sexta-feira, 27 de abril de 2018

TEATRO | 'Terra Abaixo, Rio Acima' abre nova temporada do Território Cênico, na Swift

Com dramaturgia de Graziela Delalibera e Fagner Rodrigues a Cia. Cênica apresenta espetáculo do gênero Teatro Musical Brasileiro - Teatro de Rua Itinerante, baseado no realismo mágico e inspirado em histórias reais, neste domingo (29), no complexo da Swift, Rio Preto-SP.

“Terra abaixo, Rio acima”, da Cia. Cênica.(Foto: Divulgação/Marcelo Melo)
🎬Clóvis Assis | da Redação
A t o r e s  &  M í d i a s

NO FIM dos anos 1970, a cidade de Rubineia, a 220 quilômetros de Rio Preto (SP), foi tomada pelas águas por conta da construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, no rio Paraná. Casas, terras, pessoas, memórias, tudo se perdeu por água abaixo.

E fo
i baseado no drama real de moradores desta pequena comunidade submersa que Graziela Delalibera e Fagner Rodrigues (que também assina a direção) conceberam a dramaturgia de "Terra Abaixo, Rio Acima", espetáculo da Cia. Cênica, que será encenado neste domingo (29), às 16h, na área externa do complexo da Swift, em Rio Preto (SP). 

A apresentação gratuita abrirá a programação do Projeto Território Cênico – que tem o apoio do ProAC - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura. O espetáculo é do g
ênero Teatro Musical Brasileiro; Teatro de Rua Itinerante e livre para todos os públicos.
“Terra abaixo, Rio acima” (Foto: Divulgação/Marcelo Melo)
TERRA ABAIXO, RIO ACIMA

A construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira (SP), cujas obras foram concluídas em 1978, é cercada de muitas histórias e personagens, como a submersão da cidade de Rubinéia, a velha barrageira, o exército da força divina e a revolta do “arranca capim”, entre outras. 

Entre as histórias captadas na submersão da Cidade personagens foram estudados, misturados e reinventados. Um dos personagens foi inspirado em Aparecido Galdino Jacintho, retratado no documentário “O Profeta das Águas”, de Leopoldo Nunes.


⏩Assista ao vídeo🔻
Assim, quando o progresso chega a uma pequena comunidade, tudo é inundado, submerso. Em um dia daqueles, em que o rio vira mar, os moradores e suas histórias fantásticas decidem emergir em busca de algo que se perdeu. 

Tais histórias e personagens foram estudadas, misturadas, reinventadas de tal modo que a realidade mais crua tirou seus pés do chão e o imaginário criou profundas raízes no cotidiano.

“É um espetáculo que tem um cunho político muito forte, pois diz respeito a algo que ocorre em todo o País: o direito sobre a terra na mão de poucos“, declarou ao Diário a atriz Simone Moerdaui, que divide a cena com Cássia Helano, Clara Tremura, Diego Guirado, Fabiano Amigucci, Glauco Garcia e Márcia Morelli.

Criada em 2007, a Cia. Cênica de Rio Preto (SP) é um grupo de repertório, que realiza pesquisas e ações culturais a partir de quatro eixos: o popular, não apenas como linguagem, mas como meios de produção e difusão cultural; a dramaturgia autoral; a música enquanto elemento dramatúrgico e a ocupação de ruas e espaços não convencionais. 

O Território Cênico constitui um destes eixos, com o intuito de contribuir para a formação de artistas, a produção de espetáculos. As principais ações da Cia. são: Núcleo de Formação Cênica; Atividades formativas voltadas a artistas e novos artistas; Apresentações e eventos artístico-culturais; Cessão de espaço para ensaios de outros artistas, grupos e coletivos.

O que norteia as pesquisas do grupo é, essencialmente, a proposição de um teatro democrático, formador e transformador, destinado a um público o mais diverso possível, não necessariamente habituado ao teatro. “Nossas reflexões e experiências neste sentido fizeram emergir a ideia do “popular” não unicamente como indicação de temática, linguagem ou estética“. 

A partir destas propostas é que a 
Cia. Cênica concebe seus projetos. Este espetáculo itinerante Terra Abaixo, Rio Acima, foi concebido a convite do Festival Literário Paulista (2016), realizado em Iguape (SP), estreando em 11 de junho de 2016.

🔻Post: link original Facebook/Cia Cênica


TERRITÓRIO CÊNICO

A primeira edição do projeto 
Território Cênico aconteceu em 2016, contemplado pelo Edital de Chamada Pública 15/2015 da Lei de Fomento Nelson Seixas / Lei Cultura para Todos. O projeto ofereceu gratuitamente à população rio-pretense nove oficinas em diferentes áreas artístico-culturais e três serestas Se essa rua fosse minha.

Durante 2017, sem apoio financeiro institucional, a Cênica prosseguiu com o projeto, promovendo apresentações artísticas, cedendo espaço para ensaios, recebendo atividades formativas e implantando o Núcleo de Formação Cênica.  
Paralelamente ao Núcleo seguiram acontecendo, na Sede Cênica, Oficinas Permanentes de Dança Expressiva e Ballet Clássico

Durante este período o Território Cênico foi mantido pelas ações de integrantes da Cia., pelos coletivos parceiros e participantes das atividades formativas, que contribuíram conforme suas possibilidades, em espécie ou com materiais de limpeza e higiene, para a manutenção do espaço.

Em 2018, premiado pelo Edital de Apoio a Projetos de Território das Artes (Espaços Independentes) do ProAC, Secretaria da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, o projeto prossegue então com suas práticas e manutenção da Sede Cênica, oferecendo 07 atividades de formação, 13 de difusão e 05 de intercâmbio por meio das ações Arte de Quinta, Balaio de Prosa, Ninho: Fomento e Intercâmbio e Workshops.


🎭+SERVIÇO
TERRITÓRIO CÊNICO | Cia. Cênica
"Terra 
Abaixo, Rio Acima"
Domingo (29), às 16h
Complexo da Swift
São José do Rio Preto (SP)
Grátis. Livre para todos os públicos

🎭+MAIS
www.ciacenica.com.br
Facebook/cia.cenica