quinta-feira, 18 de outubro de 2018

ESPECIAL | Cia Mungunzá celebra 10 anos com a Mostra de cinco produções no Teatro de Contêiner, sede da trupe em São Paulo

Para festejar, um dos grupos que mais movimentou a cena paulista nos últimos anos, reencena o sucesso ‘Luis Antonio - Gabriela’ e outras quatro peças do repertório na mostra comemorativa, que teve início na terça (16) e vai até 12 de dezembro no Teatro de Contêiner Mungunzá, no centro de São Paulo. Os ingressos são solidários: "cada um paga quanto puder”.
 
A trupe de artistas da Cia. Munguzá comemora 10 anos, como um dos grupos de teatro que mais movimentou a cena paulista nos últimos anos. (Foto: Divulgação). 

➤ Por Clóvis Assis        
A t o r e s  &  M í d i a s

EM UMA década de atuação a Cia. Mungunzá de Teatro já produziu cinco espetáculos, fundou seu QG no centro da cidade de São Paulo; venceu o prêmio APCA da crítica na categoria teatro; concorreu ao prêmio Shell de inovação, etc. e etc..., só pra destacar algumas de 'enes' conquistas da companhia que mais movimentou a cena teatral paulista nos últimos anos. 
Peça 'Epidemia Prata' é a primeira a ser
remontada e fica em cartaz até dia 26/10.
(Foto: Letícia Godoy/Divulgação)

Para festejar estes dez anos a trupe paulista (re)encena todas as cinco produções do repertório na mostra comemorativa que teve início na última terça-feira (16). 

As temporadas acontecem até 12 de dezembro no Teatro de Contêiner Mungunzáinaugurado pelo grupo  há um ano no bairro da Luz, centro 'degradado'de São Paulo (SP)

A companhia abriu a programação na terça-feira (16) encenando seu trabalho mais recente, 'Epidemia Prata', com
 sessões de terça a sexta, às 20h, até o dia 26 de outubro. 

Este espetáculo, apresentado pela primeira vez em maio deste ano, com texto dirigido por Georgette Fadel, fala sobre a miséria e o processo de brutalização do homem diante da pobreza, além de refletir sobre o endurecimento do ser humano e as dificuldades de comunicação nos dias atuais.

A inspiração para a montagem se deu a partir da própria vivência dos atores no entorno da sede da companhia (o Teatro de Contêiner)
inaugurada em março do ano passado em meio à 'cracolândia', povoada por usuários de droga colocados à margem da sociedade e das políticas públicas.
Cena de Luis Antonio Gabriela da Cia. Mungunzá (Foto: Bob Sousa/Divulgação)
DENTRE OS espetáculos da mostra, no entanto, destaca-se 'Luis Antonio – Gabriela', com direção de Nelson Baskerville. Biográfica, a trama narra a história do irmão do diretor, que desafiou a família e se revelou travesti. Pela primeira vez desde a estreia, o espetáculo será protagonizado por uma atriz transexual.

Montado em 2011, o espetáculo já teve mais de 400 apresentações e foi visto por cerca de 40 mil espectadores. A temporada acontece de 16 a 26 de novembro, às sextas, às 21h; e aos sábados, domingos e segundas, às 20h.

Encenado em um andaime com quatro torres 'Suspenso para uma Cidade em Queda', é uma das atrações da mostra. (Foto: Divulgação).

SERÁ APRESENTANDO também o premiado 'Poema Suspenso para uma Cidade em Queda' (2015), com direção de Luiz Fernando Marques. Encenado em um andaime com quatro torres, o espetáculo tem temporada entre 2 e 12 de novembro, com sessões de sexta a segunda, às 20h. 

PARA CRIANÇAS

A MOSTRA DE 10 ANOS segue com '
Porque a Criança Cozinha na Polenta' (2008), que será apresentado de 30 de novembro a 10 de dezembro; e o infantil 'Era uma Era' (2015), de 3 a 11 de novembro. Em todas as sessões, o valor do ingresso é definido pelo espectador, no esquema "pague quanto puder".
 
E no dia 17 de novembro haverá o lançamento do livro sobre os dez anos do grupo, 'Mungunzá: Obá! Produção Teatral em Zona de Fronteira…', assinado pelo pesquisador Alexandre Mate

Teatro de Contêiner Mungunzá, no centro de São Paulo (Foto: Divulgação)
TEATRO DE CONTÊINER

DESDE QUE foi inaugurado, em março de 2017, o Teatro de Contêiner Mungunzá já recebeu um público de cerca de 60 mil pessoas, 64 espetáculos de teatro adulto, mais de 10 peças infantis, além de dezenas de shows musicais, oficinas, dança, debates públicos, festas, lançamentos de livros e outras atividades culturais.

Montado em um terreno que estava abandonado na Luz, no centro histórico de São Paulo o centro cultural é a sede da Cia. Mungunzá de Teatro. O espaço, construído com 11 contêineres marítimos encaixados, foi vencedor do Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e indicado aos prêmios Shell, Governador do Estado de São Paulo e Aplauso Brasil pelo seu projeto arquitetônico, urbanístico e cultural inovador.

Conforme publicação da companhia no perfil do Instagram o Teatro  de Contêiner foi 
finalmente! legalizado, numa ação em parceria com a Prefeitura de São Paulo (Secretaria de Cultura e Secretaria de Habitação). 

“Momento de comemorar, pois, não é todo dia que a gente ganha do mercado imobiliário! Essa é uma vitória dos moradores (as) da região central de São Paulo, das crianças que fazem do Teatro de Contêiner um verdadeiro parque de lata e dos (as) artistas da nossa cidade/país”, comemorou a companhia. (veja abaixo o post na íntegra).  




Uma publicação compartilhada por Cia Mungunzá de Teatro (@ciamungunza) em

Para Marcos Felipe, um dos integrantes da Cia Mungunzá de Teatro, que administra o espaço, a abertura do Teatro de Contêiner Mungunzá levou um amadurecimento ao grupo e também criou uma relação mais afetiva com São Paulo. 

“Acabamos por apresentar apontamentos para uma política cultural nova, sem institucionalização. O nosso espaço se relaciona diretamente com a cidade e os moradores do Centro, seja por meio da arquitetura ou da operação que criamos sem divisões”, explicou o ator.

➤SERVIÇO  
CIA MUNGUNZÁ DE TEATRO – 10 ANOS

Mostra de cinco espetáculos
Até 10 de dezembro. 

Teatro de Contêiner Mungunzá
Rua dos Gusmões, 43 - Sta. Efigênia
São Paulo (SP) - Brasil
99 lugares.


➤INGRESSOS.:
Contribuição voluntária:
“pague quanto puder”.

➤INFO.:
(11) 97632-7852

➤MAIS+
Programação completa da mostra:

www.ciamungunza.com.br
www.facebook.com
email: ciamungunza@gmail.com


#teatrodeconteinermungunza #ciamungunza #ciamungunza10anos

-------------------------------------------------
MARCADORES |