quarta-feira, 4 de julho de 2018

FIT | Festival Internacional de Teatro de Rio Preto começa nesta quinta-feira; que abram as cortinas!

A trupe pernambucana Magiluth abre nesta quinta (dia 5) um dos eventos de artes cênicas mais tradicionais do País, o FIT Rio Preto 2018, com o espetáculo 'Luiz Lua Gonzaga', uma celebração da vida e obra do Rei do Baião. Confira a programação completa do festival que fica em cartaz até o dia 14 de julho. 

Grupo Magiluth. (Foto: Pedro Escobar/Divulgação)
🎬  Por Clóvis Assis        
  A t o r e s  &  M í d i a s

ATENÇÃO para o terceiro sinal! Um dos eventos de artes cênicas mais tradicionais do País, o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (SP) está em contagem regressiva para o abrir das cortinas.

Nesta quinta-feira (05) o Grupo Magiluth de Pernambuco sobe ao palco do anfi-teatro Nelson Castro, às 19h30 para a abertura oficial do 18º FIT Rio Preto.

Diante de uma esperada plateia de milhares de expectadores a trupe vai encenar a peça Luiz Lua Gonzaga, uma celebração da vida e obra do Rei do Baião.




NESTA 18ª edição internacional —dos 49 anos de história o FIT 2018 estreia recheado de novidades e promete ser um marco na história dos festivais brasileiros. A expectativa é de que 30 a 50 mil pessoas participem do Festival Internacional neste ano.

A partir desta quinta, durante dez dias (até dia 14 de julho) a cidade de Rio Preto vai respirar teatro dia e noite. E há muito o que se ver. Serão 23 obras e um total de 50 apresentações. 

De fora do País, há companhias da Finlândia, Argentina e França. Já a produção nacional abarca trabalhos de São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná.  
O espetáculo Luiz Lua Gonzaga, do grupo Magiluth, abre o FIT nesta quinta, 05. (Foto: Divulgação)
A ABERTURA promete. O espetáculo Luiz Lua Gonzaga da cia pernambucana Magiluth que será apresentado às 19h30, em palco aberto, no anfi-teatro ao lado da Represa Municipal, cartão postal da cidade, será inesquecível.

Repleta de elementos típicos da cultura nordestina, a montagem , que faz uma homenagem ao rei do baião, é quase um musical mergulhado na linguagem popular.

Apesar de não ser uma peça sobre o Luiz Gonzaga, o cantor e compositor ganha tributos especiais e músicas suas, como Asa Branca, Pense n’eu, Assum Preto, Último Pau de Arara, são executadas ao vivo por um trio de pé de serra. 


A maratona teatral tem início no dia 5 de julho, quinta-feira, às 19h30, no Anfiteatro Nelson Castro (Represa Municipal). (Foto: Jorge Etecheber) 
FIT RIO PRETO

O FESTIVAL Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, historicamente, se destaca como um dos raros eventos artísticos desse porte no país, que primam pela experimentação de linguagem e difundem, especialmente, trabalhos que trazem elaborações estéticas rigorosas para os temas mais prementes do tempo em que se inserem. 

A programação do FIT deste ano com 23 espetáculos, sendo quatro internacionais, 16 nacionais (com representantes de sete Estados) e três da Cena de Rio Preto. Ao todo, são 14 espetáculos pagos e nove gratuitos, onde se incluem, além dos da Cena Rio Preto, os de rua e para crianças e jovens.

Serão 50 apresentações em 14 locais diferentes no total. O festival terá ainda 14 ações formativas. O Graneleiro da Swift volta a ser ocupado e será palco de 10 noites de encontros, programações e trocas de experiências.

+MAIS>
------------------------------------------