sábado, 6 de outubro de 2018

CRÔNICA | "VOTAR É SER RESPONSÁVEL", declara a escritora rio-pretense Samira Camargo

Nesta semana a escritora e psicopedagoga Samira Aparecida de Camargo, autora do livro 'As 7 Marias', foi um dos destaques nas redes sociais pela crônica sobre a importância do cidadão brasileiro ao exercer o seu dever cívico nas Eleições/2018. 
➤VEM VER: Leia a íntegra de sua publicação:


➤ESPECIAL | Por Samira Camargo* 
    para:  A t o r e s  &  M í d i a s

NUNCA UMA ELEIÇÃO foi tão significativa para mim como esta. Já estou na terceira idade e já votei muitas vezes. Tenho que votar para o meu Brasil continuar este Berço Esplêndido. Um lugar bonito por natureza! Um paraíso onde não temos terremotos e nem maremotos.

Na nossa bandeira tem os dizeres que neste momento deve ser o mais importante para nós todos que iremos votar: ORDEM E PROGRESSO.


Nunca uma eleição foi tão decisiva para mim, como também acho que está sendo para os meus compatriotas. Nesta eleição preciso votar no que é melhor para a minha pátria.

Desde de muito pequena ouvia meus pais falarem: “Seu maior tesouro é o seu nome. Nunca suje-o.” Pais simples, que conseguiram estudar até o segundo ano escolar. Não leram muito, não cursaram universidade, mas em relação a conceitos morais e éticos eram como se tivessem feito doutorado.

Lembro com orgulho da “grande surra” que levei quando deixei minha irmãzinha trazer uma boneca da vizinha. Tive que devolver e ainda receber o castigo por ter desobedecido a minha mãe.

Com coragem e determinação meus pais trabalharam árduo para formar seus quatros filhos. Fui a primeira geração a ter diploma universitário. Meus pais sentiram grande emoção e cumprimento pelo dever cumprido para com eles, para com os filhos e para com a pátria amada.

No dia 7 de setembro, mamãe nos vestia com as melhores roupas para nos levar ao desfile que, para eles, era o momento de celebração das nossas conquistas como cidadãos brasileiros.
Confesso que fiz o mesmo com meus filhos.

O Tempo, senhor absoluto das nossas decisões, me oferece a oportunidade de votar para o presidente do Brasil, ainda neste ano de 2018.
Por incrível que possa parecer, é a primeira vez que sinto o tamanho da responsabilidade do meu voto.

Um voto que tem que abandonar os meus desejos pessoais. Um voto que tem que ser o melhor para todos os brasileiros.
Sempre fomos um país de pessoas gentis, amorosas e alegres.
Não podemos perder esta nossa marca registrada.

Somos sim um país que tem muito mais pessoas honestas do que desonestas.
Somos sim um povo trabalhador e criativo.
Somos sim um povo que tem ética e moral.
Somos sim um povo ordeiro e receptivo.
Somos sim uma nação sem divisão.
Somos sim uma nação capaz de ficar com seus filhos, sem que eles precisem sair para outros países para prosperar.

Só precisamos pensar um pouco nas palavras do nosso hino nacional: Gigante pela própria natureza… Brasil solo és mãe gentil… Pátria amada Brasil.
Somos todos brasileiros, não precisamos dividir esta nação tão rica e tão bela!
Vamos lembrar dos ensinamentos dos nossos pais: “sejam honestos e trabalhadores”.

E assim, refletindo como cidadã do mundo, mas em especial como brasileira vou votar para que a Ordem e o Progresso reinem em nossa pátria.
Vou pensar no Brasil, terra fértil para os nossos filhos, netos e demais descendentes como um país onde possam viver em paz e em harmonia.

Vou votar consciente em eleger uma pessoa que tenha um nome limpo, como diziam meus pais."

(Confira abaixo, o link oficial de publicação 
de Samira Camargo, no Facebook)




Samira Camargo com o troféu Nelson Seixas 2018,
pelo premiação da obra "As 7 Marias"
 (Foto: Reprodução/Facebook)

*Samira Aparecida de Camargo


...é escritora, professora psicopedagoga e autora de várias literaturas infantojuvenis. 

Recentemente lançou o livro "As 7 Marias" (Helvétia Edições), premiado em Genebra (Suíça) e reconhecido pelo Prêmio Nelson seixas 2018 (Rio Preto - SP). 

O livro tem a parceria da ilustradora e artista plástica Germana Zanetti.

------------------------------------------