Na obra Tudo Que Esta ao Meu Lado' cada participante por vez partilha a cama com uma atriz de modo a vivenciar uma história. (Foto: FIT/Divulgação) |
🎬 Clóvis Assis/Redação
A t o r e s & M í d i a s
'Tudo Que Está ao meu Lado', concepção do argentino Fernando Rubio, encenada no FIT Rio Preto (Foto: Divulgação) |
Em busca dessa utopia concreta de reatar laços, o argentino Fernando Rubio instala camas-teatro na montagem Tudo Que Está Ao Meu Lado na 18ª edição do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (SP), que começou na quinta-feira (5) e vai até o dia 14 de julho.
O espetáculo argentino foi encenado na sexta-feira (6) Parque Ecológico Danilo Santos de Miranda (Zona Sul)e neste sábado (7) na Represa Municipal.
As apresentações seguem nos dia 8, 9 e 10, em duas sessões diárias às 11h e às 14h no Parque Ecológico Joaquim de Paula Ribeiro (Zona Norte), na Praça Moysés Miguel Haddad – (Caixa D´ Água da Boa Vista) e na Praça Rui Barbosa, respectivamente. Não é necessário retirar ingressos.
A montagem que já passou por cidades do mundo, no meio de um lago holandês, em vinhas, na Cordilheira argentina, e à beira do Hudson River Park, em Nova York, traz camas e um elenco formado por atrizes deitadas em cada uma.
'Tudo Que Está ao Meu Lado', concepção do argentino Fernando Rubio, encenada no FIT Rio Preto (Foto: Divulgação) |
Com duração de 15 minutos, o espetáculo convida uma pessoa para tirar os sapatos e deitar-se ao lado da atriz. “A posição horizontal é algo aprendido e repetido diariamente”, conta Rubio. “Na peça, essa ação transforma o ato privado inevitável em público e continua a construir um evento íntimo.”
Para o artista, as camas espalhadas ao ar livre também configuram uma instalação para o público ao redor.
“Todos os ruídos, vozes, o clima, mudanças de iluminação e o inesperado atravessam o espaço aparentemente calmo, o que oferece infinitas possibilidades, ao mesmo tempo em que não alteram a estrutura principal do trabalho.”
O trabalho com as atrizes convidadas compõe a construção de uma relação um a um, com voz, olhares e expressões construídas e oferecidas para o espectador ao seu lado.
“A ação deve ser econômica. Não há outra maneira de estabelecer um vínculo mais profundo com esse trabalho, a não ser deixando que se revelem espaços nem sempre visíveis ou decodificáveis em uma emoção.”
'Tudo Que Está ao meu Lado', encenada no FIT Rio Preto (Foto: Divulgação) |
PARA a curadoria desta edição que compôs a grade de 20 espetáculos — de países como Finlândia e França, e do Rio, Paraná, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo — o FIT renova um olhar para as artes cênicas e o espaço público, a partir de obras que empunham certa elaboração de discursos e experimentação de linguagens.
“Há uma sintonia com o momento do País e trabalhos desenvolvidos que refletem sobre temas políticos e sociais”, explica Janaína Leite, uma das curadoras, sobre montagens como Cabaret Macchina, do Paraná —que será apresentado dias 9 e 10 de julho. “Mesmo que seja um espetáculo de rua, o grupo desenvolve ações além do que é feito tradicionalmente no gênero.”
'Isto É Um Negro?', de São Paulo, foi encenado na sexta (6) e sábado (7) no FIT Rio Preto (Foto: Divulgação). |
HÁ MONTAGENS que lançam mão de discursos contra homofobia e racismo e ainda elaboram uma linguagem como suporte para as ideias, como é o caso de Isto É Um Negro?, de São Paulo, que foi encenado na sexta (6) e neste sábado (7).
“A performance é importante por provocar o teatro e colocá-lo nos limites do corpo e da relação com o público. A urgência do tema acaba ganhando contornos sombrios e revelando contradições. É sair do teatro com mais problemas que soluções”, diz Janaína.
“A performance é importante por provocar o teatro e colocá-lo nos limites do corpo e da relação com o público. A urgência do tema acaba ganhando contornos sombrios e revelando contradições. É sair do teatro com mais problemas que soluções”, diz Janaína.
------------------------------------
MARCADORES | >FESTIVAIS, >SECRETARIA CULTURA-Rio Preto, >TEATRO,Festival Internacional de Teatro, FIT
MARCADORES | >FESTIVAIS, >SECRETARIA CULTURA-Rio Preto, >TEATRO,Festival Internacional de Teatro, FIT