuita.

Os interessados poderão se inscrever em duas modalidades: “Teatro Adulto, Teatro para Crianças e Teatro de Rua”, aberta a todo o território nacional, para espetáculos não inéditos e com duração mínima de 40 minutos; e “Performances e Cenas Curtas”, que compreende trabalhos inéditos, com dramaturgia autoral inédita e duração máxima de 20 minutos, direcionada exclusivamente a artistas, grupos e coletivos de Rio Preto.

Para Fagner Rodrigues, diretor e fundador da Cia. Cênica, a MOSTRA CÊNICA 2017 será uma oportunidade para refletir sobre as várias formas contemporâneas de resistência artístico-cultural, dialogando diretamente com o atual contexto nacional, em que a democracia é colocada em risco. 

Outro aspecto apontado por Rodrigues é o compartilhamento e intercâmbio de experiências e ideias entre artistas, grupos e coletivos teatrais, o estreitamento das relações e o incentivo à discussão sobre a criação de novos corredores culturais por meio da sua interação.

Serão selecionados seis projetos em cada modalidade, e cada inscrito poderá apresentar até duas propostas. O resultado será publicado no site da Cia. Cênica e em sua página no Facebook a partir do dia 12 de dezembro.

Os selecionados na primeira modalidade poderão ministrar como contrapartida durante a MOSTRA CÊNICA workshops de compartilhamento de pesquisas e metodologias de trabalho e criação. 

Na modalidade Performances e Cenas Curtas, os selecionados participarão de encontros de compartilhamento de experiências, com mediação de profissionais convidados.

Os artistas e grupos selecionados receberão ajuda de custo, com valor combinado no momento da contratação.

A mostra é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura. O projeto da Cia. Cênica foi um dos seis selecionados no ProAC N° 13/2016 – Edital Concurso de Apoio a Projetos de Festivais de Artes I no Estado de São Paulo.

SOBRE A CIA CÊNICA
Grupo rio-pretense formado por artistas de múltiplas linguagens, a Cia. Cênica completará 10 anos em março de 2017, uma trajetória marcada pela pesquisa direcionada especialmente ao teatro de rua e ao teatro musical brasileiro.(Foto/Divulgação)
A companhia conta com sete espetáculos em seu repertório. A mais recente montagem é “Terra abaixo, Rio Acima”, inspirada na história de barrageiros da antiga Rubineia, entre os quais, Aparecido Galdino Jacintho, o Aparecidão, que liderou um grupo de camponeses para tentar impedir a construção da Hidrelétrica de Ilha Solteira e a consequente inundação da cidade. Por isso, foi preso e torturado durante a ditadura militar.

Em 2015, o grupo foi selecionado pelo edital de formação cultural do Prêmio Nelson Seixas, o que possibilitou estender suas ações para o campo da formação democrática, oferecendo à comunidade nove oficinas gratuitas, desenvolvidas ao longo deste ano.

   Atores&mídiaS   
Recomenda:

INSCRIÇÕES ABERTAS
Mostra Cênica – ResistênciaS

Período de Inscrição:
de 7 de novembro a
4 de dezembro de 2016

Edital e ficha de inscrição: no site
 http://ciacenica.com.br/sit/mostracenica2017/

   MAIS INFORMAÇÕES    
No Site Oficial da Mostra Cênica
 http://ciacenica.com.br/sit/mostracenica2017/

e-mail:
mostracenica@ciacenica.com.br