quarta-feira, 7 de agosto de 2019

ARTES | Jane Ferrari e Sandra Andaló protagonizam roda de conversa em torno da exposição 'Arte Estampada' no Espaço Cultural Iguatemi



A mostra 'Arte Estampada' da aquarelista Jane Ferrari reúne diversas mulheres engajadas no projeto: Sandra Andaló, Ana Karina Laprano, Maitane Mathias e Priscila Soler. (Foto: Divulgação)
Por Clóvis Assis       
A t o r e s & M i d i a s
➯07/08/2019, 10h50


Em cartaz no Espaço Cultural Iguatemi Rio Preto desde o dia 18 de julho a exposição 'Arte Estampada' da artista plástica, aquarelista e designer de superfície, Jane Ferrari, não só está atraindo o grande público como também promete envolvê-lo em torno de uma série de encontros e reflexões acerca da produção e criação artística. 

Rodas de conversas, bate-papos e palestras gratuitas sobre arte, cultura moda, estilo, estamparia e decoração de interiores fazem parte da programação, que segue até o dia 28 de agosto período em que a mostra permanece aberta a visitação pública gratuita— no Shopping Iguatemi São José do Rio Preto (SP). 

Pra começar, nesta quarta-feira (7) a curadora da exposição, Sandra Andaló —especialista em moda, consultoria de imagem e em análise de DNA de estilo e a artista Jane Ferrari promovem, das 16h às 21h, uma Roda de Conversa em torno do tema das obras concebidas especialmente para a instalação.

Já no sábado (10), das 16h às 18h, será a vez de Ana Karina Laprano arquiteta e urbanista, pós-graduada em Design de Interiores junto a Sandra Andaló receberem convidados e visitantes para um bate-papo sobre arte e cultura.

A mostra e os eventos extensivos à Coleção Arte Estampada fazem parte da nova temporada do Projeto Identidade, realizado pelo Núcleo de Economia Criativa da Acirp em parceria com o Shopping. 
A aquarelista Jane Ferrari assina a 'Coleção Arte Estampada', em cartaz no Espaço Cultural Iguatemi (Fotos: Divulgação/WGB)
'O conceito da exposição é expressar o valor da estamparia no cotidiano das pessoas', diz Jane Ferrari

A SÉRIE DE
trabalhos 'Arte Estampada' da aquarelista, arte educadora e designer de superfície, Jane Ferrari
reúne diversas mulheres em sua concepção e realização. 

Além dela, estão engajadas no projeto Sandra AndalóAna Karina Laprano, Maitane Mathias e Priscila Soler
Exposição 'Arte Estampada' tem a curadoria de Sandra Andaló
(Foto: Divulgação/WGB)
A INSTALAÇÃO de Jane Ferrari com curadoria assinada pela especialista em moda Sandra Andaló apresenta uma variedade de estampas abstratas, criações manuais e digitais exclusivas para o mercado têxtil e de decoração. 

"O público poderá apreciar na exposição uma vitrine com lenços, pashminas, almofadas, roupas, luminárias, objetos de decoração, além de telas e aquarelas em papel arroz", conta a curadora.

Nas peças da mostra a artista plástica resgata a estamparia manual utilizada nos primeiros tecidos criados pelo homem, como linho e algodão (vegetais) e lã e seda (animais). As técnicas de estamparia do Batik (sudoeste da Ásia) e da madeira gravada (Itália) são as principais inspirações para as criações. 

“O conceito da exposição é expressar o valor da estamparia no cotidiano das pessoas, seu uso, suas características estéticas, seus aspectos históricos e culturais através dos tempos”, destaca a aquarelista. 
Jane Ferrari, Sandra Andaló, Ana Karina Laprano, Maitane Mathias e Priscila Soler: parceria na exposição 'Arte estampada' no Espaço Cultural Iguatemi Rio Preto
(Foto: Divulgação)

Exposição é inspirada no designer de moda italiano Emílio Pucci

JANE FERRARI conta que as obras concebidas para a 'Coleção Arte Estampada' foram livremente inspiradas pelo trabalho do designer de moda italiano Emílio Pucci (1914-1992). "Ele é considerado o príncipe das estampas", elogia a artista.

Para compor o conjunto da obra desta nova exposição ela idealizou peças com estampas abstratas coloridas e geométricas, aplicadas a mão em tecidos de puro algodão e linho. 

As roupas utilizadas para a mostra, por exemplo, fazem parte da coleção Geometric da estilista Maitane Mathias, criadora da Mai Tropical, que trabalha com 100% de matéria-prima natural e biodegradável. 

"Já as echarpes, lenços e pashminas em linho e puro algodão são da marca Recorte e Retalho, de Ana Karina Laprano e Sandra Andaló", diz a artista.

O planejamento e a ambientação da mostra no Espaço Cultural Iguatemi foram organizados pela arquiteta e urbanista Priscila Soler

"Priscila transformou o local em uma vitrine dinâmica e funcional para a realização da mostra, utilizando móveis de madeira de demolição da empresa Madeira Pura", completou Ferrari.

Projeto Identidade

O PROJETO Identidade
promove exposições no Espaço Cultural Iguatemi, valorizando artistas locais e democratizando o acesso à arte, por meio da parceria com o Núcleo de Economia Criativa da Acirp
Associação Comercial e Empresarial de Rio Pretoe o Shopping Iguatemi São José do Rio Preto (SP). 

Dedicado à arte e à cultura, o local foi inaugurado junto com o shopping, em 2014, com objetivo de aproximar artistas e obras de arte do público da região. O espaço fica no Piso Superior do shopping e a visitação às exposições é gratuita e aberta ao público diariamente, de acordo com os horários de funcionamento do empreendimento.

 SERVIÇO: 
Exposição Arte estampada
Projeto Identidade 
Artista: Jane Ferrari | Curadoria: Sandra Andaló

De 18 de julho a 28 de agosto
Espaço Cultural Iguatemi 
Shopping Iguatemi São José do Rio Preto (SP)

⏩Horários: 
Seg. a Sáb., das 10h às 22h, 
Domingos e feriados, das 14h às 20h➯Visitação gratuita 

⏩Bate-papo: 
Quarta-feira (7), das 16h às 21h
Sábado (10), das 16h às 18h
➯Aberto ao público

Com informações de:
WGB Comunicação - Rio Preto (SP)
João Vítor Barros - joao@wgb.digital

------------------------------------------