sexta-feira, 11 de setembro de 2020

FOTOGRAFIA | '29 Almas Mais Uma': exposição de Santiago Garcia no Riopreto Shopping incentiva o resgate aos animais de rua

Com o incentivo do Prêmio Nelson Seixas, fotógrafo estreou nesta sexta (11/9) instalação inédita de retratos no shopping em Rio Preto (SP)“O animal de rua traz muita afetividade e carinho', justifica Santiago.

Santiago Garcia estreia a exposição fotográfica '29 Almas Mais Uma' em cartaz no Riopreto Shopping (Foto: Ricardo Boni)

➧Por Clóvis Assis
11 set 20, às 21h05


"O ANIMAL ABANDONADO, especialmente o de rua, é muito carente e por isso ele traz muita afetividade, carinho e companheirismo", afirma o sensível fotógrafo Santiago Garcia, justificando a temática de sua nova exposição intitulada de '29 Almas Mais Uma' 

A mostra inédita ―que traz à tona a conscientização ao resgate de animais de rua entrou em cartaz nesta sexta-feira (11/9) no Riopreto Shopping em São José do Rio Preto (SP) e ficará aberta a visitação pública gratuita até 21 de setembro.

Santiago realizará ainda, como desdobramento da exposição, duas Oficinas Fotográficas online em outubro (básica e avançada). "O objetivo é orientar ONGs e pessoas envolvidas no resgate de cães e gatos a trabalharem com fotografia para a adoção desses animais", diz o fotógrafo.

Este projeto de Santiago foi contemplado com o Prêmio Nelson Seixas 2020, da Secretaria de Cultura de Rio Preto, e tem o intuito de conscientizar sobre a importância de adotar animais em situação de abandono.
   
Fotos da nova exposição de Santiago Garcia (Foto: Divulgação)

A inspiração para a exposição foi Chico cachorro que Santiago adotou há quase dois anos. “Eu e minha esposa tivemos várias escolhas: comprar, ganhar, mas escolhemos resgatar, tirando um animal abandonado do estado de fragilidade”, conta o fotógrafo. 

Nesta nova série de retratos o fotógrafo conta a história de 29 pessoas mais uma que optaram por resgatar animais nessa situação, utilizando técnicas da fotografia para sensibilizar o público. 


As obras fotográfica também poderão ser apreciadas por meio de exposição digital, disponível no Instagram do projeto @29almasmaisuma.
  
⏩ Fotos da nova exposição de Santiago Garcia (Foto: Divulgação)

'O animal de rua tem um equilíbrio de sentimento, recíproco entre os humanos', diz o fotógrafo


Santiago Garcia diz que seu intuito principal é abrir os olhos das pessoas para ter empatia e respeito para com os animais, motivando todos a adotar e cuidar daqueles bichinhos que são os mais afetados e ignorados pela sociedade.

“O animal abandonado, especialmente o de rua, é muito carente e por isso ele traz muita afetividade, muito carinho e companheirismo. Ele cuida da gente, cuida da casa e tem um equilíbrio de sentimento que é recíproco entre o animal e humano”, declara o fotógrafo
Santiago Garcia estreia a exposição fotográfica '29 Almas Mais Uma', em cartaz no Riopreto Shopping (Foto: Ricardo Boni).

OFICINAS FOTOGRÁFICAS


Santiago Garcia realizará duas oficinas fotográficas em outubro (básica e avançada) orientando ONGs e pessoas envolvidas no resgate de cães e gatos a trabalharem com fotografia para a adoção desses animais. 

"Mas também as oficinas poderão ser assistidas por qualquer pessoa que queira melhorar suas fotos com seus pets", orienta Santiago.

Os workshops serão transmitidos via Live pelo Instagram @29almasmaisuma, nos dias 03 e 10 de outubro, das 09h às 12h, com interação total entre os participantes. No dia será fornecido um link para download do material com os princípios básicos da fotografia em PDF

"O objetivo principal dessas oficinas é fornecer aos interessados as noções sobre o funcionamento do dispositivo fotográfico e o domínio de iluminação artística, mostrando como utilizar as funcionalidades das câmeras e celulares", conclui o fotógrafo.
-------
Com assessoria:
BoniPeixe Comunicação
--------------