sexta-feira, 23 de agosto de 2019

ESPECIAL | 'A arte é minha vida', declara o fotógrafo Valter Arantes, que celebrou 50 anos com o espetáculo 'Flamenco Show' em MT

O níver do ―agora cinquentão― Valter Arantes não podia ser comemorado de outra maneira, senão ao palco. Em festa de gala, com co-produção do make up Vando Rodrigues, o fotógrafo mato-grossense brindou a data na noite de ontem (quinta, 22) em Rondonópolis (MT), com show da Raies Flamenco, de São Paulo (SP).

Cercado por artistas, Valter Arantes comemora 50 anos
 ao palco do Ideias Buffet em Rondonópolis, MT.
(Foto: Reprodução/Instagram)
➧ Por Clóvis Assis       
A t o r e s & M i d i a s
➯23/08/2019, 21h40

EM FESTA DE GALA, o multimídia Valter Arantes celebrou 50 anos na noite de ontem (quinta-feira, 22/08) no Espaço Ideias Buffet, em Rondonópolis (MT). Cercado por pessoas especiais, o evento foi abrilhantado pela companhia de dança Raies Flamenco de São Paulo (SP). 

Ser protagonista, seja na arte, seja na vida, não é fácil. Com carisma e garra de estreante, mas com a experiência de veterano, o renomado fotógrafo mato-grossense chega à meia-idade cheio de fôlego, energia e vigor. E com a mesma capacidade de reinventar-se a cada nova década, sem se apegar aos anos que passaram. 

E, é claro que Arantes famoso em todo o Mato Grosso por suas artes fotográficas; 'ousado' artista multimídia; colunista do Jornal A Tribuna MT; produtor cultural, e agora homem político jamais deixaria seus 50's passar em branco.

Afinal, celebrar intensamente os momentos da vida, e eternizá-los por meio das lentes fotográficas, é com ele mesmo. Ah!, e não basta fazer um brinde apenas com "comes e bebes". Para ele, se no evento faltar alguma forma de expressão artística, a festa não está completa!

Portanto, tendo como cúmplice o make up Vando Rodriguesseu parceiro profissional e fiel escudeiro desde os anos 80 Arantes celebrou seu aniversário oferecendo ao grande público um megashow de dança internacional.

Para tanto, na noite desta quinta-feira, (22), a dupla promoveu a apresentação do espetáculo 'Flamenco Show', que foi encenado às
 21h no auditório Espaço Ideias Buffet, em Rondonópolis (MT).

"Neste espetáculo a plateia fez uma viagem por meio da dança Flamenca, que encanta todo o mundo", declarou Vando Rodriguesco-produtor do evento e famoso maquiador entre as celebridades brasileiras.

CONFIRA: FOTOS DO SHOW
Reprodução/Instagram: @valter_arantes




Uma publicação compartilhada por Valter Arantes (@valter_arantes) em

Duas horas antes do espetáculo, portanto, Valter Arantes recepcionou, pessoalmente, cada um dos convidados, que lotaram o auditório da tradicional casa de eventos da cidade. Às 20h o anfitrião ofereceu um brinde especial a todos em confraternização ao seu níver. 

Amigos, familiares, parceiros, artistas, jornalistas, empresários, colaboradores, políticos, admiradores, seguidores de suas redes sociais, enfim, personas VIPs da alta roda e da elite cultural mato-grossense foram prestigiá-lo na noite de gala.

⏩CLIQUE NO POST ABAIXO:
E CONFIRA FOTOS EXCLUSIVAS

Reprodução/Instagram: @valter_arantes



Uma publicação compartilhada por Valter Arantes (@valter_arantes) em

E, claro, todos também foram ver de perto o show de Raies Dança Teatro uma das mais renomadas escolas e companhias de dança Flamenca de São Paulo (SP), influente no Brasil há mais de 20 anos, que já fez turnê pelo mundo, e que pela primeira vez se apresentou em Rondonópolis (MT). 

"O público rondonopolitano teve a oportunidade de apreciar ao vivo uma das mais populares manifestações culturais da Espanha sem precisar sair do Brasil", declarou Vando Rodrigues, por telefone, ao blog Atores & Mídias.

Valter Arantes (Foto: Reprodução/Instagram)
'A arte é minha vida', diz o fotógrafo multimídia

O NÍVER do agora cinquentão fotógrafo Valter Arantes não podia ser comemorado de outra maneira, senão em forma de expressão artística. E, claro, ao palco, com uma megaprodução de dança espanhola.

Assim como tentar conceituar a cultura Flamenca um universo habitado por ciganos, músicos, e acima de tudo, por dançarinos, cheios de beleza e bravata―, tentar definir Valter Arantes aos 50, a apenas a um aspecto, é como limitar a sua existência. 

Pelos movimentos da dança, os bailarinos encarnam a paixão jovem e selvagem inerente ao mundo musical do flamenco. Em trajes deslumbrantes estes artistas ao palco exalam um glamour corajoso, o classicismo inato, e um carisma único.

CLIQUE ABAIXO | ASSISTA AOS: 
MELHORES MOMENTOS DE 'FLAMENCO SHOW'
Reprodução/Instagram: @valter_arantes


Uma publicação compartilhada por Valter Arantes (@valter_arantes) em

Este encanto surreal da dança Flamenca conhecida por "mostrar a alma", com suas cores, sons e fúria, se funde com a vida real do Homem Valter Arantes e também do ser artista que é, de corpo e alma. 

Arantes traz no espírito a paixão pela arte e, na matéria, a energia que o movimenta pela vida. Suas virtudes, caráter e personalidade, alicerçados em seus 50 anos de existência, são frutos de uma fusão de culturas. 

A essência de sua alma (permita-me à licença poética neste parágrafo) é constituída de abstratas expressões artísticas: uma composição musical, um bailado, uma pintura, uma obra literária, frames de uma fotografia em movimento... 

Sim, é como se toda a arte se movesse dentro dele, e em incessante ebulição. 
"A arte é minha vida", define-se.
Valter Arantes (Foto: Reprodução/Instagram)
A meia-idade é uma oportunidade para se reinventar 

VALTER ARANTES, com 33 anos de carreira profissional, chega à meia-idade escrevendo sua trajetória e reinventando sua história, pois completar 50 anos não significa apenas que viveu meio século e que a vida já se foi ou que está tarde demais para realizar sonhos. Pelo contrário, para ele "é hora de aproveitar e fazer muito mais". 

Mas, um olhar para o futuro exige não apenas ter sonhos e planejar. A constatação mais evidente, nos dias atuais, é de que a meia-idade se torna um momento oportuno para reflexões na busca de significados para a continuidade de uma vida plena.

E a difícil atitude de desenvolver um olhar interior que busque sintonizar intuições, sonhos, incertezas, virtudes, fragilidades, também parecem ser alguns dos obstáculos enfrentados por Valter com a chegada dos 50.

<Continue a ler depois da publicidade>

No início deste mês Valter desabafou: "Caros amigos , dei um tempo em minha vida , pois tinham coisas mau (sic) resolvidas , mau (sic) divididas, mau (sic) assumidas, mau vivida (sic). Agora entendo que para ter sucesso vou ter que dizer não mesmo querendo dizer sim! (sic)", escreveu ele no Instagram.

A jornalista americana Gail Sheehy, autora do livro 'As novas passagens masculinas', explica que “a principal tarefa da meia-idade é desistir de todos os provedores de segurança imaginados, e ficar nu diante do mundo, como ensaio para assumir a plena autoridade de si mesmo.”

Recentemente o fotógrafo declarou, em sua rede social, ter atravessado por momentos que ele não teria suportado por não estar "maduro o bastante". 

"Tudo que pedi pra (sic) Deus ele me atendeu, nem todas eu suportei , talvez porque pedi em momento errado ou não tivesse maduro o bastante para compreender (...)", confessou Arantes, em post publicado em 3 de agosto no Instagram
Valter Arantes (Foto: Reprodução/Facebook)
'Segue a vida', diz Valter

ENTRETANTO, quem conhece Valter Arantes na intimidade ―ou mesmo de "ouvir falar", por meio da imprensa e das mídias, ou por segui-lo nas redes sociais―, têm a certeza de que os próximos capítulos de sua vida serão tão intensos, inusitados, surpreendentes, e até polêmicos (ops, quem pensa que não?) quanto os últimos 49 anos. 

As quatro décadas vividas por Valter até aqui já rendem um bom livro com muitos capítulos (de sucesso, de alegrias, de dores, de amores, de incertezas...). Ou seja, histórias suficientes para publicar um primeiro volume de sua autobiografia e eu, confesso, fico tentado a arriscar a escrever sua 'biografia-não-autorizada'.

"Nasci em 1969, o ano em que o homem pisou na Lua", conta ele. "Sou fotógrafo desde que me entendo por gente. Quantas histórias registradas, quantos amigos e famílias conquistadas, quantas bençãos recebidas nestes 50 anos (...)", assim o aniversariante resumiu sua trajetória, em convite que viralizou na internet. 

A cada ano que passa Arantes se torna mais intenso, mais sábio, mais criativo e também mais complexo. Mas ao mesmo tempo mais simples, entendendo mais da vida, de sentir a energia e a afetividade das pessoas. 

Pela capacidade de se reinventar, ele busca na vida a leveza, a plenitude ―e a excelêncianão só em tudo que realiza, mas principalmente pelo grande amigo, artista, político, pelo exímio fotógrafo e pelo grande Homem que é, e que, sabemos, continuará sendo pelos próximos 50 anos. 

"Segue a vida", ensina ele aos seguidores, em mensagem destacada em sua 'bio', no Instagram.  

Seja ao palco, ou na vida, Valter Arantes sempre será Protagonista de sua própria existência, pois ele tem ainda mais 50 anos de histórias pra contar!


'Sou fotógrafo desde que me entendo por gente'

VALTER BARBOSA ARANTES nasceu em 1969 na cidade de Cáceres (MT). Com cinco anos de idade mudou-se com a mãe e seus seis irmãos para Rondonópolis, a 214 km de Cuiabá, capital do Mato Grosso

Desde a primeira infância já tinha fascínio pelos retratos das décadas de 60 e 70 (à época, ainda em preto e branco). Com sensibilidade aguçada identificava nas fotos as mais diversas formas de manifestações artísticas. 

Autodidata, o menino precoce passava horas tentando desvendar os processos de criação da fotografia. Logo deduziu que a produção de uma foto envolvia "uma ideia, um roteiro, cenário, luz, maquiagem, figurino, além da direção de poses e da cena, até o tratamento..."

Para ele o retrato emoldurado é como uma pintura. "Fotografia é uma obra prima composta de múltiplas artes", declarou-me Valter em 1989, quando o entrevistei pela primeira vez em seu estúdio na Rua Rio Branco.

<Continue a ler depois da publicidade>
CLIQUE NO LINK: FACEBOOK/SUCOSDAQUIRIOPRETO
Clique no Anúncio, Curta e Compartilhe:
Facebook/SucosDaquiSãoJosédoRioPreto
Inquieto, paralelo ao exercício profissional de fotógrafo, Valter foi se aventurando ao exercício de artista, dedicando-se ao teatro, às artes plásticas, à literatura, à direção de video-clipes, exposições, direção de espetáculos, criação de figurinos, além da produção de megafestas temáticas de casamento, debutantes, aniversários, etc.

Ao longo destes 33 anos de carreira apoiou, realizou e/ou produziu peças com atores globais, shows internacionais (dentre esses o da cantora  italiana Mafalda Minozzi), concursos de misses, desfiles-show, além de ter revelado artistas e top models ao mercado internacional e nacional.

Nas artes literárias publicou dois livros e está terminando o terceiro. Há exatos 16 anos, quando Rondonópolis completava 50 anos de emancipação política, Arantes editou seu primeiro livro de fotografias, "Rondonópolis, uma Estrela de Cinco Décadas"em homenagem à cidade. 

Sua segunda obra, "Maria Sete Volta(s)", lançada em 2007, contou com a participação das atrizes Milena Toscano, Totia Meireles, Silvia Pfeifer, Vanessa Machado, Babi XavierFlávia Monteiro e Lady Francisco, que foram fotografadas por Valter em sessão exclusiva no Hotel Glória (Rio de Janeiro). E, em breve será a vez de publicar seu terceiro livro: "Rosa Bororo"

ASSISTA AO MAKING OF: 
BASTIDORES DE 'MARIA SETE VOLTA' 


-------------------------------------------
"Talvez Valter Arantes nem se aperceba.
Acostumado a contemplar a poesia da vida –por meio de suas lentes mágicas –, ele jamais imaginaria que, quem sempre esteve ao foco, à luz, é em verdade (pasme): Ele mesmo!
Foi essa a sensação que tive ao escrever esta crônica sobre ele. Pensei bem. Puxei a essência de sua alma em minhas lembranças, e sem muito esforço encontrei em minhas memórias o sempre amigo, admirado desde a adolescência.
Ele, já reconhecido fotógrafo, assim o conheci na década de 80. Fez meus primeiros retratos artísticos e registrou todas as fases de minha vida. E de minha família. E também das famílias rondonopolitanas. 
E isso ainda não é tudo.
Passei a admira-lo, e então a chama-lo de amigo. De irmão. E na cumplicidade dessa amizade realizamos muitos sonhos: pessoais e profissionais.
Foram muitos abraços e mãos estendidas; muitos risos e eventuais choros; algumas desinteligências; muitas realizações profissionais; e sobretudo real identificação acerca de nossa própria existência.

Porem a vida as vezes nos distancia... Apenas em breves, por breves momentos. Acredito.
E assim de longe continuo a observa-lo (pela internet) e continuo a admira-lo, atraído pela sua Luz, como que disparada em flashes pelo gatilho de sua câmera fotográfica.
Lança ele assim, seu olhar sobre o mundo. E então segue documentando a nossa história, registrando em cada trabalho seu a vida de cada um de nós. Entretanto, como se não bastasse, Arantes interfere, sim, no ideal coletivo da comunidade.
Sua opinião assertiva acerca da sociedade leva sempre algum de nós à reflexão. E faz a diferença ao dedicar parte de seu talento ao serviço voluntário.
E também como homem político. Ele se ocupa em auxilio ao próximo ao mesmo tempo em que torna-se um ícone de nossas raízes culturais...
De Rondonópolis (MT) para o mundo...Sensível por sua arte, e político por sua própria natureza... Eis aí Valter Arantes!"  
(por Clóvis Assis, publicado originalmente em 2016, no Facebook)
----------------------------------------------


------------------------------------------