quarta-feira, 18 de abril de 2018

TEATRO | Com o pé na estrada, Cia. Fábrica de Sonhos completa 20 anos levando sua arte mundo afora

A trupe rio-pretense, dirigida por Guido Caratori e Drica Sanches, completa duas décadas, e comemora na estrada com o Circuito Fábrica de Sonhos de Teatro. Na próximterça-feira (24) a companhia chega a Bauru (SP) com a peça ’Circo Lando – O Maior Espetáculo da Terra’.
Cena de’Circo Lando – O Maior Espetáculo da Terra’. (Foto: Divulgação)
🎬 por Clóvis Assis     
A t o r e s  &  M í d i a s

JÁ DIZIA a canção: “todo artista tem de ir aonde o povo está; se for assim, então será...“ E é assim, com o pé na estrada, que a trupe da Cia. Fábrica de Sonhos, de Rio Preto (SP), segue trilhando o caminho, levando sua arte e sonhos por esse mundo afora...

A companhia rio-pretense, dirigida por Guido Caratori e Drica Sanches, completa vinte anos de caminhada em 20
18, e comemora na estrada com o Circuito Fábrica de Sonhos de Teatro, levando espetáculos e atividades formativas gratuitos a doze cidades do interior paulista – que habitualmente não recebem programação artística. 

na próximterça-feira (24) a trupe está chegando a cidade de Bauru (SP), onde vai abrir seu baú de sonhos e armar o palco de ’Circo Lando – O Maior Espetáculo da Terra’, que será encenado ás 14h, no Teatro Municipal.

O Circuito é uma realização da Cia. Fábrica de Sonhos e do Governo do Estado de São Paulo – projeto aprovado junto ao Proac Icms, que conta com o patrocínio das Lojas Tanger, Tonin Superatacado, Poty Cia. de Bebidas e R.A. Embalagens. 
Cena de ’Memórias de um Sargento de Milícias’. (Foto: Divulgação)
A primeira etapa desta temporada do Circuito Fábrica de Sonhos de Teatro começou em novembro de 2017, com sessões do espetáculo Memórias de um Sargento de Milícias, nas cidades de Cedral, Lins, Cosmorama, Novo Horizonte, Nova Granada e Potirendaba.

Já a programação da segunda etapa, que começou em março de 
2018, inclui apresentações gratuitas do espetáculo ’Circo Lando – O Maior Espetáculo da Terra’ em Ribeirão Preto, Franca, Bauru, Marília, Araras e Mogi Guaçu

Nas cidades também são realizadas atividades formativas, oficinas de técnicas circenses, estimulando de forma pedagógica a pesquisa da linguagem cênica e da dramaturgia no número circense.

 A atriz Drica Sanches comemora ao lado do elenco, em post de agradecimentos no Facebook (Foto: Reprodução)
A atriz e diretora da Fábrica, Drica Sanches, explica que a Cia. escolheu se apresentar tanto em cidades com até 20 mil habitantes – com menor acesso democrático ao teatro – como também em cidades com porte mais relevante. 

"O Circuito Fábrica de Sonhos de Teatro é uma forma de celebrar os 20 anos do grupo, completados em 2018", comemora Drica.
Cia. Fábrica de Sonhos na estrada.
(Foto: Reprodução)
 
BRAVO, BRAVO, BRAVOOOO!

E é assim, como na música 'Nos Bailes da Vida', de Milton Nascimento, que a Cia Fábrica de Sonhos segue trilhando a estrada e contando sua história de 20 anos. 

“...fazer arte é buscar o caminho; Para cantar, nada é longe, tudo é tão bom: até a estrada de terra na boleia de caminhão...”, diz a canção!

A vida dos artistas pode ser bem dura, principalmente na sua fase inicial, de quase anonimato. Aconteceu com muitos daqueles que, anos mais tarde, pela qualidade e perseverança das suas obras, se tornaram estrelas maiores. 

Nos Bailes da Vida, composta por 
Nascimento para o álbum Caçador de Mim (1981), é uma honesta, assombrosa e edificante homenagem a todos os artistas que vão à luta, sempre firmes em relação à sua arte, enfrentando muito chão, muita terra e muito pó pelos caminhos do mundo. 

Portanto, para a Fábrica e sutrupe de sonhos, sobreviver da arte nestas duas décadas de estrada é como viver a própria canção: “todo artista tem de ir aonde o povo está; se for assim, então será...“ 

Uma obra-prima! Assim podemos definir a trajetória dos 20 anos da Cia. Fábrica de Sonhos, por todo o seu repertório de produções teatrais. 
BRAVO, BRAVO, BRAVOOOO!
No palco do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, em Rio Preto, no sábado (14), após o espetáculo ’A Fantástica Fábula de João e Maria’ (Foto: Reprodução)
Fábrica de Sonhos abre Núcleo de Pesquisa, Zona de  Criação

Guido Caratori e Drica Sanches
(Foto: Reprodução)
Chegando a 20 anos de (r)existência Cia. Fábrica de Sonhos desenvolve, desde 1998, diversas ações artísticas por todo o país, além da montagem de espetáculos (ao todo, 11 no repertório), organização de grandes festivais e atividades formativas.

Em 2018, como segunda ação destes 20 anos, a Cia. criou um Núcleo de Pesquisa, visando o aprimoramento dos artistas, tanto dos já estabelecidos no grupo, bem como abrir espaço para novos artistas rio-pretenses.

O Núcleo dirigido pelo Diretor Artístico Guido Caratori objetiva desenvolver uma nova vivência de pesquisa teatral, ao longo de dois semestres. A ação é voltada para Artistas profissionais e em formação e tem como foco a construção de um núcleo de pesquisa continuada. 

Num primeiro momento, a intenção é a de trabalhar a partir de Beckett [Samuel Beckett (1906-1989), dramaturgo e escritor irlandês], tendo o autor como ponto de partida e fundamentação da pesquisa do núcleo, explica o diretor.


🎬+ SERVIÇO 
CIRCUITO FÁBRICA DE SONHOS DE TEATRO
Programa de Ação Cultural (ProAc ICMS)
do Estado de São Paulo
🎬+Info: 

------------------------
➧EDITADO POR:

CLÓVIS ASSIS | ATORES & MÍDIAS
Sobre Pessoas, Artes & Meios.
➧Clóvis Assis: Ator, Jornalista e Redator


PUBLICADO EM:
18 de abril de 2018, ás 23h09