sábado, 12 de setembro de 2020

CULTURA | Artistas de Teatro e Circo se organizam para a composição do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Rio Preto

A Secretaria de Cultura de Rio Preto (SP) deu início ao processo de composição do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Cada um dos 13 setoriais da Cultura deve realizar, até outubro, audiências públicas para eleger seus representantes para a primeira diretoria do CMPC.

⏩Por Clóvis Assis
12 set 20, às 21h55

EM REUNIÃO no dia 03 de agosto com os representes dos Grupos de Trabalho (GT) dos segmentos culturais (conforme já organizados pelo WhatsApp) a Secretaria Municipal de Cultura de Rio Preto (SP) definiu que cada um dos 13 setoriais da Cultura deve realizar, até outubro, audiências públicas e eleições virtuais para definirem seus representantes para o recém-criado Conselho Municipal de Políticas Culturais (CPMC).

O edital para indicação de representante da sociedade civil na composição do Conselho Municipal foi publicado no Diário Oficial do município no dia 26 de agosto de 2020. 

De acordo com os trâmites pré-estabelecidos, 
uma Comissão Organizadora eleita por cada seguimento cultural terá a tarefa de promover duas audiências públicas via Facebook para a eleição de seus representantes e suplentes ―cujos nomes serão oficializados na Conferência Municipal de Cultura 2020, programada para o dia 18 de outubro. 

Para tanto a Comissão Organizadora do seguimento Teatro/Circo, formada por Isaac Ruy, Alexandre Manchini Jr. e Tiago Mariusso (eleitos democraticamente em votação no GT CMPC Teatro/Circo) já estão trabalhando para atender as demandas que antecedem a realização das audiências públicas.

O trio, além de já ter disponibilizado uma página pública no Facebook (@gtteatroecirco2020), lançou um formulário via Google para ouvir os trabalhadores do setorial para a definição do protocolo de viabilização e realização das conferências públicas.



"Visando expandir de maneira democrática e transparente o processo de feitura do regulamento da eleição do representante e suplente da cadeira de Circo e Teatro no CMPC, a comissão de organização do GT Teatro/Circo elaborou um questionário online para mapear a preferência e opinião dos trabalhadores destes segmentos", comunicou Isaac Ruy

O formulário, lançado na última sexta-feira (11) pelo link forms.gle/questionario é direcionado exclusivamente aos artistas, técnicos e produtores das áreas de Teatro e Circo. O questionário estará disponível até o dia 16 de setembro de 2020.

Dentre as questões propostas no formulário a comissão organizadora quer saber sobre qual o formato ideal que atenda a todos, tais como: quem estará apto a se candidatar; os critérios de votação; quem estará apto a votar; além dos dias e horários para a realização do pleito, dentre outras propostas.

"A partir dos resultados obtidos pelo questionário, gráficos e medições serão gerados automaticamente e balizarão o formato e etapas deste processo eleitoral", explica Manchini Jr

"Havendo maioria simples a partir do número trabalhadores inscritos no grupo mais números (whatsapp, ou facebook), a pesquisa será adotada como válida", completa Mariusso

Portanto, a comissão organizadora chama a atenção para a participação de todos. "É imprescindível que todo trabalhador do seguimento Teatro e Circo de Rio Preto responda a este questionário", afirma a comissão. 

⏩LINK do formulário:
https://forms.gle/D2QAGS7m2wukAd4t9

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA 2020

A Conferência Municipal de Cultura de Rio Preto (SP) está programada para o dia 18 de outubro, a ser realizada das 14h ás 19h via aplicativo Zoom, com a participação de até 300 pessoas (limitação estipulada pelo próprio aplicativo de videoconferência).

Dentre os assuntos em pauta para ser debatido na Conferência Municipal consta a apresentação do resultado das Eleições setoriais com a apresentação dos nomes já eleitos pelos segmentos culturais organizados e que irão oficialmente compor a diretoria do Conselho Municipal de Cultura.

Na ocasião a Secretaria fará também o lançamento do Cadastro da Cultura - que é uma das exigências do Sistema Nacional de Cultura, do qual o Município faz parte.

Haverá ainda palestras informativas sobre os eixos principais relacionados ao Sistema Nacional de Cultura que debaterá sobre os temas relacionados a Cultura Cidadã e a Economia da Cultura.
----------------

⏩PARTICIPE: 
CLIQUE NO LINK ABAIXO DE ACORDO COM O SEU SETOR DE TRABALHO

- ARTES PLÁSTICAS / ARTES VISUAIS / DESIGN
www.facebook.com/groups/1495061857352992

- AUDIOVISUAL / MULTIMEIOS / CINEMA / ARTES INTEGRADAS
www.facebook.com/groups/656370561895180
- CULTURA DA POPULAÇÃO NEGRA E DA POPULAÇÃO INDÍGENA
www.facebook.com/groups/772084896939095
- CULTURA POPULAR / FOLCLORE / ARTESANATO
www.facebook.com/groups/232312108114301
- CULTURA URBANA / ARTE DE RUA / HIP HOP
www.facebook.com/groups/1210609379295586
- PRODUÇÃO / PROMOÇÃO CULTURAL / ECONOMIA CRIATIVA
www.facebook.com/groups/606688303333686
---------------------