terça-feira, 31 de julho de 2018

ARTES | Em ascensão internacional a aquarelista Edna Carla Stradioto expõe em galerias da Europa e comemora sucesso no Brasil


Edna Carla Stradioto: "o mais importante sobre mim, mesmo, é a aquarela". (Foto: Henrique Stradioto/Divulgação)


🎬 por Clóvis Assis       
A t o r e s  &  M í d i a s

QUANDO 'coloriu de sentimentos' a última pintura da coleção de aquarelas intitulada Momentos de Gratidão, no final da primavera de 2017, a artista plástica Edna Carla Stradioto mal vislumbrava o sucesso que, meses depois, alavancaria sua carreira artística.

Por conta da criação desta série de autorretratos, nos quais expressam seus mais íntimos sentimentos de gratidão 
‘pela graça de um milagre’, que no ano passado a libertou de uma difícil fase de depressão, a aquarelista viu sua arte ascender de forma tão surpreendente que, talvez, nem ela mesma um dia sonhasse. 

As onze pinturas da produção Momentos de Gratidão em exposição, desde maio de 2018, em três estações do Metrô de São Paulo, não só atraíram a atenção dos críticos da arte brasileira, como também vem ajudando a conquistar plataformas diversas no mundo. Em plena ascensão profissional, suas obras alcançaram projeção internacional, ao serem apresentadas em conceituadas galerias da Europa

🎬ASSISTA AO VIDEO |'MOMENTOS DE GRATIDÃO'/SP▼
(Reprodução: Youtube/EdnaStradioto)


CIRCUITO EUROPEU

NO PRIMEIRO semestre deste ano, duas de suas aquarelas foram apreciadas ao lado de obras de renomados artistas brasileiros, nos tradicionais eventos do circuito de arte pela EuropaA instalação passou por Roma, Viena, e seguiram para Paris, mais precisamente no Carrossel do Louvre, galeria ligada ao Museu do Louvre

E neste segundo semestre, a nova temporada internacional da exposição marcará presença em galerias de Amsterdã, Londres, Caiscais e Genebra e, novamente, Paris

E as novidades na ascendente carreira da aquarelista não param por aí. As propostas e os convites não param de chegar. “Tem muita coisa boa para acontecer ainda em 2018, mas ainda não posso revelar”, anuncia Edna, deixando um gostinho de surpresa no ar.

🎬ASSISTA AO VIDEO | 'EXHIBITIONS'▼
(Reprodução: YouTube/EdnaStradioto)


Destaque em sites e plataformas digitais no Brasil e no mundo
(Imagem: Reprodução/Internet)

Porém, uma destas novidades o blog Atores & Mídias já pode revelar: a Revista Arte Brasileira uma das mais importantes plataformas do País publicou uma matéria especial com a pintora. 

A proposta inicial dos editores era pautar uma entrevista, mas diante do texto autoral enviado pela artista que também é uma exímia escritora, decidiram publicar a íntegra da sua narrativa, na qual ela revela fatos inéditos de sua vida e obra. 

“Eles [os editores] pediram um background por escrito da minha carreira para pautar a entrevista. Produzi o texto, enviei e então me responderam: ‘já lemos mais de cinco vezes e o texto está tão bom que queremos publicar na íntegra’. Claro que autorizei, fiquei lisonjeada”, revela.

A grife Stradioto também já desponta no ranking top-artistas brasileiros, listados em sites internacionais e mídias especializadas em artes. 
As principais pinturas de seu portfólio artístico estão impressas em importantes plataformas digitais, tais como a revista inglesa Artists & Illustrators, o site americano Saatchi Art e a revista de arte holandesa 1340Art Gallery
Instalação no metrô em São Paulo (Foto: Divulgação)

Artista é homenageada pela Câmara de Rio Preto pela exposição 'Momentos de Gratidão'
Mídia de divulgação da Exposição nas estações
do metrô em SP. (Reprodução)

SÓ NA CAPITAL paulista foram três exposições individuais da série Momentos de Gratidão’, selecionada pela curadora Rose Di Paulo, pelo programa A Linha da Cultura, projeto voltado para produções artístico-culturais realizadas no Metrô de São Paulo (SP). 

Em maio, a exposição ocupou a estação República; em junho, esteve na estação Corinthians-Itaquera. E neste mês de julho permanece em cartaz até a terça-feira (31), na estação Jardim São Paulo

Já em Rio Preto (SP), cidade na qual é artista residente, Edna destacou-se em dezenas de instalações. 
Dentre as de 2018 ela esteve na mostra da ‘Virada Cultural’ e na exposição coletiva ‘Aquareto’, do ciclo Transversalidade na Arte projeto do NEC/Acirp Rio Preto em parceria com o Shopping Iguatemi Rio Preto
(Imagem: Reprodução/Internet)

Pela repercussão na mídia do sucesso alcançado com as exposições de Momentos de Gratidão, a artista foi honrada ao receber homenagem de 'Aplauso', da Câmara Municipal de São José do Rio Preto (SP).

“Requerimento de aplauso à artista rio-pretense Edna Carla Stradioto pela exposição das aquarelas de sua autoria no metrô de São Paulo”, diz o documento, publicado no Diário Oficial em maio de 2018, aprovado e assinado por todos os vereadores e pelo presidente da Câmara, Jean Charles Serbeto.

Apesar de não ser rio-pretense, a homenageada sentiu-se acariciada com o tributo pelo Legislativo Municipal. 
“Tenho orgulho de ter iniciado, nesta cidade, minha carreira nas artes plásticas”, declara ela, que reside no município desde 2009. “Rio Preto é o alicerce de minha realização profissional”, reverencia a aquarelista, sensibilizada em mais um ‘momento de gratidão’.
Edna Stradioto é representada na Europa pela curadora brasileira Ângela de Oliveira. (Imagem: Reprodução)
A PROEMINENTE carreira internacional de Edna Carla Stradioto é fruto das primeiras ações da parceria firmada com a curadora Ângela de Oliveira marchand brasileira, que mantém uma network de relações internacionais para a promoção e divulgação da produção artística brasileira. 
(Imagen: Reprodução/Divulgação)

Por sua participação no casting destas exposições internacionais da gerenciadora de arte, Edna também se destaca nas páginas de 'Impressões Contemporâneas' 
catálogo oficial dos artistas plásticos brasileiros que fizeram parte desta primeira temporada de exposições no circuito europeu. 

“Este catálogo, idealizado por Ângela de Oliveira vai ser lançado dia 18 de agosto no Tênis Clube Alphaville [SP], com coquetel de inauguração e a presença de grande parte dos artistas da curadora, além de uma série de convidados ligados ao segmento artístico”, noticia a artista plástica. 
Edna Stradioto dedica sua vida à arte de pintar. (Foto: Henrique Stradioto/Divulgação)
'Estou a serviço da minha carreira; o limite é meu esforço pessoal', declara a artista


ASSIM COMO um arco-íris, que em magnífica aparição, se eleva ao infinito do céu azul com sua paleta de cores, a carreira da aquarelista Edna Carla Stradioto ganha novos contornos e visibilidade. Ela tem se esforçado para grafar seu nome nos livros que documentam a história da Arte brasileira. 

Com apenas seis anos de carreira profissional, com notoriedade dentre os críticos de arte, a aquarelista
que se considera "artista emergente"comemora o êxito que vem alcançando por meio de sua perseverança no ofício de sua arte. 

A artista teve sua primeira experiência com a pintura ainda na adolescência, mas abandonou os pincéis e as aquarelas para especializar-se no ramo dos Negócios. Tal escolha profissional, porém, foi preterida pela sua inquietante alma de artista, pulsando em seu íntimo e implorando por seus talentos, para extravasar os sentimentos e testemunhar a vida por meio de seus dons divinos
concedidos por obra do Criador. 

Motivada, em 2012 interrompeu a carreira no ramo das finanças e voltou a pintar
de corpo e alma— concentrando todos os seus esforços na produção de suas pinturas, determinada a se estabelecer como referência dentre os pintores de aquarela mundial. 

“Mas nada vem de graça, eu trabalho praticamente 24 horas, sete dias por semana. Eu estou a serviço da minha carreira, e eu sei que o limite é meu esforço pessoal”, afirma. 

'PAISAGEM DE CAPIM' 

QUEM ACOMPANHA a produção artística de Edna Carla Stradioto, percebe que há uma transição importante entre os temas característicos ao estilo de suas pinturas. Até o começo de 2018, dedicava-se primordialmente à pintura de rostos femininos, como a produção de autorretratos, que resultaram na série Momentos de Gratidão


Contudo, a artista
que ensina técnicas de aquarela em seu ateliê, em galerias de arte, além de oficinas pelo Brasil mudou o foco de seus desenhos, em nova produção artística. Desde fevereiro, ela tem se dedicado a sua nova paixão: o capim dos pampas. “Eu não sei o que aconteceu, mas me apaixonei por essa planta”, conta. 

Inspirada nas folhagens e inflorescências da planta Cortaderia Selloana
conhecida como Capim dos Pampas a artista acaba de lançar a série 'Paisagem de Capim' (Grass Landscape). 

“A surpresa foi que eu mudei meu jeito de pintar porque eu queria ser melhor na produção das aquarelas. Mudei a paleta de cores. Tenho aumentando o tamanho do papel usado para pintar”, explica. 

"E depois de uma produção de mais de 40 aquarelas com o tema ‘Capim dos Pampas’, senti que ainda não tinha explorado tudo sobre capim", confessa ela. 

É possível reconhecer nestas novas criações o seu estilo autoral, cujos traços, signos e símbolos, inerentes à sua individualidade artística identificam a personalidade marcante da artista famosa pelas pinturas de silhuetas femininas. 

"Esta série não é somente sobre paisagens. Resolvi voltar a pintar minhas meninas, mas inseridas em campos. A grama foi eleita como elemento simbólico para representar a natureza, e nem sempre ela está presente, no sentido realista, nas pinturas”.

Ela declara ainda que estas obras são como "uma alegoria do empoderamento feminino". As paisagens ao redor das mulheres pintadas refletem o estado emocional delas e atua como extensão espacial em completa harmonia com a matéria. “Cada uma delas traz uma narrativa em si, mas em conjunto elas contam uma história que retrata a mulher como protagonista da sua própria vida", destaca.

'VISTA': em produção, série inédita da aquarelista estreia em breve 

ASSIM COMO como os grandes pintores da história, Edna possui uma mente criativa voraz. 

Inquieta, já está trabalhando na criação da nova série “Vista” em fase de progresso e sem data para ser finalizada. 

Nesta nova produção ela mantém o estilo que caracteriza sua nova fase de pintora. 

“São paisagens de sonhos, quase fantásticas, mas o capim está lá. Estou deixando o movimento do capim determinar a finalização dos quadros", ressalta“O segredo é não parar de pintar”, ensina a artista.

Seja pelas características técnicas muito distintas, seja pelas cores, composição e traços autorais, ou pela personalidade marcante da aquarelista... É pelo conjunto de sua vida e obra que a arte da grife Stradioto encanta e fascina mexendo afetivamente com nosso espírito e nossos corações. 

🎬ASSISTA AO VIDEO |
(Reprodução: Facebook/EdnaCarlaStradioto)