sexta-feira, 18 de setembro de 2020

TEATRO | Cia. Livre Produções utiliza o teatro como ferramenta de conscientização e prevenção ao suicídio

Companhia rio-pretense, liderada por Leandro Aveiro e Anderson Niels, oferece à empresas e instituições sociais dois novos espetáculos com apresentações online em reforço a campanha Setembro Amarelo, que trata das formas de prevenção ao suicídio no Brasil.
Peças teatrais da Cia. Livre tratam da prevenção ao suicídio. (Fotos: João Guerreyro)

➧Por Clóvis Assis
18 set 20, às 22h15

RECONHECIDA por usar o teatro como ferramenta de trabalho de conscientização de temas sociais, a Cia. Livre Produções Artísticas de Rio Preto (SP) produziu duas novas superproduções teatrais para tratar de um tema muito discutido neste mês em todo o Brasil, em ocasião da campanha Setembro Amarelo.

Com o mesmo tema da campanha nacional, que trata da 
conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio, a cia. rio-pretense liderada por Leandro Aveiro e Anderson Niels coloca a disposição para contratação os espetáculos "Não se Cale" e "Em Busca de uma Saída".

Entidades, órgão públicos, empresas, escolas, associações filantrópicas, etc, que se interessarem em contratar apresentações online dos espetáculos é só entrar em contato com a Cia. Livre pelos telefones (17) 98803-7662 com Leandro Aveiro ou (17) 99671-3521 com Nilza Yara.

"Com roteiros criados por Patrícia Padilla (psicóloga e atriz), abordamos essa realidade tão séria e de extrema urgência onde todos nós precisamos estarmos atentos com as pessoas que convivemos e até com pessoas que temos apenas relações virtuais!", conta Leandro Aveiro, diretor e produtor artístico da Cia.

A campanha Setembro Amarelo salva vidas!

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

​São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Leandro Aveiro diz que a parceria nos espetáculos da Cia. Livre com a psicóloga Patrícia Padilla é fundamental para trabalhar com conteúdo de pesquisa absoluta sobre cada tema que abordam e com a criação das histórias e seus desfechos.

O diretor ressalta ainda da importância de se perceber, nos tempos de hoje, das mudanças de comportamento, frases negativas ligadas com morte e tristeza, postagens constantes com mensagens que mesmo que sutilmente, de para associar ao suicídio.

"O objetivo de nosso projeto é alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil, no mundo e suas formas de prevenção", finaliza Aveiro.
Peça teatral NUNCA É TARDE que trata da violência doméstica. (Fotos: João Guerreyro)

⏩CONFIRA: 
OS ESPETÁCULOS

'NÃO SE CALE!' 

SINOPSE | Menina humilhada na escola por ter condição financeira inferior, sofre agressões e ameaças o tempo todo. A omissão de todos a sua volta e sua falta de coragem em pedir ajuda faz com que ela possa ter uma atitude drástica!
'EM BUSCA DE UMA SAÍDA!'

SINOPSE | Homem que está desempregado entra em desânimo. Sua esposa não compreende sua situação e lhe faz cobranças por várias vezes. Entre o desespero e angústia ele só encontra saída através do suicídio! 
-------------------
➦ MAIS+  
➦📱CONTATO: 
(17) 98803-7662 (Leandro Aveiro)
(17) 
99671-3521 (Nilza Yara)

➧E-mail:

cialivredeteatro@yahoo.com.br  
Facebook/cialivredeteatroriopreto
Instagram/@cialivreteatroriopreto
Instagram/@leandroaveirooo 
-----------