quarta-feira, 9 de maio de 2018

ARTES | Momentos de Gratidão: autorretratos da aquarelista Edna Stradioto reverenciam a arte e a vida

A pintora e escritora Edna Carla Stradioto estreia a Exposição “Momentos de Gratidão”, na Estação República, do Metrô de São Paulo, nesta quinta-feira (10). A mostra é resultado de experiências da artista, que após um período em depressão, decidiu viajar para a Espanha e Fátima, em Portugal, onde foi agraciada com um milagre“.

Nebulosa: autorretrato de Edna Carla Stradioto | Técnica: mista, com base de aquarela com nanquin em papel Montval Torchoun rugoso. (Reprodução)
🎬 por Clóvis Assis        
A t o r e s  &  M í d i a s

ENTRE AQUARELAS e pincéis: logo nas telas se revelam autorretratos coloridos, carregados de sentimentos de gratidão. Após passar por uma crise de depressão, foi por meio da arte, da fé e da espiritualidade, que a vida da aquarelista Edna Carla Stradioto ganhou nova luz e se expandiu em momentos de reverência ao Criador.

Essa iluminada transição – de uma fase difícil a um momento de graça – é celebrada pela artista em cerc
a de onze aquarelas, que compõem a série Momentos de Gratidão – cuja Exposição será aberta nesta quinta-feira, 10 de maio, na Linha 3, Estação República do Metrô de São Paulo (SP).

A pintora e escritora foi selecionada pela curadoria de Rose de Paulo do programa A Linha da Culturaprojeto voltado para produções artístico-culturais realizadas no Metrô da Capital Paulista

A exposição ficará em cartaz até o dia 31 de maio, depois, em outro mês, seguirá para outra estação. 

Nesta mostra a artista plástica apresenta 11 telas em técnicas de aquarela com figuras representativas do ar, como pássaros, nuvens e o balão de ar quente que ilustram um capítulo de vitórias na vida da artista. 

É o seu autorretrato em cada uma das pinturas, que revelam sua fé, espiritualidade e a gratidão pela vida. É a celebração por um milagre alcançado, que a libertou de uma difícil fase de depressão. 
“Sinto no coração que fui agraciada por um milagre

“Eu sou muito espiritualizada e sempre me mantenho apegada à minha fé, mesmo nos momentos mais difíceis“, afirma Edna Stradioto. Contudo, ela reconhece a fase crítica de desalento que, invulnerável, por meses teve de enfrentar.

A depressão que lhe abatera teve inicio no final de 2016, após uma reviravolta em sua vida pessoal, quando atravessou momentos muito difíceis. “Caí em depressão. Deixei meus pincéis de lado e praticamente abandonei minhas pinturas, que eu tanto amo“.

Foi então que em 2017 algo inesperado aconteceu: “Fui agraciada por um milagre“. Em julho, sentiu no coração o desejo de fazer um curso de aquarela em Sevilha, na Espanha, com 
a renomada aquarelista italiana Agnes Cecile. 

Mas o que Edna não podia imaginar era que seu espírito lhe reservara dois destinos e um novo encontro  além daquele com sua professora de pintura: Ero (re)encontro consigo mesma.
Em Sevilha, Espanha: “Encontro com Agnes Cecile! Um sonho se tornou realidade... amanhã eu vou me juntar a ela para o workshop“, postou. (Reprodução: Instagram/2017)
Movida pela fé acabou seguindo ao destino, que considera muito especial e sagrado: Fátima, em Portugal – onde já esteve outras vezes. “Mas dessa vez foi diferente. Fui abençoada de alguma maneira que não sei bem explicar“, declara. 

Ela conta que em instantes a tristeza, a raiva, o rancor, a dor, a mágoa que sentia [por conta da depressão] desapareceram. “Ao chegar lá, me senti ungida por uma emoção indescritível. Eu sentia apenas uma profunda gratidão pela minha vida: por quem eu sou e por cada uma das experiências que eu havia passado“, rememora.

“Como num filme eu senti a perspectiva das pessoas que me magoaram. E era como se eu as entendesse perfeitamente. Eu chorava copiosamente e meu coração estava leve“, diz. “Eu sinto, em meu coração que fui agraciada com um milagre“, declara a artista, emocionada.


⏩Assista ao vídeo🔻
 

“Eu me sentia voraz por pintar

De volta ao Brasil, viva e cheia de graça, a alma inquietante da artista ansiava por se expressar, reverenciar a vida. “Eu me sentia voraz por pintar. Fui tomada por uma vontade imensa de externar o que eu sentia: gratidão“.

Então, agraciada por divina inspiração, em meio a aquarelas e pincéis, seus traços abstratos deram vida a dezenas de autorretratos carregados de sentimentos – originando assim, a catártica obra Momentos de Gratidão. 


Para a artista cada uma das aquarelas é especial em particular, mas intimamente conectadas umas com as outras. “As obras expressam aquele momento em Fátima, e por isso, é o meu rosto pintado em todas as aquarelas“.

Em conjunto, corresponde a autenticação da sua identidade: um espelho dos sentimentos intensos que marcaram sua nova perspectiva de vida. “É uma abstração da transição de uma fase difícil a um momento de graça e gratidão“, conclui a sensível artista, num gesto de reverência divina a vida, a arte e ao Criador. 


⏩Assista ao vídeo🔻
🔻EDNA STRADIOTO 

COM curta carreira – profissionalmente desde 2012, apenas –, a aquarelista paulistana conta que foi uma particular admiração por Monet que lhe nortearam os rumos à pintura. 
Desses encantos nasceu a indubitável motivação para retratar, sob as águas, as ruivas salpicadas de sardas, dando ares de sensualidade e extrema beleza feminina. 

A impetuosidade da grife Stradioto levou-a também a pintar beijos apaixonados, flores abstratas, gritos alarmantes, e o conjunto de sua obra demonstra sua predileção pelo estilo figurado. Essa aquarelista consegue transpor o comum e, por meio das águas, colorir papeis, dando formas que, no bom sentido, atormentam sua mente inquieta de raiz italiana, passando a ideia de que tudo é possível. 

“Os efeitos respingam no espectador tingindo sua retina e, como num passe de mágica, pinta seu coração, descreve. 

FORMADA em Letras pela Universidade Estadual Paulista – IBILCEEdna Stradioto é atualmente mestranda em Literatura e ilustração pela mesma universidade. Tem especialização em pintura e desenho pela University of Georgia, Estados Unidos

Realizou, no ano de 2017, um de seus maiores sonhos, um workshop com a renomada aquarelista italiana Agnes Cecile, a quem considera uma motivação particular na busca da transparência da cor e da originalidade do trabalho.

Suas exposições não somam mais que vinte eventos entre Brasil e Estados Unidos. Entretanto, em 2018 faz parte de um seleto grupo de artistas, em excursão por galerias europeias, sob a tutela da curadora Ângela Oliveira, e a partir de março, estará em galerias em Roma, Vienna, Amsterdam, Londres, Cascais e Genebra.


🎨 + MAIS:   

Facebook/ednacarlastradioto
Instagram/@estradioto
----------------------------------------